Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Momento interior...condicionante do exterior



O Homem sofre influência do meio exterior, isto é um fato incontestável. Contudo o seu momento interior condiciona sua percepção e interação com o exterior.

Sempre que o sol surge parece que uma mola nos ejecta para fora da cama, temos a sensação de estar desperdiçando o dia se permanecermos mais um segundo que seja na cama. Temos um novo ânimo, renovam-se as esperanças, sentimos necessidade de aproveitarmos o tempo ao máximo, temos motivação para fazer planos, delinear projetos. Porém nem sempre é assim que funciona:


* Quantas vezes o sol está brilhando através da janela e nós não sentimos vontade de deixar a cama, inclusive até nos voltamos para o outro lado porque nos sentimos incomodados pelo fato de não sentirmos vontade de apreciar seus raios, como se não tivéssemos vida. Quando isso acontece é porque dentro de nós, o nosso momento interior está na escuridão por algum motivo, seja porque não estamos satisfeitos com o nosso desempenho profissional ou performance na vida, seja porque temos um clima desagradável no nosso trabalho, ou porque sabemos que temos e teremos situações desgastantes ou conflituosa pela frente, ou ainda porque estamos magoados, tristes, decepcionados, preocupados por acontecimentos que surgiram no nosso caminho.


*Quantas vezes não vemos o sol brilhando através da janela, mas saltamos da cama como se estivesse, porque dentro de nós o momento interior está radiante, estamos felizes, amamos e nos sentimos amados, amamos tudo que temos e tudo que a vida nos oferece, temos nossas necessidades básicas asseguradas, temos saúde, o que não significa que não tenhamos problemas, ou esperemos alguma situação menos favorável, mas como estamos em paz connosco mesmo nem percebemos que a nossa volta existem nuvens carregadas.


Esses 2 contrastes mostram que nem sempre percebemos os raios de sol que despontam no horizonte e nem sempre percebemos as nuvens carregadas que o povoam (tanto no sentido real da expressão, como no sentido figurado) tudo vai depender de nosso momento interior, inclusive a forma como reagimos diante de situações idênticas, se estivermos de bem com a vida e connosco próprio a nossa reação poderá ser carregada de tolerância, compreensão paciência, motivando uma ação positiva, mas se estivermos de mal com a vida ou connosco mesmo, essa reação poderá ser carregada de rispidez, amargura, revolta, ira, incompreensão, brutalidade, agressividade, motivando uma ação negativa despropositada.


Nem sempre o nosso momento interior estará consonante com o exterior, quantas vezes o sol brilhará lá fora e dentro de nós as nuvens pretas nos impedirá de apreciar tão belo cenário e quantas vezes dentro de nós o sol brilhará radiante e nos impedirá de ver a escuridão circundante.


Quando entendermos que tudo depende do nosso momento interior passaremos a vigiar mais nossas reações e consequentemente as ações que daí decorram, evitando que venhamos a ter atitudes e ações que possam causar danos irreparáveis aos outros e a nós próprios. Deixaremos que as pessoas que estão bem continuem bem, independente de nós não estarmos bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esta postagem achei muito interessante isso que você coloqua com enfase e importancia.

todos deviam parar um pouco para ver seu interior ver a alma ou ver o coração.

muito legal

parabens


abrçs


Mateus"R.V>

Céu disse...

Obrigada Mateu pelo seu comentário e parabéns!
Concordo que todos devíamos parar para ver o nosso interior, que muitas das vezes está nos enviando mensagens que nós não ouvimos e acabamos por acumular conflitos e problemas que vão gerando novos problemas.
Um abraço