Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tudo que começa também termina...Sabedoria da vida

Uma frase que encerra uma verdade incontestável, tudo que tem começo tem fim. Mas por vezes é tão difícil aceitar isso, principalmente quando gostamos muito do que começou. Talvez se tivéssemos presente isso não nos desgastássemos tanto lamentando ou "chorando pelo leite derramado", nem "nadando contra a correnteza".
É preciso ter um auto domínio muito acentuado para diante do que gostamos aceitarmos com serenidade que deixou de existir ou deixará de existir. Quando atingirmos esse estado de equilíbrio das emoções, então conseguiremos estar tranquilos diante da morte de um ente querido e diante da nossa própria morte.


Contudo podemos ser atraiçoados por nós mesmos, podemos estar iludidos de que tenha chegado o momento do término, então deixaremos de lutar conformados de que o inevitável que esperávamos aconteceu, quando na verdade não é assim, talvez acabemos por antecipar esse inevitável ou aceleramos esse fim, pelas nossas atitudes ou falta delas no momento certo. Isto poderá originar sentimentos de culpa que não serão superados totalmente, porque jamais teremos como ter a certeza se o término aconteceu no momento em que deveria ter acontecido.

Como obter a confirmação do momento exato do término para poder parar de lutar ou de nadar contra a maré? Através da sabedoria.


Mas como se obtém a sabedoria? talvez esta seja uma pergunta para qual não haja uma resposta. Talvez a sabedoria seja o somatório das experiências vividas e das lições aprendidas na vida ou talvez seja algo que já nasce com a pessoa e vá se expressando com o passar do tempo, ou que fique latente, escondido, como um diamante bruto a espera de ser encontrado e lapidado para revelar todo o seu esplendor e brilho. Talvez seja a sintonia entre Deus e o nosso espírito.

Nenhum comentário: