Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


segunda-feira, 15 de junho de 2009

A vida é um ofício difícil de aprender...

A vida é um ofício difícil de se aprender, quando se consegue está se perto de morrer, quanta sabedoria existe nesta frase proferida pelo meu querido pai, ao longo da vida.

A vida é de uma simplicidade e naturalidade desconcertante, mas que os Homens conseguem torná-la complexa e complicada.


Um exemplo dessa simplicidade foi uma notícia apresentada num noticiário, sobre uma mulher que ligou para o serviço de bombeiros pedindo ajuda que tinha acabado de ter um bebê, sem saber que estava grávida. Inacreditável que isso possa ter acontecido, mas não é improvável que isso aconteça. As fêmeas de todas as espécies, férteis, acasalam, ficam grávidas e na altura certa "dão à luz" às suas crias, sem auxílio, daí poder acontecer isso com a espécie humana, principalmente se não houver o sinal de probabilidade, a ausência de menstruação.


Tudo na vida acontece por ciclos, a própria vida já é em si mesmo um ciclo: Nascimento, crescimento, desenvolvimento, reprodução e morte.


Porém tudo é relativo, os Homens estabelecem regras, ditam normas ou princípios, elaboram leis, mas para cada um destes existe uma ou várias exceções, além do que muitas vezes não são cumpridos ou respeitados. Daí a complexidade e a complicação que encontramos na vida. Outrora não existiam advogados, mas também não havia necessidade de serem criadas as leis para garantir a todos os direitos que possuem e cobrar os deveres que lhe competem, embora algumas vezes as leis sejam invocadas para respaldar uma ação errada ocorrida, como no caso de um aluno que quebrou a chapa (matrícula) do carro de um professor e quando ele pediu ao pai do aluno que pagasse o prejuízo, este alega que não pagará porque o carro estava estacionado dentro da escola o que não é permitido por lei. Nesta situação o pai do aluno que cometeu tal ato deveria pagar o estrago causado pelo filho e que deveria ser descontado da mesada caso dê ao filho, como forma de ensinamento sobre os direitos e deveres que todos devemos ter para se viver em sociedade, impedindo que venha a ser mais um dos marginais e vândalos que danificam propriedade alheia, bens de utilidade pública e espalham a violência. Embora pudesse exigir que a lei fosse cumprida não permitindo que os carros pudessem ser estacionados dentro do recinto da escola, se é o que diz a lei.


Por esses e muitos outros exemplos a conclusão que se pode tirar é : viver é simples e não custa até aos animais vivem, saber viver é que custa, (adaptado de uma frase que o meu pai dissera diversas vezes: "Ganhar dinheiro não é difícil até um burro ganha, saber gastá-lo é que é o difícil", isso a propósito de gastar o dinheiro mal gasto), diante do que vamos observando ao longo da jornada pela vida:


*Algumas leis ou regras que são feitas para atender não as necessidades de todos na sociedade e sim em função de interesses pessoais de um grupo;


* Propriedades e bens materiais que são destruídos por vandalismo, terrorismo ou marginalidade;


* Falta de princípios e respeito nas atitudes e comportamentos que ferem a dignidade humana;


*As injustiças sociais, onde crianças passam fome, num canto da sociedade e noutro canto grande soma de dinheiro movimenta um desporto profissional, como o futebol.
* Os desperdícios e os crimes contra a natureza (poluição, desmatamentos, etc...)

*Aqueles que procuram seguir as regras, cumprirem as leis são difamados, caluniados, castigados e os infratores ficam impunes.


2 comentários:

Anônimo disse...

titulo perfeito

"A vida é um ofício difícil de aprender..."


a vida foi feita para aprender e vivendo é que se aprende


muito bom


abrçss

Céu disse...

Obrigada Mateu pelo seu comentário, seu acréscimo complementou o texto.
Um abraço