Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Amor e liberdade



A frase "sou livre quando sou capaz de amar sem nada exigir" mostra que quer o amor, quer a liberdade não é tão simples assim de ser conseguido.
A dificuldade reside justamente nesse "amor incondicional" aquele que é dado sem que seja imposta condições, porque muitas vezes há condições que estão implícitas. Por exemplo quando o ser amado se ausenta, surgem as saudades, ao expressá-las, talvez inconscientemente, a mensagem enviada seja uma cobrança desse afastamento, como se a mensagem fosse: "porque demora?, porque não manda notícias?", contudo, talvez, também possa ser uma mensagem inconsciente de controle do ser amado, como se perguntasse: " tens outra pessoa e por isso não ligas mais para mim? Não gostas mais de mim? ou ainda pode ser uma forma de demonstrar a carência que está sentindo nesse momento de afastamento ao mesmo tempo, ainda que indiretamente, esteja forçando o ser amado a dar-lhe atenção. Neste exemplo estaria demonstrado a grande dificuldade de amar de forma incondicional que conduz a liberdade, para tornar verdadeira a frase inicial.
A forma de superar essas "mensagens inconscientes de cobranças" é seguindo alguns princípios, porque não chamar "regras de ouro", muitas vezes repetidas, porém sem realmente serem refletidas no seu real significado ou postas em prática:
1- Quem ama confia, se confia não há cobranças a fazer e muito menos ciúmes ou inseguranças a ter.
2- Quanto mais se dá, mais se recebe. A oração de São Francisco de Assis tem um parágrafo que diz "...consolar que ser consolado, perdoar que ser perdoado, compreender que ser compreendido compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado..."
3- Todo o ser humano precisa de um tempo para si mesmo e de ter o seu espaço próprio que ninguém tem o direito de ocupar sem a devida autorização
4-Quando houver alguma suspeita ou dúvida, esta deve ser de imediato esclarecida, quanto mais tempo demorar para ser clarificada, mais a mente ganha espaço para construir "filmes" que levam a falsas certezas e se antes não havia motivos, com a desconfiança passa a transformar as falsas certezas do início em verdadeiras.
5- Colocar-se no lugar do outro leva sempre ao entendimento e a compreensão necessária para não cobrar ou sufocar o outro, muito menos gerar ansiedades ou frustrações com o nosso agir egoísta.

Nenhum comentário: