Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


segunda-feira, 2 de março de 2009

Saúde mental ...uma utopia num mundo caótico!

Mens sana in corporeo sano, expressão que mostra a relação de equilíbrio, entre o corpo e a mente.
Em relação ao corpo, a saúde passa por ter um estilo de vida saudável : Alimentação equilibrada, isto é rica em fibras (legumes, vegetais, frutas), consumo adequado de água, consumo de proteínas de preferencialmente carnes brancas (aves), peixes, leite e derivados, ovo, uma quantidade pequena de gordura, hidratos de carbono (pão, massa,batatas); atividade física (caminhada de 30 minutos todos os dias); redução do consumo de álcool, sal e condimentos; eliminar hábitos nocivos (tabaco e outras drogas). Em resumo comer menos e gastar mais (Calorias!!!)!

Mas e em relação à mente?
Como manter uma mente saudável neste mundo caótico em que vivemos?: Tanto stress (gerando: Dores de cabeça, mau humor, choros, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, dores musculares, mãos frias e húmidas. Já sentiu alguns destes sintomas? Então, se calhar, você é mais uma vitima desta doença tão actual e que afecta quase a totalidade da população activa em todo o mundo), aceleração, congestionamento nos grandes centros, violência urbana, violência doméstica, guerras por todo lado, terrorismo, pedofilia, crise económico-financeira, múltiplas pressões externas e internas, uma competitividade feroz ou selvagem, um "salve-se quem puder", "é lobo comendo lobo" "é meio mundo tentando enganar outro meio mundo", são os "Chico-espertos" que precisam dos "otários" para sobreviverem, otários esses que nada mais são do que pessoas de boa índole, por vezes ingénuas ou inocentes, das raras pessoas que confiam nos outros inclusive na palavra que proferem, como se verdadeiras fossem, são autênticos cordeiros no meio dos lobos que vestem-se de cordeiros para poder ludibriarem, tirarem proveito, vantagens.
Manter a mente saudável ,este mundo caótico chega a ser uma utopia, mas sempre deve se tentar seguir algumas dicas importantes:
1- A Sociedade Portuguesa de Cardiologia sugere para o combate ao Stress
- Planear no início do dia como o iremos organizar, reservando certo tempo para nos isolarmos de algumas pessoas que nos rodeiam (por vezes bastante competitivas). Podemos, por exemplo, andar a pé durante a hora do almoço. O passeio deverá ser feito fora do local de trabalho.
- Elaborarmos listas de tarefas a realizar, estabelecendo ordem de prioridades. Na sua concepção, concentrarmo-nos em uma de cada vez.
- Tomarmos uma decisão. Como a causa mais frequente do “stress” mental e emocional reside na necessidade de tomar uma decisão, se a situação não puder ser directamente resolvida teremos de procurar, entre várias alternativas, aquela que nos parecer mais razoável. Qualquer decisão será melhor que nenhuma. Isto permitir-nos-á encarar o dia seguinte como “espírito mais claro e aberto”.
- Aprender com os nossos próprios erros, para evitar enfrentarmos situações geradoras de “stress” semelhantes às que já experimentamos. Se registarmos na agenda os factores que procedem qualquer outro período de “stress” intenso, o seu ulterior controlo, em circunstâncias idênticas, tornar-se-á mais fácil.
- Procurarmos intrerações sociais com pessoas que não sejam companheiros de trabalho, ou pessoas envolvidas com os nossos problemas pessoais.
Citam-se, como por exemplo, amigos que compartilhem interesses comuns e nos estimulem a novas descobertas, a fim de nos permitir uma visão mais positiva da vida.
- Melhorarmos as nossa relações e comunicações com superiores e colaboradores.
- Tentarmos escutar as outras pessoas, sem interromper. O “stress” é frequentemente denominado como “mal das velocidades”; há que tentar preencher cada momento da vidad de maneira a antecipar as palavras dos outros e, na verdade, a interrupção nem sempre é “feliz”.
- Desenvolvemos capacidade de rir de nós própios e mantermos sempre espírito de humor ajuda a diminuir de maneira eficaz, o “stress”.
- Fazemos férias em locais onde se possa descansar e planeá-las de modo a que sejam realmente agradáveis.
- Arranjarmos diversões que requeiram concentração.
- Praticar desporto. É muito bom, evitando os que sejam competitivos. Ajuda a orientar as atitudes mentais e a restabelecer o equilíbrio psicológico.
- Temos consciência das coisas que nos rodeiam. Isto permitir-nos-á apreciar melhor o ambiente. Se, por exemplo, saborearmos a refeição, esta será melhor aproveitada. Há que aprender a saborear, a passear, a descobrir os sentidos inibidos pelo “stress”.
- Procurarmos encontrar o nosso próprio nível de “stress”. Isto é, a velocidade a que podemos” correr” para atingirmos o nosso objectivo.
Tanto a nível de “stress” como o objectivo são pessoais, e não impostos pela sociedade. É necessário esatrmos seguros desta afirmação, pois só nós próprios podemos saber o que queremos e não o que nos é imposto pela sociedade.
- sermos egoístas altruístas, sem tentarmos suprimir ou esconder o instinto natural dos animais e do Homem, de primeiro cuidarem de si próprios. Embora desejemos ser úteis e fazer bem aos outros, só assim conseguiremos merecer dos nossos semelhantes, respeito e afecto

2- Exercícios de relaxamento simples
Ao longo do dia tirar 10 minutos (1 ou períodos de 10 minutos, de acordo com o grau de stress que o dia apresenta), para ficar de olhos fechados, ouvindo os movimentos respiratórios, o que implica inspirar pelo nariz, soltar pela boca com os lábios entreabertos, se a dispersão é muito grande contar de 10 a zero, sem saltar um número, se isso acontecer começar de novo, aliás esse exercício também é eficaz para a insónia, só que neste caso deverá contar de 100 até zero. (contar de trás para frente exige concentração, por isso a mente fica concentrada e não dispersa, esta é o que dificulta o sono, mas depois torna-se monótono e daí adormece-se sem sentir, razão pela qual não se deve fazer esse exercício de contagem dos números enquanto se está ao volante de um carro na estrada).
3-Acorde mais cedo
Em vez de começar o dia no meio do maior stress porque não tem tempo para fazer nada, experimente levantar-se um bocadinho mais cedo e organizar melhor as suas manhãs. Não se deixe tentar pelo calorzinho dos cobertores e salte da cama assim que o despertador tocar. Tome um bom pequeno-almoço, um banho relaxado e comece o dia descansado e com o pé direito.
4-Planeie o seu dia
Tente perceber em que altura do dia a sua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcionam a 100% mais pela tarde. Escolha o período em que tem mais energia e deixe para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembre-se, no entanto, que por muito organizado que seja, há imprevistos que nunca consegue controlar.
5 - Saiba dizer não
Quando se sentir demasiado pressionado tenha a coragem de dizer basta!. Se o seu chefe lhe parecer demasiado empenhado em não o deixar respirar, exigindo-lhe mais e mais trabalho, explique-lhe que, apesar de tentar, não consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tente também não cair na asneira de estar sempre a fazer o trabalho dos seus colegas. Sempre que poder ajudar, ajude, mas não deixe que eles fiquem mal habituados.

6 - Crie bom ambiente
Pensamentos positivos activam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogie, seja prestável e simpático para os seus colegas. Ao trabalhar num local com bom ambiente tudo fica mais fácil. Aquilo que dantes lhe parecia uma tarefa dificílima vai passar a parecer o mais simples dos problemas.
7 - Mude de rotina
É importante que você consiga viver para além do trabalho. Dê a si próprio presentes depois de conseguir fazer um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quis ou aquela camisola caríssima? Depois, também é importante saber deixar o trabalho à porta antes de entrar em casa. Só em casos extremos é que deve levar trabalho para concluir em casa.
8 - Tenha vida social
"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque". Nunca ouviu dizer? Faça por ter uma vida social activa porque desta maneira vai ser mais fácil de não pensar nos problemas que deixou para trás no escritório. Vá a festas, ao cinema ou ao café. Aproveite o que de melhor a vida tem para lhe oferecer.
9 - Dedique-se a uma actividade criativa
Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma actividade que puxe pela sua concentração e criatividade. Tendo a sua mente ocupada não vai ter tempo para pensar nem se chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.10 - Melhore a sua vida sexual
Esta é também uma óptima solução para combater o stress acumulado durante um dia de trabalho. Ter uma vida sexual activa e saudável é meio caminho andado para se sentir uma pessoa plenamente realizada e, desta forma, sentir-se mais confiante.

As pessoas que conseguem seguir estas dicas, além de procurarem conservar a auto estima em níveis elevados, não serem severas demais consigo próprias, muito menos se auto flagelarem e não imputarem a si mesmo culpas, muito provavelmente, afirmarão que manter a saúde mental, neste mundo caótico, não é uma utopia.

Nenhum comentário: