Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Descoberta desconcertante:Por vezes somos autômatos!

Cada dia fazemos descobertas desconcertantes que por vezes nos colocam em "xeque", uma delas foi no momento em que estava fazendo um comentário sobre as palavras deixadas por uma amiga no post sobre o perdão, quando notei o quanto as ações diárias e as palavras fluem mecânicamente, por exemplo, ao concordar que só mesmo a força do criador, todo poderoso e perfeito, poderá perdoar, para nós mortais isso já se torna muito difícil, apesar de dizermos, os católicos, que o fazemos, quando proferimos a oração do Pai Nosso"...perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...". Até mesmo o Sinal da Cruz é um gesto mecânico, muitas vezes nem as palavras pronunciamos, apenas traçamos a cruz de forma autômata, como se fôssemos um robot ou um papagaio.
Outras cenas foram surgindo: do tipo de ir ao volante de um carro e depois de muito tempo nos apercebermos que passamos em determinado cruzamento sem nos lembrar que passamos, ou saímos do estacionamento sem lembrar se olhamos pelo retrovisor; Estarmos falando com alguém e depois simplesmente não lembrar de nenhuma palavra que foi dita, como se a conversa não tivesse existido.


A sensação é de "ligarmos o piloto automático" e seguirmos sem realmente tomarmos consciência dos nossos atos ou ações. Por isso que muitas vezes passamos várias vezes num mesmo sitio e com espanto nos apercebemos de detalhes que sempre estiveram lá. mas que nós nunca vimos.


Contudo, existem situações em que parece que estamos "desligados" da realidade, mas passado algum tempo surgem detalhes que no momento não tomamos consciência da sua existência, que nos deixam perplexos porque foram registrados e surgem espontaneamente sem nenhum esforço de memória.

Nenhum comentário: