Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


terça-feira, 17 de março de 2009

Ser feliz ou infeliz é uma decisão pessoal e intransferível

O ser humano busca a felicidade, mas esta está aonde o próprio a colocar e dependendo de onde for poderá ser inatingível ou inalcançável.
O Universo possui e disponibiliza tudo que precisamos para satisfazer nossas necessidades primordiais ou básicas (alimentação, agasalho, abrigo, respiração) e para sermos felizes ou encontrarmos a felicidade. Porém cada um é que decide o que precisa. Comparando o Universo a um grande supermercado, nele encontramos os mais variados artigos e várias marcas de um mesmo produto, as pessoas chegam com a sua listinha e vão pegando os artigos e colocando no carrinho, se observamos com atenção veremos que nenhum carrinho é igual ao outro, justamente porque as necessidades são diferentes, embora todos necessitem de alimentos, bebidas, higiene, roupa, etc, só que variam de pessoa para pessoa o momento de satisfazê-las. Contudo se não tiver bem definida a "listinha de necessidades" acabaremos por pegar o que não necessitamos e deixaremos de pegar o essencial.

O importante é definirmos o que é essencial para nós e não "importarmos" o que é essencial para os outros. Para muitos a felicidade consiste em ter casa grande e luxuosa, carro e aparelhagens topo de gama, é claro se não tiver rendimentos para isso nunca atingirão a felicidade que almejam, se alguém não pensa em ter tudo o que os outros têm, mas é pressionado para isso ou deixa-se levar pela inveja, acabará por não atingir a felicidade, porque está buscando aquilo que os outros lhe impuseram e não o que realmente precisaria ou idealizara.

Por vezes andamos tão ocupados, sobrecarregados de tarefas e ações que nós próprios vamos nos impingindo, acumulando riquezas para no futuro podermos desfrutar, gozar e apreciar a vida, quantas pessoas adiam aquilo que gostam para quando ficarem reformados ou aposentados fazerem e quando a reforma chega ficam doentes ou então chega também o crepúsculo da vida e nunca chegam a apreciar ou fazer aquilo que gostariam.

Vivemos num ritmo louco, numa correria, numa azáfama de tal ordem que vamos adiando sempre aquilo que gostamos ou o que realmente seria essencial para nós, aproveitar a vida que é muito curta e se extingue rapidamente, sem que nos apercebamos.


Três exemplos que suscitam um "balanço" de nossa existência pela vida em busca da felicidade, através da reflexão(desconheço os autores, foram enviados por mail) de como o essencial varia de pessoa para pessoa:


1- O empresário e o pescador:

"Certa vez, um homem muito rico e muito ocupado caminhava pela praia para tentar aliviar a carga dos inúmeros e complexos problemas que atormentavam sua vida. De repente, ele deparou-se com um pescador deitado despreocupadamente junto a um barco, olhando o azul do céu. Indignado, deteve-se junto ao pescador e perguntou:- Como você pode ficar deitado aí, em pleno dia de trabalho, porque não está pescando?- O pescador virou lentamente a cabeça na direção do homem e respondeu com outra pergunta:- Por que você está tão irritado? Eu não estou pescando porque já pesquei o suficiente para o dia de hoje. Inconformado, o homem insistiu:- Se você estivesse com seu barco no mar, certamente traria mais peixes para vender ou estocar e poderia ganhar muito mais dinheiro.- E pra que eu preciso de mais dinheiro? quis saber o pescador.- Com mais dinheiro você compraria um barco melhor, mais moderno, com maior capacidade de navegação e com ele teria uma pesca mais abundante e consequentemente, mais dinheiro. Logo você poderia até ser dono de uma companhia pesqueira e ser um homem rico.- E o que eu faria então? Perguntou o pescador.- Você teria condições de gozar muito mais desta vida, namorar lindas mulheres, enfim tudo o que o dinheiro pode oferecer.- Já tenho minha casinha, mulher e filhos, eu sou feliz assim, vivendo cada momento. Vivo o presente e o que tenho basta para mim e minha família. Adoro a vida que levo e sou feliz! Mas, retrucou o empresário:- Você poderia comprar uma linda casa, automóvel do ano, roupas caras, viajar e descansar! Você se contenta com pouco. É preciso aproveitar mais a vida!Olhando o interlocutor com um leve sorriso desenhado no rosto, o pescador perguntou:- O que você acha que eu estou fazendo agora?


2- O advogado, a professora e o barqueiro

"Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.
Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:- Companheiro, você entende de leis?- Não - responde o barqueiro.
E o advogado compadecido:- É pena, você perdeu metade da vida!
A professora muito social entra na conversa:- Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?- Também não - responde o remador.- Que pena! - condói-se a mestra - Você perdeu metade da vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado pergunta:- Vocês sabem nadar?- Não! - responderam eles rapidamente.- Então é uma pena - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida!
“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”.Paulo Freire
Pensem nisso e valorizem todas as pessoas com as quais tenham contato. Cada uma delas tem algo diferente para ensinar…" - autor desconhecido



3- Não se esqueça do principal

"Certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:
"Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal.
Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...."
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.
Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.
A voz misteriosa falou novamente:"Você só tem oito minutos."
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...
Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre !A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.O mesmo acontece, as vezes, connosco.
Temos uns oitenta anos para viver, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte:"Não se esqueça do principal!"E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida!
Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais os fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado...Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial:"Os tesouros da alma !"Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa rápido e que a morte chega de inesperado.
E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá as lamentações.
Portanto, que jamais esqueçamos do principal "- autor desconhecido



Estes exemplos mostram que ser feliz ou ser infeliz é uma decisão pessoal e intransferível de acordo com a "listinha dos ingredientes" que fazemos para irmos ao "supermercado" chamado Universo, porém existe uma "relação básica", que deveria constar em todas as listas formuladas, como mostra o texto (desconheço o auto, enviado por mail):


"Andava eu pela estrada da vida tempos atrás quando certo dia vi um letreiro que dizia: “Loja do Céu”.
Quando me aproximei, a porta se abriu. Quando me dei conta já havia entrado. Havia grupos de ANJOS por todos os lados!
Um deles me deu uma cesta e disse: “Filho meu, compre tudo o que quiseres, nesta loja há tudo de que um Cristão necessita. E o que não puderes carregar hoje, podes voltar amanhã e levar sem problemas”.
Comecei pegando PACIÊNCIA e logo em seguida AMOR, já que estavam na mesma prateleira. Mais adiante estava a COMPREENSÃO também a comprei; iria precisar dela aonde quer que eu fosse.
Comprei, também, duas caixas de SABEDORIA duas sacolas de . Não pude deixar de lado o ESPÍRITO SANTO pois que estava em todo o lugar.
Me detive por instantes para comprar FORÇA e CORAGEM, pois, me ajudariam muito na jornada da vida. Quando eu já tinha quase cheia a cesta, lembrei-me que me fazia falta um pouco de GRAÇA, BÊNÇÃO.
E que não deveria me esquecer da SALVAÇÃO. Esta, a loja oferecia GRATUITAMENTE!!! Então peguei uma generosa porção de cada uma, suficiente para salvar-me e para salvar-te!
Caminhei em direção ao caixa para pagar a conta, já tinha tudo para fazer a vontade do MESTRE. Foi quando vi a ORAÇÃO e a agreguei à minha cesta já repleta. Sabia que quando saísse eu a usaria.
PAZ e a FELICIDADE estavam em pequenas prateleiras, e aproveitei para levá-las também; a ALEGRIA pendia do teto, agarrei um pacote para mim.
Cheguei ao caixa e perguntei: “Quanto devo?”Ele sorriu e me respondeu: “Leva a tua cesta aonde quer que vás…”
Uma vez mais, sorri e perguntei:“Quanto realmente eu devo?”Ele sorriu outra vez e disse: “Filho meu, não te preocupes, Jesus pagou a conta há muito, muito tempo atrás”. (autor desconhecido)


Devemos sempre lembrar que a felicidade está aonde nós a colocarmos ou perspectivarmos, se a colocarmos nas estrelas, dificilmente a alcançaremos, de vez em quando devemos parar no meio da turbulência e nos perguntarmos isto que estou fazendo, pensando ou procurando realmente é importante ou imprescindível para que eu seja feliz? ou contribui para que eu me afaste do caminho rumo à felicidade e me torne infeliz?


Nenhum comentário: