Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Injustiça ...um punhal invisível cravado no coração.


Uma injustiça fere mais do que um punhal afiado.


Quando somos alvos de uma injustiça sentimos como se nos cravassem um punhal no coração, ainda mais se somos "perseguidos" não porque supostamente tivéssemos cometido um crime, infringido uma lei, praticado negligência ou imperícia e sim porque pessoas sem caráter, falta de cultura, de educação e formação, apresentam comportamentos inadequados, inaceitáveis ou reprováveis socialmente e quando são confrontados com seus atos, atiram culpas, difamam, caluniam, levam a que outras pessoas, "Maria vai com as outras", "tomem os seus partidos", montam um espetáculo de tal ordem que até a comunicação social é envolvida para denegrirem a imagem pública da pessoa que é o "alvo" desse "bombardeio". Como é que essas pessoas, às vezes até praticantes de uma religião, conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente?

Pergunta estúpida, ora se não possuem caráter, também não possuem consciência, ou melhor não ficam com peso na consciência.

Parece que os princípios éticos, os valores morais, na realidade não existem ...que grande descoberta! descoberta da pólvora sem fazer barulho... isso merecia uma condecoração...inacreditável como se pode viver no mundo sem perceber que a realidade circundante é totalmente diferente daquilo que pensamos ou da nossa realidade interior... a nossa volta parece não existir honra... "honra??? mas o que é isso?"

Honra é virtude, regra de conduta, segundo os princípios morais mais elevados, companheira inseparável da verdade.
Honrar é demonstrar profundo respeito pelo semelhante. É a forma de tratamento que devotamos as pessoas que respeitamos. É não fraudar, mentir ou subornar. O substantivo honra expressa o resultado da maneira como vivemos.
Da pessoa honrada se diz acreditada, íntegra e confiável, tida no mais alto conceito em tudo que é considerado certo.

Vivemos com honra quando nos mantemos fiéis ao que acreditamos ser certo. Honramos nossa família, nosso país, nossa empresa, quando somos fiéis àquilo que mais representam. Favorecemos nossa honra quando aceitamos e assumimos responsabilidade pessoal pelas nossas ações. http://www.algosobre.com.br/administracao/honra-virtude-dos-integros.html


A pessoa que pratica uma injustiça com toda a certeza desconhece o que seja honra e como tal se encontra pela frente alguém, que procura em suas ações agir com justiça, verdade, de forma correta, no mínimo tentará "derrubar" essa pessoa, porque quem vive na escuridão a luz o incomoda e a única forma que tem de conseguir isso é covardemente caluniar, mentir, distorcer a realidade dos fatos, cravando um punhal invisível no coração desse alguém, pois com essa injustiça sua honra é posta em causa.

4 comentários:

Rick Vieira disse...

Oi! Eu sou Rick Vieira amigo do Carlos do Sinapse Moderna. Adorei o Blog!!!

É duro vermos pessoas que comentem injustiças, passando por cima de sua moral e consciência só para se dar bem em algum aspecto.

Um caso classico é um juís, que por dinheiro, liberta um criminoso que deveria ser condenado, cometendo uma injustiça com as vitimas. O que esse tipo de pessoa não sabe é que quando prejudica alguém, por fim, acaba prejudicando a si mesmo. Por exemplo, o juís que liberou o criminoso e fica com total insegurança ao seus filhos sairem nas ruas.

Contudo, acredito que haja mais pessoas que prezem pela moral e pela justiça no mundo do que as que não. E é isso que nos faz querer uma sociedade melhor.

Grande Abraço

Céu disse...

Oi Rick!
Obrigada pelo seu comentário. É reconfortante conhecer pessoas que prezam a moral e a justiça, fazendo com que renasça a esperança de um mundo melhor: mais Justo e humano, com menos violência e desigualdades sociais, sem fome e sem corrupção.
Um abraço!

Mateu&" R. V disse...

concordo com todos vcs


a injustiça prevaleçe em tds os locais o mundo em todos os assuntos

isso é mais conhcido como foucault


citado no filme tropa de elite diz q que punine a classe mais baixa e da tregua a classe mais alta


gostei muito do post

abrç

Céu disse...

Obrigada mateu pelo seu comentário,através dele e da frase "isso é mais conhcido como foucault" fui levada a procurar o porque de ser assim conhecido e encontrei uma das idéias de Michel Foucault:"...O poder em qualquer sociedade precisa de um delimitação formal, precisa ser justificado de forma abstrata o suficiente para que seja introjetada psicologicamente, a nível macro social, como uma verdade a priori, universal. Desta necessidade, desenvolvem-se a regras do direito, surgindo, portanto, os elementos necessários para a produção, transmissão e oficialização de “verdades”. “O poder precisa da produção de discursos de verdade (p.180), como diria Foucault (1979)".
Diante disso fui ver a correlação com o filme que mencionou "Tropa de Elite" e encontrei:“É interessante visualizar bem quem são os inimigos que o BOPE levará destruição, violência e desrespeito. Na verdade são os nossos irmãos excluídos e
postos à margem da noção do regime de BIOPODER, considerado por Foucault como um poder positivo que simboliza preocupação com a otimização da vida, garantindo-a plenamente. Na figura do Capitão Nascimento e no seu modo de fazer
justiça nos morros cariocas identificamos uma característica do panoptismo foucaultiano.” (http://pt.shvoong.com/social-sciences/1771507-correla%C3%A7ao-entre-filme-tropa-eelite/).
Assim pude alargar o meu horizonte! Obrigada!