Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

sábado, 20 de março de 2010

Clarividência, premonição...dons espirituais ou distúrbios mentais?

Um comentário deixado no post "Prever o futuro...um dom ou uma condenação" levou a reflexão a partir de 2 perguntas deixadas:
1- "A alteração já não estaria prevista à luz do “olhar” do destino?" (referente ao Homem alterar o futuro)

Não sei se já estaria prevista ou se o Homem sabedor do futuro teria como alterá-lo.

Destino é um tema polêmico e controverso, uns acreditam que o destino foi traçado desde que nascemos, outros acreditam que quem faz o destino somos nós. No primeiro caso a biologia até poderá fornecer fundamentos, quando descreve a apoptose (=morte celular programada. Fisiologicamente a apoptose é um dos participantes ativos da homeostase no controle do equilíbrio entre a taxa de proliferação e degeneração com morte das células, ajudando na manutenção do tamanho dos tecidos e órgãos, regulada geneticamente. A perda deste equilíbrio promove o aparecimento de lesões proliferativas e degenerativas como: infarto do miocárdio, doença de Alzheimer, etc. Existem muitos fatores que podem induzir o processo apoptótico, como: fatores de crescimento, neurotransmissores, glicocorticóides, cálcio, toxinas bacterianas, radicais livres, agentes oxidantes, agentes mutagênicos, e outros. Dos agentes que inibem a apoptose, destacam-se: os hormônios esteróides e androgênicos, o ion zinco, fatores da matriz celular e aminoácidos. ) a célula tem mecanismo intrínseco que a faz morrer ao final de um tempo pré estabelecido, geneticamente, portanto tem o seu destino traçado, por exemplo cada glóbulo vermelho do sangue ao final de 120 está programado para morrer.

O destino diz respeito a ordem natural estabelecida do universo. Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos. O destino é muito usado para tentar explicar o absurdo dos acontecimentos existenciais (na acepção, absurdo deve ser traduzido como algo não-explicável no âmbito do conhecimento homo sapiens utilizando-se do método científico=fatalismo), assim também, como a responsabilidade dada as divindades para tais acontecimentos.

Porém é a própria Biologia que fornece base para o segundo caso, ou seja, o de alterar o destino. A Engenharia genética pesquisa formas de inibir essa apoptose (embora seu mecanismo seja desconhecido), através da manipulação genética

O termo premonição ou sonhos premonitórios (sonhos de advertência ou aviso) é utilizado para designar a suposta ocorrência de avisos sobre acontecimentos futuros, freqüentemente associados a fatos calamitosos em natureza. As informações são recebidas via experiência mediúnica individual (contato da consciência com a 4ª dimensão do mundo, uma dimensão não material, intemporal) ou através dos sonhos.

Na sabedoria popular é comum dizer que: "se dormimos pensando em um problema freqüentemente resulta em acordar com a solução". A mente humana está plena de informação, experiência e conhecimento a respeito do mundo. Se a mente é capaz de tal cálculo, então há provavelmente um meio de aumentar esta capacidade.

Por vezes surgem ideias que mais tarde revelam-se como antecipadoras do futuro imediato, por exemplo, idealizar um vestido com determinada cor e detalhes, sem ter visto em lugar nenhum e mais tarde observar que a cor será a da próxima estação, assim como os detalhes passarão a estar na moda.


2- "O facto de grande parte do cérebro humano não estar a ser usado, na sua maioria, exclui a possibilidade de usar uma possível função de clarividência em nós humanos?"


Não excluo a possibilidade do cérebro poder ter função de Clarividência segundos alguns autores, é a capacidade de ver com clareza. É a visão da própria alma, que percebe a realidade num nível mais amplo e elevado. Seu surgimento é consequência natural do desenvolvimento espiritual humano na medida em que a pessoa devota-se ao crescimento interior e aproxima-se de estados de consciência sutis), para outros, é uma forma de percepção visual além dos olhos físicos, que torna possível ver as bioenergias, ou aura, de uma pessoa por exemplo. É possível também através da clarividência observar eventos que acontecem em dimensões além desta onde vivemos. Muitos casos onde pessoas relatam ter visto um “espírito”, “fantasma” ou “guia espiritual” podem ter a sua explicação assentada na clarividência. http://astral.sapo.pt/espiritualidades/outras/o-que-e-a-clarividencia-989627.html

Tanto a premonição quanto a clarividência são temas polêmicos, que ao longo da história foram considerados como doença, nomeadamente, distúrbios mentais, muitas pessoas foram internadas como sendo "loucas" ou"visionárias" por se considerar que teriam um surto psicótico com delírios ou alucinações visuais e por vezes auditivas (logo na entrada do Hospital Psiquiátrico Pinel existe a seguinte frase: "Nem todos que aqui estão, são e nem todos que são, estão aqui"). Muitos filmes foram realizados, um deles mostrou um enredo em que a partir de determinado momento o personagem passa a ter clarividência, além de ter um raciocínio apurado e veloz, porém foi detectado um tumor cerebral. Contudo na Biblia há passagens de clarividência e premonição: A aparição do Anjo Gabriel à Nossa Senhora e aos 3 reis Magos, Jesus que anunciara a sua morte, muito antes de acontecer, assim como sabia que Pedro o iria negar 3 vezes e Judas o trairia, assim como outras passagens descritas na Biblia.
Como explicar a aparição de Nª.Sª. de Fátima aos 3 pastorinhos?Uma alucinação coletiva ou um dom espiritual de clarividência de três crianças?

4 comentários:

Igor Carneiro disse...

O que você disse está correto, deveria ter mencionado o outro fato. Mas é que, quando a gente não percebe, só percebe assim!

Vou procurar e dou um jeito de enviar!

Em relação ao post... Padre Pio!

Céu disse...

Obrigada pelo seu comentário Igor, obrigada pela "dica" do Padre Pio, fui pesquisar um pouco sobre ele e encontrei:
"Padre Pio nasceu em 25 de maio de 1887 na localidade de Pietrelcina, muito próxima à cidade de Benevento.Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Seguidor de São Francisco de Assis, viria a ser o primeiro sacerdote da história da igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.Entre os tantos relatos de bilocação, há o contado por Dom Luigi Orione também proclamado recentemente santo. Santo Orione contou que em 1925, sendo um dos tantos devotos de Santa Teresa de Lisieux, encontrava-se na praça de São Pedro para as celebrações em honra da mística francesa, quando apareceu inesperadamente em sua frente Padre Pio. Todavia, segundo o relato de muitas pessoas, Pio nunca saiu do convento onde viveu de 1918 até sua morte.
Encontrei também sua ORAÇÃO:
FICAI COMIGO SENHOR!
Que a união da tua alma, com Jesus eucarístico seja a luz, que dissipa as trevas, a força que lhe sustente e a única felicidade do seu coração.
Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém!
Ficai comigo Senhor, porque vossa presença me é necessária, para não vos ofender, bem sabeis quão facilmente vos abandono.
Ficai comigo Senhor, porque sou fraco e preciso da vossa fortaleza, para não cair tantas vezes.
Ficai comigo Senhor! Ficai Senhor, porque sois a minha vida e sem vós me esmorece o fervor.
Ficai comigo Senhor, para me mostrardes vossa vontade.
Ficai comigo Senhor, porque desejo amar-vos muito e estar em vossa companhia.
Ficai comigo Senhor, se quereis que eu vos seja fiel!
Ficai comigo Jesus, porque minha alma com quanto seja paupérrima, todavia quer ser para vós, uma habitação de consolação, um ninho de amor então.
Ficai Senhor comigo, busco somente a vós, o vosso amor, a vossa graça, a vossa vontade, o vosso Espírito, porque vos amo e não peço recompensa alguma, senão o aumento de amor. Amar-vos com perfeição, por toda a eternidade!
São Pio, rogai por nós!
Ficai Senhor comigo!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
http://www.tocadeassis.org.br/index.php?lingua=&pagina=sao_pietrelcina
Três figuras místicas que têm em comum o Santo de nossa admiração: São Francisco de Assis.
Mais uma vez obrigada
Um abraço

Experiencias de uma vida disse...

Oi Céu
Deus te abençoe e proteja a ti e a todos que te são caros .
Estou agradecendo as palavras bondosas com que comentaste sobre o meu post Luz e sombra.
São coisas simples de um coração já um pouco cansado.mas enquanto a vida há esperança.
Achei o teu Blog fascinante,e aos poucos irei viajar por ele,pois tem muito a oferecer.Fascinante a moderna Internete,que une seres tão distantes e torna essa distancia,algo como ( Aqui e agora)
Muita paz e um abraço dessa tua antiga vizinha do numero 35
Beijos Nilza (Alcione)

Céu disse...

Obrigada D. Nilza pelo seu comentário, fiquei super feliz por receber a sua visita, principalmente porque traz lembranças de um passado distante e faço minha as suas palavras: "Fascinante a moderna Internete,que une seres tão distantes e torna essa distancia,algo como ( Aqui e agora)"
Um abraço e que a esperança e a sua vivacidade mantenha afastado o cansaço do seu coração.