Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Finitude do mundo

Circula na Internet uma mensagem que aponta para a data do fim do mundo em 2012, mensagem esta que apresenta argumentos eloquentes, supostamente documentados e demonstrando ser credível, porém questionável:
Quem é que pode afirmar com precisão que algo terminará com data marcada se não for o autor desse algo?
Será que o criador do Universo segredou no ouvido de alguém e este alguém não conseguiu guardar o segredo e "bateu com a língua nos dentes" espalhando o segredo aos 4 cantos do mundo?
Quando aproximou-se a passagem do século e do milénio (1999-2000) também houve especulação a cerca do fim do mundo e que chegaria exatamente com a viragem do milénio e nada ocorreu. Será que isso seja ditado por aquilo que o povo diz que supostamente teria sido dito por Deus "Ide mundo que de 2000 não passarás" e nessas expectativas vão formulando datas durante o ano de 2000, então se for assim isto só deveria acontecer em 2999, não passando para 3000.
Será que os cientistas com o avanço tecnológico existente já conseguem com precisão determinar que as catástrofes da natureza (tufões, abalos sísmicos, tempestades, queda de neve) que vêm ocorrendo por todo mundo e em lugares que nunca existiram, sejam o prenúncio do fim do planeta Terra?
Se for assim então como ficam as previsões do efeito estufa que se fariam sentir de forma acentuada daqui a cerca de 50 anos, falharam? porque alguns escritos dizem que aproxima-se uma nova era do gelo. Então, em que ficamos o mundo termina em brasa ou em gelo? ao longo do tempo ouviu-se dizer que o fim do mundo seria pelo fogo, mas se vem uma nova era do gelo, inclusive que a terra deixará de girar devido à interferência do campo magnético provocada por um cometa que se aproxima e que isso fará com que haja uma inversão da da rotação da terra ocasionado a inversão da polaridade, tudo isso está um pouco, para não dizer, muito confuso.
Contudo, foi divulgado recentemente que existe uma estufa gigantesca que abriga todas as espécimes de árvores e plantas que existem no planeta, lembrando a outrora, Arca de Noé, só que ao invés de guardar um casal de cada espécie do reino animal, guarda as espécies do reino vegetal, se os cientistas não estivessem pensando no fim, pelo menos de parte do planeta, não estariam se acautelando e preservando as espécies para repor a vegetação. Mas assim o planeta teria somente o reino vegetal, ou os cientistas também estão recolhendo e congelando embriões das espécies animais, incluindo o Homem, daí as experiências genéticas, inclusive dos clones? como é mais ou menos retratado no filme "a Ilha"?
Muito dos argumentos que apontam para o fim do mundo para breve, baseiam-se na interpretação de profecias (do Lat. prophetia= acção de predizer, prever o futuro, vaticínio) como as da civilização Maia:
No mês de Julho de 2006, telescópios e supercomputadores revelaram que o nosso Sistema Solar se encontra no cruzamento entre duas galáxias e se alinhará com o centro da Via Láctea em 2012 - quando receberá o fluxo máximo de energia das formações de plasma luminoso por onde transita actualmente. Esse acontecimento cósmico, jamais sonhado pelos astrônomos contemporâneos, foi calculado pelos antigos astrônomos do Egipto e da América Central, de que se destacava o povo Maia.
Com base em suas observações os Maias previram que a partir da data inicial de sua civilização, desde o 4° Ahua, 8° Cumku, isso é 3.113 a.C., totalizará 5.125 anos no futuro, ou seja ao ano de 2012 d.C., quando o sol ao receber um forte raio sincronizado proveniente do centro da galáxia, mudará sua polaridade e produzirá uma gigantesca labareda radiante. Coincidência ou não, o facto é que nossos astrónomos verificam grande actividade na superfície solar nos últimos anos, podendo intensificar-se extraordinariamente no ano 2012.http://www.novaera-alvorecer.net/as_7_profecias_maias.htm


Outra profecia que anuncia o fim do mundo para próximo é a profecia de São Malaquias:
São Malaquias teria tido uma visão durante uma viagem a Roma por volta de 1139 a respeito dos 112 papas que assumiriam o comando da Igreja antes do Julgamento Final, quando, segundo a Bíblia, Deus separará os bons dos maus.
O actual papa Bento XVI, de acordo com a profecia, constitui o penúltimo papa, é o número 111 da lista e é descrito no texto como sendo "gloria olivae — a glória da oliveira", . Em que sentido o actual papa será "a glória da oliveira"? Como o ramo de oliveira é melhor conhecido símbolo da paz, presumivelmente a glória da oliveira é a paz. Assim, a frase sugere que o actual papa será um homem comprometido com a promoção da paz.
O próximo papa será o de número 112 dessa lista e é descrito no texto como sendo o "Pedro o Romano". O último papa na lista das profecias papais de Malaquias é dado não por um mote, mas por um nome que não pode ser ambíguo, "Petrus Romanus — Pedro o Romano". O nome é seguido de uma breve descrição de seu pontificado que vai até o julgamento final e a destruição da Terra. "Na perseguição final da Igreja Católica reinará Pedro, o Romano, que alimentará seu rebanho em meio a muitas tribulações, depois das quais (Roma ) a cidade das sete colinas será então destruída e um terrível juiz julgará o povo. Fim."
Contudo, convém lembrar que "aonde há fumaça há fogo", esse burburinho que se faz sentir, algum significado deve ter, mas só os tempos dirão e aqueles que cá estiverem para contar, que conte, porque o fim do mundo, ou melhor da existência terrena nesta dimensão que conhecemos, chega trazido pelo crepúsculo da vida. Quando a ciência puder prever a data exata do fim de um planeta, também poderia prever a data do crepúsculo da vida.

6 comentários:

Pedro disse...

Olá Céu!

Li este seu artigo e assumo que gostei da ironia com que “caricaturou” essa mensagem que veicula na net respeitante ao fim do mundo. Gostei da “caricatura” porque foi assim que interpretei parte do seu texto. A verdade é que muita da informação que veicula na internet (excluindo o exagero da publicidade, claro está), é, e passo a expressão, “lixo”. Ou se preferir, é desinformação. Ou, analisando a mesma, diria que o excesso de mensagens, ultrapassa o objectivo favorável da informação, tornando esta redundante ao ponto de haver deturpação da informação, e, atingido este nível de comunicação, ninguém sabe o que é verdade ou falso.
Tal como a Céu alega, e bem, devemos ser críticos ao ponto de ponderar o que deve ser aceitável.
Por exemplo, e a título de defesa do não fim do mundo em 2012: para quem acredita na ideologia do misticismo, o ano de 2012 é dos poucos anos da década de 10 (deste século, obviamente) que é sorteado com uma data capicua (21-02-2012). A título de curiosidade, e para quem não saiba, uma data capicua, é uma data cuja ordem dos algarismos podem ser lidos da esquerda para a direita e vice-versa, não alterando em nada a simetria da data; há quem defenda que os nativos nascidos sob estas datas, são dotados de sorte. Portanto, e segundo a ideologia mística, não me parece “estético” vaticinar o final do mundo para o ano que de certa forma está “protegido” ou “referenciado”!
Contudo, e abordando uma opinião mais científica e próxima da realidade, devemos ponderar o facto de que, se os índices de poluição continuarem a aumentar, 2012 tal como os anos consecutivos, não será famoso e nesta perspectiva sim, o "fim do mundo" estará "promovido", não creio que pela destruição, mas pelo agravamento da deterioração.

Beijinhos!

Pedro Ascenso

Céu disse...

Obrigada Pedro pelo seu comentário!Não sei se seria uma ironia, apenas não quis estar de fora dessa "corrida especulativa", acho que foi mais uma tentativa de entender como surge as notícias ou a informação, ou melhor o que está por detrás de informações dos vaticínios/professias. Recordar o que é uma capicua e o misticismo em torno da data capicua, veio fortalecer as correntes do cepticismo ou da crítica em relação ao ano referido como sendo o fim do mundo.
Quanto ao "lixo" que circula, depende do referencial, por exemplo, as pessoas ao lerem os post deste blog podem dizer que é "lixo" por não ter consistência e nem valor literário, mas para mim não é assim, portanto como tudo na vida, depende do referencial de quem lê e de quem escreve.
Um abraço

Pedro disse...

Olá Céu!

Apenas para corrigir o que escrevi sobre o termo «lixo»: quando referi esta palavra, referia-me a todo o documento e qualquer documento usado e manipulado pelos cybernautas ou outros. Não me referia a blogs. Referia-me sim, a título de exemplo, as fotomontagens.
Contudo, e tomando nota da sua chamada de atenção, sinto-me no dever de pedir desculpas pela palavra «lixo», susceptível de ferir sensibilidades alheias a quem leia este seu blog.
Assim sendo, “retiro” o termo (e a respectiva frase em que se encontra inserido) do comentário publicado, pedindo desculpas, uma vez que a internet é um canal de comunicação lícito e de livre expressão.

Obrigado.

Pedro Ascenso

Céu disse...

Obrigada Pedro pelo seu comentário e por sua ponderação em relação ao termo empregue, embora penso que não fosse necessário pedir desculpas,mas foi boa a sua atitude, o que me levou a refletir que talvez eu não devesse ter feito alusão ao comentário, mas é que de repente, numa fração de segundos (e porque o momento interior estivesse um pouco desestruturado) fiz uma análise crítica severa do que eu tenho escrito e levantei a hipótese de que as pessoas pudessem achar o mesmo em relação a este blog, isto é um "lixo", daí ter feito o comentário. Peço desculpas, talvez se fosse noutra altura eu não teria sinalizado dessa forma.
Um abraço

Pedro disse...

Olá Céu (mais uma vez) : ) !

Agora penso que é a minha vez de defender o “seu património” virtual. Quando expõe a hipótese do que pensam eventualmente os outros leitores sobre os seus artigos, (eventualmente opinando no murmúrio dos pensamentos num sentido ainda que pejorativo), então devo afirmar-me como leitor assíduo (ou quase assíduo) do mesmo, assumindo o prazer que a leitura dos seus textos me proporcionam, abarcando um vasto leque de temáticas, umas alienadas das outras, e outras de contextos similares. Além disso, o ”carimbo” do VejaBLog é “certificado” de interessante (pelo menos assim o interpreto).
Resumindo e concluindo: Por mim, deve continuar a publicar os seus artigos, que é com todo o gosto que os vou lendo! Como sempre… PARABÉNS!

Pedro Ascenso

Céu disse...

Obrigada Pedro, todos os comentários chegam em boa hora, mas ese em especial chegou no momento certo, não sabe como estava precisando de um alento...
Obrigada por ser um leitor assíduo deste blog, e espero poder contar com a sua leitura, obrigada também porque faz comentários, o que escrevo passa a ter algum valor se for lido, refletido e devolvido sob a forma de comentário, mas também sob a forma de crítica e aproveto para pedir que sempre que surgir um post que contenha algo que lhe desagrade, ou que contenha erros que o diga,seja aqui ou por mail, combinado? porque só corrigimos os erros e crescemos ou aprendemos com eles se soubermos de sua existência
Um abraço