Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Universitário um ser humano diferenciado?



O "canudo"obtido após cursar uma faculdade nem sempre confere um "status" de pessoa diferenciada. Durante os anos na faculdade, o recém-saído da adolescência, agora universitário, passa a pertencer a um dos grandes grupos:


* "Marrões" que só visam a nota, sem se preocupar em aprender, apenas em "decorar" para os exames, são brilhantes enquanto alunos (em termos de nota), mas nem sempre o são enquanto profissional;

* "Ratinhos de biblioteca" ou "ratinhos de laboratório" que se preocupam em aprender, obter conhecimento, em detrimento da nota que possam tirar nos exames, são os tidos pouco brilhantes (em termos de nota) enquanto alunos, mas que muitas vezes são brilhantes profissionais;
* "Medíocres" que têm pouca expressão enquanto alunos por não terem maior capacidade e/ou por terem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo e, consequentemente, serão profissionais igualmente medíocres;
* "Farristas"enquanto alunos são pouco brilhantes e como profissionais muitas vezes também o são ou nem chegam a ser profissionais por não concluírem o curso ou porque enveredam por maus caminhos que não têm retorno.
Em relação a este 4º grupo, recentemente surgiu uma reportagem sobre a morte de uma universitária de 20 anos, da faculdade de direito, em São Paulo, que ocorreu a bordo de um cruzeiro de universitários, neste cruzeiro "rola" excesso de consumo de álcool, consumo de droga e excessos em relação a sexo, como na reportagem dizia "não há limites". Uma notícia chocante! Mas muito reveladora do comportamento da juventude nos tempos que correm e que nos leva a questionar:
*Que profissionais serão, no futuro, os jovens que apresentam esse tipo de comportamento sem limites morais, se auto destruindo pelo consumo abusivo do álcool, das drogas?
* Que tipo de famílias irão constituir?
* Que formação darão aos seus filhos?
* Para onde caminha a Humanidade? Seguirá o mesmo caminho que outras civilizações tomaram, ou seja, rumo a sua destruição ou extinção?
Esta visão é preocupante...porque mostra um futuro tenebroso, envolvido pelas trevas, caso a juventude não modifique esse comportamento amoral, ou mesmo imoral, fruto da ausência de princípios ou valores humanos: morais, éticos e religiosos.

Nenhum comentário: