Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Amor... Um Arco-Iris no Horizonte


O amor de uma forma geral, em especial aquele que ocorre entre almas gêmeas, faz despontar um arco-íris(*) no horizonte dando vida e beleza à própria vida.
Em muitas situações esse arco-íris opera uma transformação radical na realidade existente, despertando o que de melhor existe no ser humano e isso reflete-se em todos os níveis, no dia a dia das actividades, ações, decisões e no próprio relacionamento com os outros, a criatividade é estimulada, projetos são desenvolvidos, levando a que o ser atinja níveis superiores de desenvolvimento intelectual, espiritual, emocional, psíquico e social.
Noutras situações esse arco-íris acaba ofuscando a realidade, gerando momentaneamente a ilusão de que a realidade a volta é bela e colorida tal qual as cores do arco-íris, despertando igualmente o que de melhor existe no ser humano, mas essa ilusão, embora muito intensa e por momentos, curtos, bem reais, desaparece quando "baixa a poeira"da emoção, do êxtase, do furacão que o amor despertou, dando lugar a que a razão mostre a realidade como ela é negra, triste, uma existência apagada, que só adquiriu cor e brilho enquanto esteve sob o manto mágico do amor. Porém essa ilusão criada pelo arco-íris pode ser uma seta apontando o caminho a percorrer, como se fosse uma "bola de cristal" mostrando um futuro alternativo, possível de ser alcançado, bastando muitas das vezes apenas uma mudança de atitude ou postura perante essa realidade e a vontade de ser melhor. Se a realidade não é como aquela vislumbrada pelo prisma do amor que gerou o arco-íris, há que tentar, tentar não, quem tenta não realiza, há que mudar, se não puder ser colorida, por condicionantes variados, pelo menos adquira um brilho diferente que a torne mais viva, mostrando que o amor não foi em vão, que deixou marcas visíveis, que operou mudanças e transformações, que o amor faz toda a diferença na vida de uma pessoa.
(*) Arco-íris=arco-celeste, arco-da-aliança ==> daí a associação ao amor
"O Arco-Íris é a ponte entre o real e o imaginário...O Arco-Íris é como uma ponte gigantesca que liga a Terra ao Céu ou como um enorme portão que se abre para o infinito. Representa, por um lado, a magia de um momento tão efémero como a sua própria visibilidade; por outro lado, representa o inacessível, pois, tal como o Povo diz, a construção do Arco-Íris é um projecto maravilhoso, deveras desejado, mas inatingível"- retirado do site " a magia do arco-íris"
A descrição do fenômeno pela wikipédia=> A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva. A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta o sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de cerca de 40°–42°, independente do tamanho da gota. Desde que a água das gotas de chuva é dispersiva, a grau que a luz solar retorna depende do comprimento de onda e da frequencia, principalmente. A luz azul retorna em um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido a reflexão interna total da luz na gota de chuva, a luz vermelha aparece mais alta no céu, e forma a cor mais externa do arco-íris.
Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, indigo.

Nenhum comentário: