Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Viver ...Um esporte radical!



Viver é um esporte radical , constantemente o sistema nervoso autônomo simpático é estimulado a libertar adrenalina, através dos obstáculos e situações que vão surgindo desde a concepção/fecundação, passando pelo nascimento..."Nem nasci, e já estou trabalhando... Meu nome é... Hummm... ainda não tenho nome...Mas de qualquer forma, eu vou guiá-lo nessa "viagem" que se chama Vida: tudo começou com uma “corrida” dos espermatozóides do papai, o vencedor uniu-se então ao óvulo da mamãe e sofreu várias divisões, implantou-se no útero da mamãe e aí começou o meu desenvolvimento até atingir a maturação necessária, cerca de 40 semanas... Quando começa a minha viagem para o mundo exterior, sou comprimido no fundo da cavidade pélvica, debaixo de arcos formados por ossos, músculos espessos e ligamentos de sustentação.É uma viagem misteriosa, mágica, original, surpreendente e cheia de surpresas. Atravesso uma barreira de diferentes tipos de estimulação sensorial. Aqui estou eu, depois de passar neste túnel escuro e estreito , onde tive que me encolher todo, mas com a ajuda da mamãe que muito sofreu ....agora posso “pular fora” pois estou vendo duas mãos acolhedoras, (não sei se são de um médico de uma enfermeira ou de um bombeiro), para me segurarem" (trecho retirado do Poster: Natal: Renovação da vida).
São várias "maratonas" que o ser humano participa: a 1ª é o nascimento, a 2ª "maratona" é a do desenvolvimento: comer, falar, gatinhar para explorar o mundo em busca de conquistas, andar, controlar os esfincteres. até aqui não havia preocupações, porém inicia-se a 3ª "maratona"que é a do estudo, começam as preocupações, onde se completa com a 4ª "maratona", adolescência, onde a adrenalina "corre solta": Rebeldia, dúvidas, inquietações, mudanças do corpo, descoberta do prazer, namoro, esporte, despertar para o sexo, planejamento do futuro (escolha da faculdade, da profissão e metas a alcançar, vida a dois). A 5ª "maratona" é a da vida adulta (término da faculdade, primeiro emprego, casamento,carreira profissional, compra da casa, filhos, saída dos filhos de casa, netos) .
A 6ª "maratona", a da 3ª idade (reforma, doenças, diminuição das capacidades adquiridas durante as "maratonas" anteriores, solidão, falta de perspectivas para o futuro, espera pelo crepúsculo da vida)
7ª "maratona, a derradeira, o crepúsculo da vida e a passagem para uma nova dimensão.
Cada "maratona" apresenta características próprias, a forma como são vividas influenciará o percurso e a trajetória até ao crepúsculo:
*Uns serão os protagonistas, outros serão os espectadores no espetáculo que se chama vida.
*Uns serão aplaudidos, outros aplaudirão.
*Uns brilham e iluminam, outros são iluminados pelo brilho daqueles.
*Uns guiam, outros serão guiados.
*Uns viverão o amor em toda a sua plenitude, outros trocarão o amor pelo prazer fugaz do momento.
*Uns irão ao encontro da Luz Divina outros andarão de "mãos dadas" com as trevas.
*Uns serão espíritos livres, outros serão prisioneiros de si mesmo.
*Uns marcarão a diferença pelos feito alcançados, pelo bem que praticaram, deixando lágrimas de saudades quando partirem, outros deixarão suspiro de alívio ao partirem, pelo mal que praticaram.

Nenhum comentário: