Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cidade Maravilhosa...contraste entre a beleza e a violência

No dia em que o Comitê Olímpico aprovou o Rio de Janeiro para sediar os Jogos olímpicos de 2016 foi uma grande emoção e aflorou o orgulho de ser carioca, de ter nascido nessa cidade maravilhosa pela beleza ímpar, inigualável, por sua criatividade e profisionalismo demonstrada no vídeo apresentado, nesse país "tropical abençoado por Deus e bonito por natureza". Mas no dia seguinte os noticiários revelam o contraste existente por um lado a beleza, a criatividade, por outro a violência desmedida, cruel, vitimando crianças, policiais no desempenho de suas funções de proteção ao cidadão e combate ao crime, neste caso ao crime organizado, provocado pela maldita droga e pela luta desenfreada pelo poder e dinheiro.
Para quê e o porquê de tudo isso? O que buscam esses marginais? se nem usufruem pessoalmente de nenhum benefício, já que levam uma vida sobressaltada, o dinheiro que recebem é para comprar mais droga e armas, gerar novos confrontos, gerar a guerra, espalhar o pânico, o terror e deixar um rastro de sangue de inocentes e inclusive deles próprios, por onde passam, quando são alvejados, até perderem a própria vida, depois de terem tirado muitas vidas. Nem é uma questão de princípios ou de valores morais, porque eles não sabem o que é isso (embora não sejam os únicos hoje em dia, está muito difícil de se encontrar nas várias camadas da sociedade) é uma questão meramente material, que lucros ou vantagens é que obtém se o destino é adquirir drogas e armas? Apenas mostram o quanto são estúpidos, sem inteligência, escravos das forças do mal, comandados por espíritos inferiores, uns fracos, uns covardes que pensam que são poderosos por que têm uma arma na mão.
Lamentavelmente essa situação é ampliada pela própria sociedade, quando esses bandidos são presos, recebem o indulto, que os permitem sair da cadeia para voltar a cometer mais e mais crimes. Isso é revoltante.
Tomara que as forças policiais continuem firmes no combate ao tráfico de drogas, do crime organizado e acabem de vez com essa violência que se abateu sobre o Rio de Janeiro, para que ele esteja de braços abertos a receber o mundo, como é a imagem que o caracteriza, o Cristo redentor e voltar a ser a "Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, coração do meu Brasil" como no seu Hino (conhecido e cantado por muitos, inclusive no encerramento dos bailes carnavalescos) composto por André Filho:
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!
Berço do samba e das lindas canções!que vivem n’alma da gente.
És o altar dos nossos corações, que cantam alegremente!
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!
Jardim florido de amor e saudade,Terra que a todos seduz...
Que Deus te cubra de felicidade...Ninho de sonho e de luz!
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil
Ou
noutro hino, composto para o Quarto Centenário da cidade, cuja letra se deve a Manuel Bandeira e a música a Francisco Mignone:
Guanabara, Guanabara, és coração do Brasil.
Na beleza de tua luz clara,
Serás sempre, o futuro o dirá,Coração do Brasil,
Guanabara,Ó cidade de Estácio de Sá
Ao fundar-te o valor português
Junto à encosta do morro do Cão,
Não pensou que haverias de ser
Deste imenso Brasil coração.
E porque, sobremodo crescente,
Capital te fizeram um dia,
Grandes honras de glória tiveste...Incessante tua força crescia.
Quatro séculos faz já que existes.
Já deixaste de ser capital.
Tua glória no entanto persiste.
Fê-la o seu padroeiro imortal
Guanabara, Guanabara, és coração do Brasil.

Nenhum comentário: