Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mar e Mente...sintonia geradora de auto-hipnose

O mar possui um magnetismo que nos faz ficar como que hipnotizados, em transe, num desses momentos, durante um diálogo com um senhor à beira-mar, surge um pensamento relâmpago, a nossa mente pode ser comparado a o mar porque tem força, poder, mistério, magnetismo, beleza, ambos são fascinantes desconhecidos, apesar dos muitos estudos, pesquisas realizadas através do tempo por todo mundo.
A história nos remete à:

Origem das bacias oceânicas => Inicialmente a temperatura atmosférica era muito elevada, mas àmedida que a Terra foi esfriando, a grande massa de vapor d'água presente
na atmosfera se condensou e precipitou na superfície do planeta, preenchendo as bacias oceânicas, há cerca de 4 bilhões de anos, logo após a solidificação da crosta. As rochas mais antigas que se tem conhecimento foram datadas de 3,8 bilhões de anos. Elementos voláteis, como o vapor d'água, também foram introduzidos no planeta, trazidos por cometas que penetraram na atmosfera terrestre. Dentre os gases que escaparam para a atmosfera e que continuam a ser expelidos por vulcões encontram-se o dióxido de carbono (CO2) e o ácido hidroclorídrico (HCl), este último sendo a fonte de cloro para a água do mar. Logo nos primórdios dos oceanos, a água acumulada nas bacias oceânicas sofreu um processo de salinização, que foi incrementado a medidaque a erosão dos continentes forneceu mais elementos dissolvidos para a
solução.

Origem da mente=> De acordo com a teoria evolucionista homem e macaco tiveram um ancestral comum, entretanto, a espécie humana logo desenvolveu atributos que o diferenciaram dos outros primatas. O principal destes atributos, foi o desenvolvimento da consciência, característica esta que os humanos adquiriram há aproximadamente 2,5 milhões de anos

Para o antropaleontólogo Isaac, a necessidade do homem primitivo de criar estratégias de caça, tendo que interagir em grupo e viver em cooperação, levou-o a se desenvolver intelectualmente, de forma que passou a inventar uma técnica mais eficiente de comunicação.Os conhecimentos adquiridos e as técnicas utilizadas pelo homem, que garantiram sua subsistência no meio, passaram ao longo do tempo a serem transmitidas de uma geração a outra, ou seja, pode se dizer que a partir daí o homem tornou-se um ser cultural, pois foi necessário passar os conhecimentos adquiridos às novas gerações que se sucediam.

Para Augusto Cury a mente humana é um sofisticado e complexo campo de energia psíquica que coexiste e co-interfere com o campo de energia físico-química do cérebro. A energia psíquica transmuta-se ou transforma-se em energia física, e vice-versa.

Didatica e tecnicamente falando a mente é composta de duas partes: a mente analítica (é o racional, a mente consciente, ciente de que pensa, observa os dados, se lembra e resolve problemas) e a mente reativa (a parte da mente de uma pessoa que trabalha totalmente numa base de estímulo–resposta. Ela não está sob controlo volitivo, e exerce força e o poder de comando sobre a consciência, propósitos, pensamentos, corpo e ações).
Mar e mente são originadores, receptores e transformadores de energia, talvez por isso é que diante do mar conseguimos "entrar em transe", interagindo numa perfeita sintonia, de modo que a mente reactiva influencia a mente analítica, surgindo resposta a uma pergunta que momentos antes fora formulada, solução para um problema equacionado previamente, a análise de uma situação ocorrida ou até mesmo o conhecimento prévio de algo que se realizará no futuro, Como que mente e mar formasse um binômio promotor de auto.hipnose.

Nenhum comentário: