Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saber envelhecer é uma arte!

O envelhecimento é parte integrante da vida na dimensão terrestre. Tudo sofre um processo de envelhecimento.
Na maioria das vezes acredito que só envelhecemos quando percebemos que estamos velhos. Enquanto temos uma vida ativa não nos sentimos velhos e nem doentes porque não temos tempo para nós mesmos, depois sobra tempo e é quando nos ouvimos mais, prestamos atenção a todas as dores, por mais ínfima que seja transforma-se num sofrimento atroz, prestamos atenção às nossas limitações e quanto mais limitação e dor houver mais vamos nos convencendo de que estamos envelhecendo, porque passamos a vida inteira ouvindo que "aparece tudo na velhice", há queixas variadas desde a raiz do cabelo até a ponta dos pés ou então que "ficar velho é ficar "gagá"" e vamos incutindo isso dentro de nós e quando damos por ela, estamos exatamente como ouvimos que os velhos estão ou ficam.

Acredito também que se fosse fazer uma pesquisa entre os idosos teria comprovado que aqueles que atingem uma idade avançada, mas com boa vitalidade, são aqueles que se mantiveram ativos a vida inteira, que não se aperceberam do seu envelhecimento, ou melhor que não se assumiram como velhos, é claro que foram se apercebendo das suas limitações, porém não se deixaram abater e nem atribuíram à velhice, simplesmente não ficaram fazendo comparações de quando não tinham as limitações, foram se adaptando a realidade de acordo como ela foi surgindo.

Penso que ao compararmos como somos hoje com o que fomos no passado, estamos caminhando a passos largos para a velhice. Estamos assumindo que estamos velhos e o nosso organismo assim vai correspondendo.

Outrora encontrei a diferença entre ser velho e ser idoso:


Idoso é quem tem privilégio de viver a longa vida...

Velho é quem perdeu a jovialidade.

A idade causa a degenerescência das células...

A velhice causa a degenerescência do espírito.Você é idoso quando sonha...

Você é velho quando apenas dorme.Você é idoso quando ainda aprende...

Você é velho quando já nem ensina.Você é idoso quando se exercita...

Você é velho quando somente descansa.Você é idoso quando tem planos...

Você é velho quando só tem saudades.Você é idoso quando curte o que lhe resta da vida...

Você é velho quando, sofre o que o aproxima da morte.

Você é idoso quando indaga se vale a pena...Você é velho quando sem pensar, responde que não.

Você é idoso quando ainda sente amor...Você é velho quando não sente mais do que ciúmes e possessividade.

Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa...Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.

Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida...Para o velho todos os dias parecem o último da longa jornada.

Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs...Para o velho o calendário só tem ontens.

Enquanto o idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche esperanças,O velho vive horas que se arrastam, destituídas de sentido.

Enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte de onde o sol desponta,O velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado.

Enquanto as rugas do idoso são bonitas porque foram sulcadas pelo sorriso,As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.

Enquanto o rosto do idoso se ilumina de esperança.,O rosto do velho se apaga de desânimo.

Idoso ou velho podem ter a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração!(Extraído do Livro "Aprenda a Curtir Seus Anos Dourados", de Jorge R. Nascimento).

Jesus Cristo morreu jovem, mas como seria se ele vivesse até aos 80 ou 90 anos? Acredito que Ele nos ensinaria, com toda a Sua sabedoria , a arte de saber envelhecer!

2 comentários:

Experiencias de uma vida disse...

Oi Céu
Deus te abençoe e proteja
Muito interessante atual a tua publicação .
Não sei se ai onde vives acontece o mesmo que aqui no Brasil,mas é incrivel como a população de idosos esta crescendo .
Eu desde a mas tenrra idade admirava (os velhinhos) como eu dizia
um pouco mais tarde cheguei a crer piamente ,que a velhice éra a idade de ouro na qual as pessoas ja tinham adquirido toda a experiencia da vida e por esse motivo estariam libertas da tentações do mundo .
Engano pois os seres são o que são,aprendem com a vida é certo mas no intimo são unicos
Atravez da midia chegam ao nosso conhecimento coisas horriveis de autoria de pessoas bem idosas,fato que me causa certa tristeza.
A algum tempo chegou a mim essa pagina do livro de Jorge R. Nascimento,que transcrevestes a qual acho sábia
Sempre procurei manter minha mente em movimento
Assim sendo posso dizer que sou uma IDOSA!
Mas filha só a ti eu conto
Como doem meus ossinhos, e já custo tanto a fazer meus afazeres , acho que ja estou meio velhinha tambem (Brincadeirinha)
A vida é bela
Namastê

Céu disse...

Amém!
Obrigada pelo seu comentário Alcione.
Há um aumento da expectativa de vida a nível mundial, talvez em decorrência do avanço da ciência e da tecnologia na área da saúde.
Há muito que a considero "idosa" de acordo com o conceito transcrito neste post principalmente por ter razões de sobra para ficar se lamuriando como os "velhos"fazem e mesmo assim não o faz, portanto não está velhinha não senhora, os seus ossinhos até podem estar velhinhos ;) mas você não!
Namastê