Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vida....mosaico de detalhes encadeados

A vida é um mosaico de detalhes encadeados que compõem cenas , histórias, fatos. Detalhes marcantes que na altura não nos apercebemos de quão importante foi e a magnitude do seu efeito, como um acontecimento simples e banal do dia-a-dia pode assumir uma dimensão tão grandiosa e ter repercussão passado muito tempo, quando de um momento para o outro surge em nossa mente, as mesmas emoções surgem desencadeando sensações novas, como se estivesse ocorrendo naquele momento, idênticas as ocorridas na altura.
É impressionante esse equilíbrio entre a mente e o corpo, uma intercomunicação que na maioria das vezes ocorre sem que tenhamos percepção dela. Um acontecimento é logo registrado no banco de memória com todos os detalhes, embora nós tenhamos percebido apenas o global, sem atentarmos para os pormenores. Algumas vezes passado o momento é que os detalhes pormenorizados vão ganhando forma e a nossa mente vai reconstruindo como se fosse a montagem de um filme, só nessa altura é que a magnitude do evento assume a sua real proporção. Isso pode acontecer de forma espontânea ou de forma intencional, por exemplo quando temos que "rebobinar o filme" em busca de respostas ou esclarecimento de situações, por exemplo quando presenciamos um crime, um acidente e reconstituímos os nossos passos para buscar todos os detalhes do acontecimento.

Um detalhe, por vezes pequeno e aparentemente sem importância pode fazer toda a diferença. Quando se faz um inventário e todos os dias se verifica o material e é registrado, se ele desaparece, é através do último registro que pode ser delimitado no tempo e pela pessoa que o fez, de detalhe em detalhe vai se reconstruindo o que possivelmente terá ocorrido. è assim que ocorre na investigação policial e em qualquer tipo de investigação que se faça.

Os detalhes são tão pequenos, mas assumem grande importância na vida das pessoas, de tal forma que Roberto Carlos interpretou uma música onde menciona"...se um outro cabeludo aparecer em sua vida...não diga nada, não vá dizer o meu nome a pessoa errada...até os erros do meu português ruim, tudo isso vai fazer você lembrar de mim..."

Os detalhes ficam gravados no nosso corpo, nos nossos sentidos e na nossa memória, portanto ressurgem a todo o momento, muitas vezes como flashes que pode ser:

* Esclarecedores de situação não resolvida ou das dúvidas surgidas posteriormente;

* Revelador e acusador de nossos erros, falhas ou culpas;

* Sinalizador para o perigo, impedindo que caiamos em armadilhas ou cometermos erros;

* Um bálsamo refrescante no lufa-lufa do dia-a-dia;

*Um tônico revigorante quando a nossa energia está baixa;

*Simplesmente para matar as imensas saudades de alguém.

Seja como for os detalhes estão presentes e estão encadeados como um mosaico de cores e constituem o arcabouço da vida.

Nenhum comentário: