Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

domingo, 19 de abril de 2009

Comentários no Blog expressão da interação leitor-autor

Um comentário é a expressão de uma interpretação pessoal da realidade apresentada, seja ela por imagens ou palavras.
No caso do comentário a um post num blog é a expressão da interação do leitor com o autor do mesmo, às vezes para:
...expor uma opinião contrária àquela emitida e assim fomentar ao debate de ideias e opiniões, ou
...mostrar concordância com o que foi exposto;

... reconhecimento do mérito do autor pela forma de transmitir ideias diferentes ou iguais a que já existia, só que de uma forma muito própria;

...expor o resultado da reflexão que o tema ou conteúdo desencadeou dentro do leitor;

... pedir esclarecimento, quando suscitou alguma dúvida ou porque o tema vem de encontro as suas dúvidas pessoais e esse interagir seja facilitador de encontrar as respostas, supostamente porque o autor parece deter um conhecimento mais aprofundado;

... corrigir alguma incorreção em termos de conceitos ou postulados, se foi detectado, alertando ao autor para o fato, porque, ele, autor pode desconhecer ou ter se enganado, dando hipótese dele o corrigir;

...para agradecer a visita, o comentário deixado ou a ajuda alcançada.

Em muitos blogs os comentários são submetidos a avaliação prévia do administrador do mesmo, até certo ponto é compreensível, para filtrar comentários que possam ferir sensibilidades, não serem socialmente aceites, pelo uso de termos inapropriados, até mesmo de baixo calão, porém, quando isso acontecer o administrador deveria informar ao autor do comentário o motivo porque o mesmo foi rejeitado, até por uma questão de educar e formar, a não ser que o motivo de não aceitação seja apenas porque é o "dono" e se não lhe agrada não aceita, se for isso significa que o administrador do blog não está aberto ao diálogo, fecha-se em si mesmo não trocando experiências e se assim for, pode ser até um ser muito evoluído ou detentor de um conhecimento profundo, mas se não houver troca, este acabará por estagnar ou ficar perdido no tempo.

O post por si veicula informações e possibilita intercâmbio das mesmas, através dos comentários, que são deixados a seguir a sua leitura, fornecendo um feedback ao autor ou contribuindo para que o mesmo reformule seus pontos de vistas, uma vez que possa ter surgido uma perspectiva diferente e assim o conhecimento vai sendo aprofundado e difundido, graças a essa interação leitor-autor, que não é encontrada quando lemos um livro.

8 comentários:

dalailam disse...

O elo de ligação que existe deve ser o amor.Porque para ser eficaz a troca de energia precisa do amor como ponte entre a espiritualidade superior e o "paciente".Por isso o espiritismo não admite nenhuma remuneração pela intervenção de numhum de seus membros e aqueles que por ventura combrem não são considerados espíritas.
*nem mesmo qualquer tipo de presente ao médium ou a qualquer integrante do centro é aceito.

Carlos disse...

É isso aí. Os comentários enriquecem o blog, sou contra os autores de blog que bloqueiam a função de comentar, essa é a parte legal de blogar, você dar sua opnião e ouvir as das outras pessoas.

A parte chata é que as vezes as pessoas comentam os textos sem nem ter lido post, comentários bobos e sem conteúdo sabe.

Belíssimo post como sempre.
Abraços.

Céu disse...

Obrigada dalailam, por esclarecer a dúvida colocada no seu blog, que a ligação é o amor e por revelar que espiritismo, tal qual o Reiki, é doação e não comporta remuneração.
Um abraço

Céu disse...

Obrigada Carlos, pelo seu comentário, temos mais um ponto de vista que temos em comum.
Obrigada pelo "belissimo texto"..., porém, cabe aqui empregar a frase "a beleza está nos olhos de quem a vê", neste caso de quem o lê ;)
Um abraço!

Pedro disse...

Olá Céu! Bem disposta?

Li este seu artigo. Não discordo da mensagem, nem um pouquinho. Reforço a ideia: um comentário é, primeiramente, uma resposta, um feed-back, uma reacção, de natureza positiva, negativa ou neutra (caso se solicite a elucidação da mensagem ou mais informação, etc) voluntária do leitor para com o autor do artigo escrito. E neste sentido, devo referir-lhe um pequeno pormenor no título deste mesmo artigo que é «expressão de interacção autor - leitor». Penso que seria mais correcto se o título invertesse a ordem dos intervenientes, ou seja, «Comentários no Blog expressão de interacção LEITOR – AUTOR», onde demonstra a atitude do leitor para com o autor, ou seja, o sentido leitor – autor. Era apenas para referir esta observação de forma a dar mais coerência da mensagem do texto para com o título.

Beijinhos

Pedro

Céu disse...

Obrigada Pedro pelo seu comentário e pela sua correção, que concordei por isso já modifiquie o título, realmente assim ficou melhor.
Um abraço

Lola disse...

Alguns pensamentos em comum...gostei do seu blog...
Acredito ser a perfeição algo ilusório, mas também digno e honroso de ser buscado...Então vamos lá em busca de sermos seres melhores.
Obrigada pela contribuição à humanidade.
Lola

Céu disse...

Obrigada Lola pelo seu comentário! Concordo quando diz que a perfeição, mesmo que algo ilusório, deve ser buscado.Obrigada pela grande e inesperada emoção que gerou com sua frase final.
Um abraço!