Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

domingo, 20 de julho de 2008

Êxtase




Êxtase um estado de espírito, ou um estado de modificação da consciência, onde têm-se a sensação de estar noutra dimensão paralela à realidade circundante. Sensação de estar flutuando, ao invés de caminhar, não sentimos os pés tocando no solo, apesar de estarmos fisicamente em contacto.
Esse estado está intimamente relacionado com o prazer, em especial, o prazer obtido através do amor expresso através do sexo, embora esta não seja a única forma de alcançá-lo , por exemplo, um jogador que tem verdadeira "paixão" por volley, quando participa de um jogo bem disputado em que realiza grandes feitos, alcança o estado de êxtase.

A definição encontrada para a palavra é" êxtase: s. m. 1. Psicol. Estado de alma em que os sentidos se desprendem das coisas materiais, absorvendo-se no elevo e contemplação interior".

Segundo algumas correntes de pensamentos o espírito daquele que está em êxtase, na realidade, "penetra no mundo superior, desconhecido, mundo dos espíritos etéreos , com os quais entra em comunicação, sem que, todavia, lhe seja lícito ultrapassar certos limites, porque, se os transpusesse, totalmente se partiriam os laços que o prendem ao corpo. Cerca-o então resplendente e desusado fulgor, inebriam-no harmonias que na Terra se desconhecem, indefinível bem-estar o invade: goza antecipadamente da beatitude celeste e bem se pode dizer que pousa um pé no limiar da eternidade. e sente toda a felicidade que neles existe, onde lhe nasce o desejo de lá permanecer. No estado de êxtase, o aniquilamento do corpo é quase completo. Fica-lhe somente, pode-se dizer, a vida orgânica. Sente-se que a alma se lhe acha presa unicamente por um fio, que mais um pequenino esforço quebraria sem remissão. Nesse estado, desaparecem todos os pensamentos terrestres, cedendo lugar ao sentimento apurado, que constitui a essência mesma do nosso ser imaterial" (compilada de um site na Internet, não foi possível identificá-lo).

Tudo o que a pessoa "vê" quando está em êxtase é real para ele, porém pode acontecer de expressar ao seu modo, de acordo com a influência das idéias terrenas, uma linguagem moldada pelos preconceitos e idéias que estão incutidas dentro de si, a fim de ser melhor compreendido, o que pode levar a cometer erros ou enganar-se frequentemente, sobretudo, quando pretende penetrar no que deve continuar a ser mistério para o homem, por não ter ainda o espírito desenvolvido e preparado nesse sentido, pois há mais excitação do que verdadeira lucidez, ou, melhor, muitas vezes a exaltação lhes prejudica a lucidez. Daí o serem, frequentemente, suas revelações um misto de verdades e erros, de coisas grandiosas e coisas absurdas, até ridículas, podendo tornar-se um joguete de espíritos inferiores que aproveitam de sua exaltação para fasciná-lo. Para evitar isso devemos julgar tudo friamente, pesando as revelações na balança da razão

Este estado é procurado por muitos através de substâncias químicas, nomeadamente, drogas ilícitas, entre as quais, existe uma que recebe o nome de ecstasy/êxtase:
é 3,4- metilenodioximetanfetamina, ou MDMA. A estrutura química e os efeitos do MDMA são similares aos das anfetaminas.
Atenção o estado que estas substâncias induzem é um pseudo estado de êxtase, aumentam a performance a custa de causarem dependência psíquica e consequências nefastas para o organismo, nomeadamente para o aparelho cardio-pulmonar, podendo inclusive levar à morte, por paragem cardíaca, sem contar que gera amnésia para o ocorrido sob o efeito de tal substância, quando cessa seu efeito.

Nenhum comentário: