Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Catarse


Catarse é o expurgar das perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através de uma explosão emocional . Ajuda o indivíduo a obter controle emocional e a enfrentar os problemas da vida.
Segundo Aristóteles catarse é a "purificação da alma".
Caminhar a beira mar, sozinho, praia deserta, num dia quente, com o céu cinzento cortado por raios de sol, é ótimo para que a catarse aconteça, para isso é necessário que a mente e os pensamentos "voem" livremente, sem interferência da razão, logo começam a surgir cenas como se um filme fosse projetado, daquilo que nos perturba, tira a nossa paz de espírito, nos fere ou magoa, das nossas angústia, medos e receios, das nossas culpas e erros, dúvidas ou interrogações, dos conflitos internos que fomos acumulando, sem que nos apercebêssemos.
A cada cena surge um conjunto de reações, sensações, que por vezes, levam a que as lágrimas rolem por nossa face, como que lavando a sujidade que vai na alma, por vezes levam a que nossos passos se tornem acelerados, como se quiséssemos fugir de nós mesmos; Outras vezes fazem eclodir o grito que estava preso na garganta. Em consequência, sentímo-nos renovados, como se tivéssemos uma "alma nova", e conseguimos equacionar os problemas que outrora nos afetavam, abrindo espaço para encontrar a solução ou para direcionar o nosso agir diante do problema equacionado, utilizando, então, a razão.
Se as pessoas de vez em quando fizessem uma depuração, uma limpeza profunda nas respectivas "casas interiores", "varrendo" todo o "lixo" acumulado, haveria menos transtornos mentais, principalmente de ordem afetiva, como é o caso da depressão, haveria menos necessidade de utilizar drogas, como os psicofármacos que vão causando danos na função cerebral ao longo do tempo . Haveria mais felicidade, serenidade e a paz no mundo não seria uma utopia.

Nenhum comentário: