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Amor & Emoção x Razão


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Linguagem... a complexidade por trás das palavras!

A linguagem escrita é muito complexa, porém de uma beleza fascinante se bem elaborada ou melhor se a gramática for aplicada adequada e corretamente, embora, muitas vezes possa sair do padrão e ainda bem, porque é o que marca a diferença entre os escritores, tornando-os únicos e célebres. Diferente da linguagem oral onde as palavras são levadas pelo vento e muitas vezes por um lado, os lábios transmitem o contrário daquilo que ocorre no pensamento ou o que o coração sente no momento, por outro lado, em dadas circunstâncias, as palavras saiem com mais velocidade do que gostaríamos ou tivéssemos tempo de refletir e uma vez ditas, as palavras não podem ser apagadas, como podemos fazer, se errarmos, quando estamos escrevendo.
A linguagem surgiu e se manteve ao longo da evolução porque constitui um meio de comunicação eficaz, sobretudo para conceitos abstratos. Ela nos auxilia a estruturar o mundo em conceitos e a reduzir a complexidade das estruturas abstratas a fim de apreendê-las: é a propriedade de "compreensão cognitiva".

Os Centros Cerebrais da Linguagem, no hemisfério esquerdo, comportam estruturas que processam as palavras e as frases, assim como estruturas que asseguram a mediação entre os elementos do léxico e a gramática. As estruturas neuronais que representam os conceitos são repartidas entre os hemisfério direito e esquerdo, em numerosas regiões sensoriais e motoras. A zona das palavras pensadas corresponde às áreas de Broca e de Wernicke.

COMPONENTES DE UMA LINGUAGEM ARTICULADA
FONEMAS - Elementos sonoros cujo encadeamento em uma ordem determinada forma os morfemas.
MORFEMAS - Unidades lingüísticas mínimas que têm um sentido ou cuja combinação forma as palavras (nas linguagens gestuais, os equivalentes dos morfemas são os signos visuais-motores).
SINTAXE (OU GRAMÁTICA) - Arranjo de palavras em frases segundo uma ordem que obedece regras precisas.
LÉXICO - Conjunto de palavras de uma língua. Cada elemento do léxico indica os morfemas e a sintaxe da palavra correspondente, mas não fornece seu sentido.
SEMÂNTICA - Sentido correspondente a cada elemento do léxico e a cada frase possível.PROSÓDIA - Entonação vocal suscetível de modificar o sentido literal das palavras e frases.
DISCURSO - Seqüência de frases que forma uma narração.

A gramática é um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas pelo falante. Quando o falante se desvia do padrão para alcançar uma maior expressividade, ocorrem as figuras de linguagem, estas podem ser:
1- Figuras de Palavras (semântica)
As principais figuras de Palavras são:
*Alegoria =>Sucessão de metáforas e/ou comparações através das quais realidades abstractas são concretizadas. Por meio desta figura, uma realidade abstracta, e por isso de mais difícil apreensão, é substituída por, ou comparada com, uma realidade mais concreta e, portanto, mais compreensível é uma figura de estilo com uma dimensão textual invulgarmente extensa; por vezes abrange a totalidade de uma obra literária: é o que acontece, por exemplo, no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente a passagem da vida terrena à vida depois da morte é alegoricamente representada pela passagem de um rio, para a qual estão disponíveis duas barcas, a barca do paraíso e a barca do inferno. As almas são metaforicamente representadas por passageiros; o interrogatório a que são submetidas representa o julgamento das almas subsequente à morte; o destino de cada uma das barcas prefigura a salvação ou a condenação eternas. Embarcar numa ou noutra depende do comportamento das almas na vida terrena, e esse comportamento determina, portanto, o destino das almas depois da morte

*Antífrase (pensamento) =>consiste em se utilizarem termos contrários para expressar a idéia que desejamos. Por exemplo: Chegou cedo, seu fulano! — para alguém que chegou atrasado. Bonito, hein! — para alguém que cometeu um ato questionável ou disparatado. Coisinha linda! — para referir-se a algo ou alguém muito feio.

*Antítese (pensamento) =>consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Aproximação de palavras com significados opostos. Duas ideias antagónicas são aproximadas. “Os jardins têm vida e morte.” Tanto de meu estado me acho incerto, Que em vivo ardor tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio; O mundo todo abarco e nada aperto. Camões (uma série de três antíteses: ardor/frio;choro/rio; mundo todo/nada) *Antonomásia ou perífrase (pensamento)=> consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade, É a figura que consiste em exprimir por várias palavras aquilo que se diria em poucas ou em uma palavra. Torna-se, portanto, uma referência indireta. O país do futebol acredita em seus filhos." (a expressão país do futebol expressa o termo Brasil) astro rei (Sol) última flor do Lácio (língua portuguesa) Cidade-Luz (Paris) Rainha da Borborema (Campina Grande) Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro).: “...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)

*Apóstrofe (pensamento)=> consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada) na invocação de pessoas ausentes, coisas ou ideias: “Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus!”; Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal. (Fernando Pessoa) "Liberdade, Liberdade, Abre as asas sobre nós, Das lutas, na tempestade, Dá que ouçamos tua voz..." (Osório Duque Estrada)

*Catacrese=> é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão, por esquecimento, ignorância do seu étimo ou por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado. Ex: O pé da mesa estava quebrado; embarcar num avião, enterrar a agulha no dedo

*Comparação por símile =>É a comparação entre dois elementos de universos diferentes.Ex: Meu pai é bravo como um leão; Aquela mulher tem a voz suave como a de um pássaro.

*Comparação simples=> É a comparação entre dois elementos de um mesmo universo. EX: Esse carro é tão veloz como aquele avião

*Disfemismo (pensamento) => uso de palavras ou expressões de carácter rude, repugnante, desagradável, agressivo ou horrível. O disfemismo, contrariamente ao eufemismo que suaviza e atenua o que é considerado obsceno ou de mau gosto, visa ferir determinados tabus de ordem religiosa, moral e social. Morrer: "comer capim pela raiz", "vestir o paletó de madeira", "ir para a terra dos pés-juntos", "bater as botas"; Urinar: "tirar água do joelho", "mudar a água às azeitonas", etc.

*Eufemismo (pensamento)=> Figura de retórica que procede à substituição de uma expressão rude ou desagradável por uma outra que amenize o discurso, embora sem alterar o sentido, em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Ex: "ir para outro mundo" ou “Tirar Inês ao mundo determina” (Camões, Os Lusíadas, III, 123) em vez de "morrer; Crepúsculo da vida (morte) Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu); Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

*Gradação(pensamento) =>Consiste em dispor um conjunto de ideias por ordem crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax). EX: “Um coração chagado de desejos. Latejando, batendo, restrugindo.”; "[O Amor] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Paulo de Tarso na Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 13, versículo 7); “Toma Inácio o livro nas mãos, lê-o, a princípio com dissabor, pouco depois sem fastio, ultimamente com gosto e dali por diante com fome, com cuidado, com desengano, com devoção, com lágrimas (...)”. (P. António Vieira) *Hipérbole (pensamento) =>trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática; Consiste numa expressão exagerada da realidade. Ex: "Rios te correrão dos olhos, se chorares!" (Olavo Bilac); Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

*Hipálage =>Consiste em atribuir uma característica de uma pessoa a uma coisa que com ela se relaciona. Ex: Ex: (...) e a Mãe Vilaça, abriu-lhe uns grandes braços amigos cheia de exclamações.(Eça de Queirós); ou atribuição, a um nome, de uma qualidade que logicamente pertence a outro nome da mesma frase. Ex.: "Fumando um pensativo cigarro", ou "Todos os dias de jejum come um peixe austero". (Eça de Queirós)

*Ironia (Pensamento)=> apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. è a afirmação de algo diferente do que se deseja comunicar, geralmente o contrário, na qual o emissor deixa transparecer a contrariedade por meio do contexto do discurso, ou através da alguma diferenciação editorial, ou entoativa ou gestual“A ironia é uma forma elegante de ser mau.” (Berilo Neves).Ex:“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”; Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor! (Mário de Andrade)

*Metáfora=> consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido; Associação de semelhança implícita entre dois elementos. De facto, e tendo como base o significado etimológico do termo, o processo levado a cabo para a formação da metáfora implica necessariamente um desvio do sentido literal da palavra para o seu sentido livre. Ex:“Meu pensamento é um rio subterrâneo.”; Aquela mulher é uma baleia”.

*Metalepse =>Figura de estilo que toma o antecedente pelo consequente, e vice-versa, ou seja, quando queremos dar a entender uma coisa por outra que a precede no discurso. Ex: "o suor do teu rosto" no lugar de "teu esforço"; "em sinal de respeito a teus cabelos brancos" em lugar de: "tua idade" ou "tua velhice".

*Metonímia ou Sinédoque =>como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Ex: “Não tinha teto em que se abrigasse”. (teto em lugar de casa); Consiste em atribuir a uma coisa o nome de outra com base numa relação de contiguidade. O autor pela obra (“comprou um Van Gogh por um milhão de dólares).O continente pelo conteúdo (“bebeu um copo”); O local de fabrico pelo produto (bebemos um porto); O material de que é feito pelo objecto (“gosta de cristais”). O efeito pela causa (“respeitem os meus cabelos brancos”); O físico pelo moral (“ele é uma boa cabeça”); O sinal pelo significado (a cruz e a espada engrandeceram Portugal).

*Onomatopeia =>Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopéias, em geral, são de entendimento universal. Ex.: triiim, chuá, bué, pingue-pongue, miau, tique-taque, zunzum

*Paradoxo(pensamento)=> exposição contraditória de ideias. As expressões assim formuladas tornam-se proposições falsas, à luz do senso comum, mas que podem encerrar verdades do ponto de vista psicológico/poético. na língua portuguesa, o paradoxo mais citado talvez seja o célebre soneto de Luís de Camões:"Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade.Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

*Prosopopéia ou Personificação =>(pensamento)Consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações, predicativos de seres humanos (animados) a seres inanimados ou irracionais. Ex: “O jardim olhava as crianças sem dizer nada”; “O Morro dos Ventos Uivantes...” (Os ventos não uivam) O morte mostrou sua face mais sinistra O pão olhava para ele como se lhe dissesse, coma-me.

*Sinestesia =>trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentesórgãos do sentido. Ex: “A luz crua da madrugada invadia meu quarto”; Consiste numa associação de sensações diferentes na mesma expressão. Ex: “É noite: e, sob o azul morno e calado, Concebem os jasmins e os corações. (Gomes Leal)
2- Figura de Construção/sintaxe
As Principais figuras de Construção são:

*Aliteração (som) => consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais, de forma a obter um efeito expressivo. Ex:“Esperando, parada, pregada na pedra do porto.”; “Em horas inda louras, lindas Clorindas e Belindas,brandas Brincam nos tempos das Berlindas As vindas vendo das varandas”. (Fernando Pessoa)

*Anacoluto =>consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra. A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa; “O avião, não te disse, está atrasado.”

*Anadiplose =>É a repetição de termos no início de cada verso ou frases "Palavras não são más Palavras não são quentes Palavras são iguais Sendo diferentes" (Palavras - Titãs)

*Anáfora =>consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases consecutivas. É comuníssima nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia. Ex: “ Amor é um fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer” (Camões)

*Analepse (oposto de prolepse)=> é a interrupção de uma sequência cronológica narrativa pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente. É, portanto, uma forma de anacronia ou seja, uma mudança de plano temporal. Ex: “Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio, onde haviam descansado, à beira de uma poça: a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disso.” Graciliano Ramos, Vidas Secas

*Assíndeto=> omissão de conjunções, normalmente coordenativas. Reforça o processo de encadeamento, pondo em evidência os seus elementos. Ex:”(...) por toda a câmara, reluziam, cintilavam, refulgiam os escudos de oiro (...)”(Eça de Queirós)

*Assonância (som) =>consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos, em situação de sílaba tónica. Ex: “Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral.”; Sou Ana, da cama da cana, fulana, bacana. Sou Ana de Amsterdam."(Chico Buarque)

*Diácope =>Repetição seguida de uma mesma palavra, podendo, de acordo com alguns teóricos, haver vocábulos entre elas. "Tu só tu, puro amor..." (Lus,3,119)

*Elipse =>É a omissão intencional de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase. Essa omissão torna o texto conciso e elegante. Ex: “No mar, tanta tormenta e tanto dano." (Camões); “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia)

*Epístrofe =>Repetição da mesma palavra ou expressões no final de cada oração ou verso. Ex: A vida era incerta. A emoção incerta. A culpa incerta. A morte certa. *Epizêuxis é uma figura de linguagem na qual a mesma palavra é repetida duas ou mais vezes seguidas sem outra de permeio. Ex: "Marília, Marília, és a estrela da manhã."; "Amigo, amigo, por favor não vá embora." *Inversão ou Hipérbato É a inversão da ordem natural e direta dos termos da oração. Ex: Dança, à noite, o casal de apaixonados no clube.(Ordem direta: O casal de apaixonados dança no clube à noite.)

*Paranomásia (som)=> consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Ex: “Eu que passo, penso e peço.”; Com tais premissas ele sem dúvida leva-nos às primícias" (Padre António Vieira); "Exportar é o que importa"' (Delfim Netto); "Com os preços praticados em planos de saúde, uma simples fatura em decorrência de uma fratura pode acabar com a nossa fartura" (Max Nunes)

*Pleonasmo =>consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. tem por objectivo reforçar uma ideia, repetindo-a, causando um efeito de eco semântico O pleonasmo torna-se, portanto, uma redundância (emprego de uma ou várias palavras que repetem uma ideia já contida em vocábulos anteriores). Ex: “E rir meu riso e derramar meu pranto.”;‘a tristeza mais triste’; ‘subir para cima’ Ele tem uma bela caligrafia."Cali", um radical grego, quer dizer "belo", "bonito". Assim, "caligrafia" significa "grafia bonita", o que torna a expressão "caligrafia bonita" um pleonasmo. Como, no entanto, praticamente se perdeu a noção de que caligrafia já tem a palavra "belo", escrever "bela caligrafia" não constitui um deslize e é aceito pelo padrão culto. *Polissíndeto consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou elementos do período. É o emprego repetido e intencional de conjunções coordenativas que ligam uma série de palavras, sintagmas ou frases coordenadas. Ex: “(...) a violenta cólera de uma serra (...) que (...) só lhe oferecera doçura e sombra, e suaves céus, e quietas ramagens, e murmúrios discretos de ribeirinhos mansos (...)”Eça de Queiros

*Prolepse (oposto de analepse) =>consiste na antecipação gramatical de palavras pertencentes a um sintagma posterior da frase, de forma a realçá-lo. Ex: “E estas calças, veja em que estado deixou estas calças…” (José Saramago)

*Silepse=> consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser: De género (Vossa Excelência está preocupado); De número (Os lusíadas glorificou nossa literatura), De pessoa (“O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.”)

*Zeugma =>omissão de um ou mais elementos de uma oração, já expressos anteriormente. A zeugma é uma forma de elipse. Ex: Ele gosta de lasanha; eu, de chocolate."

Quando o desvio se dá pelo não-conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem.

*barbarismo =>consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Ex: Pesquiza (em vez de pesquisa); prototipo (em vez de protótipo) *solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática. Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz; desvio na sintaxe de concordância)

* Ambigüidade ou anfibologia => trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. Ex: “O guarda deteve o suspeito em sua casa”. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?)

*Cacófono: consiste no mau som produzido pela junção de palavras. Ex: Paguei cinco mil reais por cada; Uma mão lava a outra

*Neologismo => é a criação desnecessária de palavras novas. Segundo Mário Prata, se adolescente é aquele que está entre a infância e a idade adulta, envelhescente é aquele que está entre a idade adulta e a velhice.

*Arcaísmo => consiste na utilização de palavras que já caíram em desuso. Ex: “Vossa Mercê me permite falar? “ (em vez de você)

*Eco => trata-se da repetição de palavras terminadas pelo mesmo som. O menino repetente mente alegremente.

A linguagem é muito mais complexa do que aquilo que se supõe ou imagina-se, porque é necessário uma interação de várias estruturas e elementos natos e adquiridos para que ela ocorra.
http://br.geocities.com/mitologica_2000/lin-simples.htm

http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm

http://www2.fcsh.unl.pt/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prolepse

http://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-textos-narrativos/

http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/cerebro_e_a_linguagem.htm

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