Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

sábado, 18 de abril de 2009

Auto-estima...mola propulsora do sucesso!

A auto-estima é a visão ou o conceito que a pessoa tem de si mesmo, que começa a ser formada na infância, de acordo com os relacionamentos firmados, de como somos tratados, sofrendo influências várias, principalmente pela atitude tomadas diante das frustrações e decepções que vão ocorrendo na vida, mas também dos valores e conceitos que a pessoa abraça, ou dos objectivos que estipula.

A auto-estima está intimamente ligada ao sucesso ou insucesso que a pessoa tem na vida: se tem uma auto-estima baixa dificilmente alcançará o sucesso e ou êxito que deseja, porque em tudo que se propuser a fazer, estará carregado de energia negativa e esta conduzirá ao fracasso, digo antes insucesso, porque aquela é uma palavra muito carregada negativamente, da mesma forma que a palavra azar deve ser substituída por falta de sorte,que possui menos carga negativa. Se a pessoa tem uma auto estima elevada todas as portas se abrem, porque caminha com segurança, passos fortes e decididos, sem hesitação rumo ao sucesso e ao êxito em tudo que se propuser a realizar.

Um exemplo, fruto de uma simples observação ao caminhar sobre as pedras irregulares de um "pontão" que separam algumas praias, como existiam outrora na Costa da Caparica (muitos deles foram invadidos e destruídos pelo mar revolto, outros foram tornados regulares e não servem como referência), quando se caminha com confiança, olhos postos no horizonte, sem ficar pensando muito por onde seguir ou qual o que oferece menor perigo, apenas seguir como se fosse um caminho reto sem obstáculos e nem atalhos, chegamos com rapidez de um extremo ao outro, porém quando caminhamos, pé ante pé, escolhendo as pedras, vacilando com receio de escorregar, é quando mais depressa escorregamos e demoramos a chegar no ponto aonde desejamos.

Assim como neste exemplo se a auto estima estiver elevada nós caminharemos com os olhos posto no horizonte (meta a ser alcançada) andar confiante sobre um caminho reto, numa única direção, sem vacilarmos ou duvidarmos de que alcançaremos a meta ou o objectivo traçado, termos sucesso. Já a baixa da auto estima faz com que caminhemos curvados, olhos postos no chão, titubeantes como se pedíssemos licença ao mundo para caminhar.

Há tendência de achar que auto estima está intimamente ligada à vaidade, aquela pode conter esta, mas não é uma relação obrigatória, se uma mulher não gosta de jóias, maquiagem ou usar sapato com salto alto não significa que tenha baixa da auto estima, assim como uma mulher que usa muitas jóias, não saia de casa sem se maquiar ou só usa sapato de salto alto não significa que tenha uma auto estima elevada, tudo vai depender da sua atitude, de que adianta estar muito elegante externamente se internamente não se sente elegante, esta será uma elegância sem brilho porque não espelha o interior.

Há pessoas que fazem de tudo para modificar o seu exterior, desde roupas caras, jóias, até cirurgias plásticas para ficarem parecidas com alguém que acham bonitas, em nome de elevar a auto-estima, mas muitas vezes não o conseguem porque o importante não é parecer externamente e sim ser internamente.

Algumas citações sobre a auto-estima
Encantarmo-nos connosco próprios não é só normal como desejável. Mas ter fantasias de grandeza e omnipotência revela que, no fundo, há em nós uma grande falta de amor.
Autor: Costa Félix , Maria José

As pessoas só reconhecem as suas qualidades quando alguém lhas desvenda e esclarece, e só confiam nelas quando há quem, antes, tenha confiado.
Autor: Sá , Eduardo

O homem que perdeu... a estima por si mesmo, deixa de ser bom para algo de grande ou magnânimo
Autor: Leopardi , Giacomo
Um grande erro: crer-se mais importante do que se é e estimar-se menos do que se vale
Autor: Goethe , Johann
Ninguém conhece as suas próprias capacidades enquanto não as colocar à prova
Autor: Siro , Públio
Todo homem é seu valor dividido pela sua auto-estimativa
Autor: Fernandes , Millôr
Um texto para dar o primeiro passo para elevar a auto estima, convencermos-nos de que somos especiais:
Você é Especial Um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota de 100 reais. Numa sala, com 200 pessoas ele perguntou: "Quem quer esta nota de 100 reais?" Mãos começaram a se erguer. Ele disse: "Eu darei esta nota a um de vocês, mas primeiro, deixem me fazer isto!" - Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez: "Quem ainda quer esta nota?" As mãos continuaram erguidas. "Bom" - ele disse - "e se eu fizer isto?" E ele deixou a nota cair no chão e começou a pisà-la e esfregá-la. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou: "E agora? Quem ainda quer esta nota?" Todas as mãos continuaram erguidas. "Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição: Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta nota, porque ela não perde o valor. Ela ainda valerá 100 reais. Essa situação também se da connosco.Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos, por decisões que tomamos e/ou pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. E assim, ficamos nos sentindo desvalorizados, sem importância. Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderemos nosso valor perante o Universo. Quer estejamos sujos, quer estejamos limpos, quer amassados ou inteiros, nada disso altera a importância que temos. A nossa valia. O preço de nossas vidas não é pelo que fazemos ou que sabemos, mas pelo que Somos! Somos especiais! Você é especial. Muito especial ! Jamais se esqueça disso! (mail recebido, autor desconhecido)
É bom recordar: "Mantenha sempre a auto estima independente dos aplausos, pois as estrelas brilham na escuridão" (autor desconhecido)

Nenhum comentário: