Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


sábado, 28 de agosto de 2010

Casamento da Karina e Alexandre...um inesquecível momento mágico de amor!

O casamento é um dia mágico e inesquecível, onde dois seres que se amam vão a presença de Deus, para que Ele abençoe a união dos dois, oficializando o compromisso do amor que os une para a sociedade, tendo como testemunhas as respectivas famílias e amigos.
No dia 21/8/2010 a Karina e o Alexandre oficializaram, perante Deus, à família, amigos e à sociedade, o amor que os unira, numa cerimônia linda, emocionante, um primor de organização, rica nos detalhes, desde a cerimônia religiosa, passando pelo local escolhido com um vista magnífica como um cartão postal; Pelo buffet de recepção aos convidados enquanto esperavam os noivos (que foram tirar algumas fotos); Pelo anúncio da chegada dos noivos, que foram recebidos com uma salva de palmas; Pela decoração das mesas, cujo tema foi "ilhas" onde cada mesa era uma ilha e no centro da mesa continha a imagem e a descrição sumária de cada ilha, para a mesa dos noivos, pais e padrinhos foi escolhida a Ilha Palma de Maiorca; Pela música ao vivo , onde a cada mudança de prato, havia mudança de música para anunciar que seria servido outro prato e os garções ficavam na frente do palco e depois se dirigiram para servir as mesas; Pela valsa iniciada pelo pai da noiva com a noiva, a meio o noivo junto com a mãe da noiva se dirigiram ao casal trocando os pares, para que os noivos dançassem, depois os convidados juntaram-se a eles, abrindo a dança, que foi muito participativa, inclusive com coreografias que os noivos participaram junto com os convidados , tendo um animador orientando-as; Pelo buffet da ceia e doces, este com uma deliciosa tentação: Uma cascata jorrando chocolate para cobrir morangos ou outra fruta a escolha, irresistível, além de variados doces, cada um mais gostoso do que o outro; Pelos noivos entregando a lembrancinha aos convidados (ela com um cesto decorado contendo uma caneta para as senhoras e um saquinho de confeito para as crianças, ele com uma caixa de charutos alusivos ao dia para os senhores; Pela "dança das cadeiras" proposto pelo animador, onde os convidados que participaram tinham que ir buscar o que o animador pedia, a cada tarefa uma cadeira saía, uma das tarefas foi tirar a meia de um dos convidados, um momento de muita animação, descontração e muitas gargalhadas; Pelo momento em que os noivos cantaram juntos "Sozinho" do Caetano Veloso e o noivo cantou "Love me Tender " do Elvis Presley dedicando-a à esposa até aos fogos de artifício no momento em que os noivos brindaram e cortaram o bolo, um autêntico "conto de fadas", a noiva estava linda, num belíssimo vestido com uma calda longa que realçava a sua beleza, uma princesa; Ambos estavam radiantes, a felicidade estampada no rosto dos dois, os olhos cintilantes como estrelas, o sorriso iluminado.


Parabéns aos recem-casados!... Pela nova vida que juntos agora iniciaram; Pela cerimônia lindíssima e pela recepção magnífica que proporcionaram aos convidados, tiveram muito trabalho para organizar e junto com seus pais tiveram muitos gastos, mas ofereceram uma recepção fascinante, onde o requinte, a beleza, o bom gosto, a organização, a animação e a fartura sobressaíram.


Que Deus vos abençoe e abençoe o lar que agora vocês começaram a construir, que nele tenha sempre o pão de cada dia para sustento de vocês e que o amor reine e faça desabrochar a felicidade, a concórdia, a paz, a harmonia, a compreensão e o respeito que servirá de base para o berço que abrigará os frutos desse amor.


Doença de Alzheimer...declínio cerebral!

Toda a doença acarreta sofimento e dor em maior ou menor grau. As doenças do sistema nervoso central (neurológicas ou psiquiátricas) são terríveis! porque aniquilam o ser humano, em muitos casos origina perda de identidade e da dignidade.
A doença de Alzheimer é uma dessas doenças terríveis e muito temidas quando se pensa no envelhecimento, pois sendo uma doença do cérebro, onde há morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro, progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes, que tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados.

Perguntas que surgem de imediato:
1-Qual é a causa da doença de Alzheimer?=>indeterminada, apesar dos cientistas postularem ser genética

2-Como se faz o diagnóstico?=>Não há nenhum exame que permita diagnosticar, de modo inquestionável, a doença. A única forma de o fazer é examinando o tecido cerebral obtido por uma biopsia ou necrópsia. É um diagnóstico de exclusão de outras causas de demência
3-Quais são os sintomas da doença de Alzheimer?
Ao princípio observam-se pequenos esquecimentos, perdas de memória, normalmente aceites pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e, por vezes, agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta. Acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho.
À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as actividades elementares do quotidiano, como alimentação, higiene, vestuário, etc.
4- Qual é o tratamento adequado? =>A doença de Alzheimer não tem cura e, no seu tratamento, há que atender a duas variáveis:Ao tratamento dos aspectos comportamentais; Ao tratamento dos desequilíbrios químicos que ocorrem no cérebro. Há medicação que ajuda a corrigir esses desequilíbrios e que é mais eficaz na fase inicial da doença, mas, infelizmente, tem efeito temporário. Por enquanto, não há ainda medicação que impeça a doença de continuar a progredir.


A APFADA (Associação Portuguesa dos Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer) elaborou uma lista de dez sinais de alerta ou sintomas comuns da doença.

1. Perda de memória
É normal esquecer ocasionalmente reuniões, nomes de colegas de trabalho, números de telefone de amigos, e lembrar-se deles mais tarde.
Uma pessoa com a doença de Alzheimer esquece-se das coisas com mais frequência, mas não se lembra delas mais tarde, em especial dos acontecimentos mais recentes.
2. Dificuldade em executar as tarefas domésticas
As pessoas muito ocupadas podem temporariamente ficar tão distraídas que chegam a deixar as batatas no forno e só se lembram de as servir no final da refeição.
O doente de Alzheimer pode ser incapaz de preparar qualquer parte de uma refeição ou esquecer-se de que já comeu.
3. Problemas de linguagem
Toda a gente tem, por vezes, dificuldade em encontrar a palavra certa.
Porém, um doente de Alzheimer pode esquecer mesmo as palavras mais simples ou substituí-las por palavras desajustadas, tornando as suas frases de difícil compreensão.
4. Perda da noção do tempo e desorientação
É normal perdermos – por um breve instante – a noção do dia da semana ou esquecermos o sítio para onde vamos.
Porém, uma pessoa com a doença de Alzheimer pode perder-se na sua própria rua, ignorando como foi dar ali ou como voltar para casa.
5. Discernimento fraco ou diminuído
As pessoas podem por vezes não ir logo ao médico quando têm uma infecção, embora acabem por procurar cuidados médicos.
Um doente de Alzheimer poderá não reconhecer uma infecção como algo problemático e não ir mesmo ao médico ou, então, vestir-se inadequadamente, usando roupa quente num dia de Verão.
6. Problemas relacionados com o pensamento abstracto
Por vezes, as pessoas podem achar que é difícil fazer as contas dos gastos.
Mas, alguém com a doença de Alzheimer pode esquecer completamente o que são os números e o que tem de ser feito com eles. Festejar um aniversário é algo que muitas pessoas fazem, mas o doente de Alzheimer pode não compreender sequer o que é um aniversário.
7. Trocar o lugar das coisas
Qualquer pessoa pode não arrumar correctamente a carteira ou as chaves.
Um doente de Alzheimer pode pôr as coisas num lugar desajustado: um ferro de engomar no frigorífico ou um relógio de pulso no açucareiro.
8. Alterações de humor ou comportamento
Toda a gente fica triste ou mal-humorada de vez em quando.
Alguém com a doença de Alzheimer pode apresentar súbitas alterações de humor – da serenidade ao choro ou à angústia – sem que haja qualquer razão para tal facto.
9. Alterações na personalidade
A personalidade das pessoas pode variar um pouco com a idade.
Porém, um doente com Alzheimer pode mudar totalmente, tornando-se extremamente confuso, desconfiado ou calado. As alterações podem incluir também apatia, medo ou um comportamento inadequado.
10. Perda de iniciativa
É normal ficar cansado com o trabalho doméstico, as actividades profissionais do dia-a-dia ou as obrigações sociais; porém, a maioria das pessoas recupera a capacidade de iniciativa.
Um doente de Alzheimer pode tornar-se muito passivo e necessitar de estímulos e incitamento paraparticipar.

www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+degenerativas/dezsinaisdealertadadoencadealzheimer.htm


No Brasil o dia 21/9 é o dia nacional do doente com Alzheimer .

Na pesquisa realizada encontrei um site excelente: http://www.alzheimermed.com.br/m3.asp?cod_pagina=1044 e este texto comovente, que transcrevo, para que todos possamos refletir:


Junto com meu testamento, no qual lego a meus filhos e amigos a minha vontade de viver e meu amor a Deus e a toda a criação, faço um pedido: se, por ventura, no meu cérebro a senilidade penetrar sorrateiramente, a demência se infiltrar inesperadamente e o esquecimento, a falta de lucidez e a confusão se intalarem, por favor, lembrem-se que:
. eventualmente, ainda tenho uma vaga idéia de minha identidade;

. gosto de ser chamada pelo meu nome, aquele que meus pais me deram;

. posso ainda saber onde estou e com quem estou;. posso estar gostando ou não de onde estou e com quem estou;

. faço ainda questão de usar aquele tipo de sapato que toda a minha vida usei;

. gosto ainda de usar a roupa ao estilo que sempre preferi;

. a roupa dos outros colocada em mim me entristece;. a falta de atenção em me ajudar na higiene pessoal me traz ansiedade;

. a comida de um estilo que não conheço não me apetece;

. as fraldas que vez em quando me incomodam e me deixam envergonhada;

. gostaria, às vezes, de caminhar para espairecer e ver a natureza;

. receber uma palavrinha me faz lembrar que sou gente;

. receber visitas me diz que ainda pertence;

. receber um abraço e um beijo me diz que alguém ainda tem afeto por mim;

. a falta de sono não é proposital, nem intencional;

. a falta de interesse está além do meu controle;

. minha falta de jeito é inexplicável para mim mesma;

. o esquecimento me deixa traumatizada;

. tenho dores que às vezes não posso contar;

. nem sempre o que me fazem fazer é o que eu gostaria de estar fazendo;

. meu olhar vago não reflete o que sinto;

. e se não dou um abraço é porque os meus braços não me obedecem mais;

. se não dou um beijo é porque meus lábios não sabem mais o que fazer;

. se não te digo que valorizo sua dedicação e seu amor é porque a ponte se partiu e perdi o caminho que me levaria a compartilhar meus sentimentos com você.
Ass.: Um ser humano que envelhece
Extraído do livro: “Doença de Alzheimer – Vivências e Cuidados” – Lílian Alicke – gerontóloga e ex-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer-



Este texto retrata uma realidade chocante tanto para o doente que muitas vezes não recebe o tratamento adequado, porque falta a paciência, a tolerância, a compreensão, o carinho por parte dos familiares e/ou dos cuidadores, quanto para os familiares que vê seu ente querido aniquilado gradativamente sem poder fazer nada para impedir que isso aconteça: o ser brilhante, ativo, inteligente, batalhador, belo, falador, autônomo e independente que fora outrora, transforma-se num ser que é uma espécie de robot guiado, sem autonomia, totalmente dependente, chegando mesmo a ficar estático por períodos, desprovido de qualquer orientação psíquica, temporal ou espacial.

Que Deus permita que seja descoberto rapidamente o tratamento ou uma forma de impedir a evolução dessa terrível doença e de todas as doenças, principalmente das mais terríveis ou que causem grandes sofrimentos e dores insuportáveis!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O amor tem a sua razão...mas a nossa razão não compreende!

O amor tem a sua razão, que a nossa razão não compreende, dado as incoerências que nela encerram, segundo a lógica.
Como ele nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros num momento e no momento seguinte nos faz centrarmos em nós mesmos, principalmente quando a saudade é imensa ou quando há um afastamento?
Se estamos afastados daquele que amamos e este chega não seria mais lógico que quiséssemos ouví-lo ao invés de falarmos? Mas por vezes acontece o contrário, as emoções são tantas que começamos a falar de tudo o que nos aconteceu, de forma exagerada, em resposta a uma simples pergunta que nos faz, só depois da "verborréia"esgotar-se e das emoções serenarem é que percebemos que não demos atenção ao outro, não deixamos o outro falar, dividir os momentos que passou distante de nós, dos sonhos que sonhou, das metas que alcançou, dos problemas ou dificuldades que enfrentou e de como as solucionou. Tarde de mais, ele já se afastou novamente! Acabamos não sendo atenciosos, não estivemos disponível para pessoa, houve uma relação unilateral, de um lado alguém gentil e atencioso, que nos ouviu, do outro, nós que "olhamos para o nosso próprio umbigo" e nossas emoções que muito falamos e pouco ouvimos.

Se o espelho não é mágico, como é possível quando o amor está diante de nós, o espelho mostrar beleza próxima da perfeição, mas quando está distante o espelho mostrar os defeitos e todas as imperfeições que nos deixam perplexos, como pudemos, outrora, enxergar beleza?
Estas "incoerências" mostram que o amor é feito de contrastes, que levam a que a nossa razão apenas comprenda que o amor é simplesmente um mistério tão belo e tão simples quando vivido e tão complexo quando pensado.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Amor razão que a própria razão desconhece

Recebi em forma de PPT algo mais sobre a razão do amor, porque esse é um tema fascinante, transcrevo para guardar no baú das emoções controlado pela razão:



Quem sou eu?



Não venha me falar de razão,
Não me cobre lógica
Não me peça coerência,
Eu sou pura emoção,
Tenho razões e motivações próprias,
Me movimento
por paixão,
Essa é minha religião e minha ciência.

Não meça meus sentimentos,
Nem tente compará-los a nada,
Deles sei eu,,
Eu e meus fantasmas,
Eu e meus medos,
Eu e minha alma.

Sua incerteza me fere,
Mas não me mata.
Suas dúvidas me açoitam,
Mas não deixam cicatrizes.

Não me fale de nuvens,
Eu sou Sol e Lua,
Não conte as poças,
Eu sou mar,
Profundo, intenso, passional.

Não exija prazos e datas,
Eu sou eternidade e atemporal.
Não imponha condições,
Eu sou absolutamente incondicional.
Não espere explicações,
Não as tenho, apenas aconteço,
Sem hora,
local ou ordem.

Vivo Em cada molécula,
Sou um todo e às vezes sou nada,
Você não me vê,
Mas me sente,
Estou tanto na sua solidão,
Quanto no seu sorriso.

Vive-se por mim,
Morre-se por mim,
Sobrevive-se sem mim,
Eu sou começo e fim,
E todo o meio.

Todas certas,
Todas imperfeitas,
Todas lógicas apenas
Em motivações pessoais,
Todas corretas,
Todas erradas,

Sou seu objetivo,
Sua razão que a razão
Ignora e desconhece,
Tenho milhões de definições
Sou tudo,
Sem mim, tudo é nada.
Sou amanhecer,
Sou Fênix,
Renasço das cinzas,

Sei quando tenho que morrer,
Sei que sempre irei renascer,
Mudo protagonista,
Nunca a história.
Mudo de cenário,
Mas não de roteiro.

Sou música,
Ecôo, reverbero, sacudo.

Sou fogo,
Queimo, destruo, incinero.

Sou vento,
Arrasto, balanço, carrego
Sou água,
Afogo, inundo, invado
Sou tempo,
Sem medidas, sem marcações.

Sou clima,
Proporcional a minha fase.
Sou furacão,
Destruo, devasto, arraso.

Sou clima,
Proporcional a minha fase
Mas sou tijolo,
Construo, recomeço ...

Sou cada estação,
No seu apogeu e glória.
Sou seu problema
E sua solução.

Sou seu veneno
E seu antídoto
Sou sua memória
E seu esquecimento.

Eu sou seu reino, seu altar
E seu trono.
Sou sua prisão,
Sou seu abandono e
Sou sua liberdade.

Sua luz,
Sua escuridão
E seu desejo de ambas


Velo seu sono ...
Poderia continuar me descrevendo
Mas já te dei uma idéia de quem sou...

Muito prazer, tenho vários nomes,
Mas aqui, na sua terra,
Chamam-me de..



AMOR

Brasil esse gigante que encanta!

Senti um orgulho enorme em ser Brasileira sobretudo em ser carioca quando li esta mensagem enviada por mail, por um amigo virtual:
SOMOS OS MELHORES
1. Somos o único país do mundo onde se pode abastecer simultaneamente um carro com Álcool, Gasolina e gás. Tudo isso, com tecnologia própria, Nacional.
2. Somos o primeiro país do mundo a desenvolver o bio diesel à base de mamona. Novamente tecnologia nacional. Será a redenção do Nordeste, pois a mamona é praga por lá e a Petrobrás já está começando desenvolver o sistema produtivo.

3. As fábricas mais modernas de produção de automóveis e caminhões, estão instaladas também aqui, no Brasil.

4. A Petrobrás é a única empresa do mundo a deter a tecnologia completa de produção de petróleo em águas profundas.

5. As empresas produtoras de aço estão em sua capacidade máxima instalada.

6. Os Estados Unidos reconheceram a qualidade de nossos aviões (produzidos pela Embraer) e vão adquiriraviões altamente especializados para treinamentode sua Força Aeronáutica.

7.Os dados são da ANTROPOS CONSULTING:
O BRASIL é o país que tem tido maior sucesso no combate a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem dando exemplo mundial.
8. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
9. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro, foi considerada a mais solidária do mundo.
E por que esse vício de só falar mal do Brasil?
1. Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
. Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo?

Viva o Brasil! Que merece uma salva de palmas! E todos que fizeram com que o Brasil venha se destacando mundialmente nos principais setores da sociedade estão de parabéns e igualmente merecem uma salva de palmas!
Que todos os brasileiros votem com consciência política nas próximas eleições, de forma a que o Brasil se torne um gigante não apenas em termos territoriais e sim como uma potência de projeção internacional.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Os símbolos religiosos nas repartições públicas

Acabei de ler uma mensagem enviada, por um amigo, pelo correio eletrônico, a cerca da polêmica da retirada dos símbolos religiosos das respartições pública:
"PADRE CORAJOSO-O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas.Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.
“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.A Cruz deve ser retirada!Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.

Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartEis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos”.

Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SPFonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009"

Olhando por esse lado, a polêmica deixa de existir e todos que até seriam contra a retirada da Cruz das repartições públicas, não mais seriam contra, muito pelo contrário apoiariam! Se bem que talvez justamente por tudo isso que fora relatado é que a Cruz devesse permanecer, para que a todo o instante os funcionários dessas repartições sejam obrigados a rever suas más ações e quem sabe não as modifiquem.
Talvez a Cruz devesse estar colocada também em todas as florestas e matas, para que criminosos como aqueles que desencadearam os milhares de incêndios que têm assolado várias regiões como na zona centro e norte de Portugal (onde 2 bombeiros, um deles uma jovem de 21 anos, perderam a vida no combate às chamas), na Rússia, Não a cometam novamente tais crimes ontra a natureza e contra o próprio Homem. Para que todo o sacrifício e sofrimento de Jesus na Cruz não tenha sido em vão. Na esperança de que houvesse mudança de comportamento, como na anedota:


Um pai judeu, com a melhor das intenções, enviou o seu filho para o colégio mais caro da comunidade Judia.Apesar das suas intenções, Samuel não ligava às aulas.
Notas do primeiro mês:Matemática 2 Geografia 3.5 Historia 1.7Literatura 2 Comportamento 0

Estas espantosas classificações repetiam-se de mês a mês, até que oPai se cansou:- Samuel ouve bem o que te vou dizer, se no próximo mês as tuas notase o teu comportamento não melhorarem, vou-te mandar estudar para umcolégio católico.

No mês seguinte as notas do Samuel foram uma tragédia, só comparávelao naufrágio do Titanic e o pai cumpriu com a sua palavra.Através de um rabino próximo da sua família, contactou com um bispo que lhe recomendou um bom Colégio Franciscano para o qual Samuel foiEnviado.

Notas do primeiro mês: Matemática 18 Geografia 16 Historia 16 Literatura 20 Comportamento 20

Notas do segundo mês: Matemática 20 Geografia 18 Historia 18 Literatura 20 Comportamento 20.

O pai surpreendido perguntou-lhe:- Samuel, O que é que te aconteceu para teres tão boas notas? Como é que se deu este milagre?- Não sei papá. Apresentaram-me a todos os colegas e a todos os professores e, logo de tarde fomos a uma igreja.

Quando entrei, vi um homem crucificado, com pregos nas mãos e nos pés, com cara de ter sofrido muito e todo ensanguentado. Perguntei, quem é Ele? E respondeu-me um aluno dos cursos superiores:'Ele era um judeu como TU. Então disse para mim: P***,... aqui temos que estudar, que estes gajos não são para brincadeiras.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A falta de sinceridade origina revolta

Hoje foi um dia onde a revolta marcou presença justamente pela falta de sinceridade das pessoas. Duas cenas que concorreram para surgir a revolta: a 1ª houve a encomenda de um objeto com uma empregada e os detalhes foram tratados por telefone, mas com a patroa que garantiu que hoje seria entregue, quando na verdade nem anotou a encomenda, ao chegar lá...decepção e revolta, o objeto não estava lá; a 2ª um vestido encomendado há muito tempo, na última prova ficou faltando uns detalhes e a costureira afirmou que estaria pronto hoje, quando na verdade nada fez desde a última prova e inclusive o que disse que iria acrescentar não o fez...nova revolta. 2 episódios no mesmo dia é um pouco a mais para quem promessa é dívida e fez sempre por cumprir, por isso cobra ou para quem quando se compromete a fazer algo, cumpre no prazo estabelecido, nem que para isso tenha que "mover céus e terra" "virar noites", daí surgir uma revolta difícil de calar.
Como as pessoas hoje em dia são mentirosas, não são sinceras, são falsas! Até mesmo nos relacionamentos de maior proximidade as pessoas não são sinceras, autênticas e nem verdadeiras. Usam subterfúgios, usam máscaras, tudo muito artificial, ora dizem algo e no momento a seguir dizem tudo ao contrário. Quantas vezes as pessoas afirmam nada saber, quando na verdade sabem de tudo e mais um pouco... por vezes chega a causar náuseas de tão revoltante e repugnante que é.

Parece que há meio mundo tentando enganar outro meio mundo, em todos os níveis da sociedade, como a notícia recente do falso oftalmologista, dos políticos que prometem tudo e não cumprem nada, com o agravante de alguns serem corruptos.

A impressão que fica é de que, quem é sincero não tem lugar no mundo de hoje, facilmente é enganado ou prejudicado, uma vez que confia, como se todos fossem igualmente sinceros, quando na verdade não o são.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ainda o Amor...Sempre o Amor!

Ainda o amor...sempre o amor! Amor que se confunde com a amizade, não tendo limites definidos, difícil afirmar o que surgiu primeiro o amor amizade ou o amor Eros. A amizade surgiu porque o amor já estava alojado no coração, ou o amor surgiu porque a amizade já estava nele instalada?
A amizade pressupõe que o amor esteja em sua base, então, provavelmente, seria assim: O amor tem vária vertentes, a amizade é uma delas, o amor romântico é outra, amor sensual/paixão é outra, etc...portanto são várias vias que podem interligar essas vertentes, a partir do surgimento de alguém na vida de uma pessoa, como cada pessoa pode despertar uma vertente somente, daí a razão porque não amamos a todos da mesma forma, alguns amamos apenas com uma vertente (amor fraterno, amor filial, amor parental, amor amigo, amor paixão, ), a outros (muito poucos) amamos com duas vertentes (amizade e romantismo, um evoluir de uma vertente em outra vertente), a outro amamos com todas as vertentes, o Amor total, o encontro de 2 almas gêmeas complementares (integração corpo, mente e espírito).

É intrigante observar quando estamos próximo do amor não nos apercebemos das ações que cometemos, algumas até audaciosas, que jamais pensamos que seríamos capazes de fazer. Só quando estamos mais afastados é que tomamos consciência disso, ou seja , das autênticas loucuras no sentido de infringirmos regras por nós estabelecidas ou pela sociedade, mas que em momento algum nos causam arrependimentos, antes pelo contrário, nos enchem de saudades.

É um mistério acompanhar a trajetória de um amor, que começa com a amizade, evoluiu para o amor romântico, transforma-se num amor sensual, ardente, que atinge o rubro da paixão, alcançando o paraíso e depois voltar ao patamar da amizade e assim permanecer latente, pronto a recomeçar, como um vulcão que entrou em erupção e depois ficou inativo, mas em condições de voltar a entrar em erupção, ou como um incêndio numa floresta, que aparentemente foi debelado, mas basta uma fagulha para reacendê-lo.

Vários filósofos, pensadores, escritores e poetas expressaram o significado do amor:
*"A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande"-Roger Bussy-Rabutin
*"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura"- Friedrich Nietzsche
*"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele" - Platão
*"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido"-Vinícius de Moraes
*"O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o principio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida" - Fernando Pessoa
*"Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia" _ William Shakespeare
*"No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo"- Jonathan Swift
*"O amor calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade"- John Dryden
*"Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir"_Khali Gibran
"*Somente quando encontramos o amor, é que descobrimos o que nos faltava na vida"- John Ruskin
*"O amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia a dia" - Honoré de Balzac
*"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade.
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?" - Luís de Camões
o Amor é a chama da vida, fonte inesgotável de saúde, criatividade, juventude, beleza e prazer... Amar e ser amado, uma bênção de Deus! - Céu

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sincero...uma palavra rara, difícil de encontrar na sociedade contemporânea!

A propósito de uma palavra que está se tornando uma raridade na sociedade contemporânea, recebi um mail onde ela estava inserida:

SINCERO
(Malba Tahan)

A palavra “sincero” foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado - que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso: Como é lindo! Parece até que não tem cera. “Sine cera” queria dizer “sem cera”, uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana. O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.

O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras, os verdadeiros sentimentos de seu coração. Sincera é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe. E essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de todos

A principal causa da mudança semântica, ou seja, da mudança de significado de uma palavra através dos tempos, é a polissemia, que consiste no fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além de seu sentido original (do grego polissemia = muitas significações). Um exemplo como esse processo que leva à mudança semântica é extremamente produtivo e diversificado:

A palavra gato, do latim catu(m), servia para indicar originalmente um tipo de felino de pequenas dimensões; como este felino tem o hábito de andar silenciosa e furtivamente, a palavra gato adquiriu, por um processo metonímico de associação entre o modo de andar de um ladrão e de um gato, o sentido de ladrão, gatuno; mais modernamente, um outro tipo de associação metonímica, entre a beleza de um gato e de seus movimentos e a beleza de um jovem, gerou para a palavra gato um novo significado, de homem belo, com seu feminino gata; por último, a idéia de gato como ladrão associada ao fato de que o felino gato gosta de escalar postes e fios levou ao surgimento de mais um novo sentido para essa palavra: instrumento para roubar luz dos fios ou postes.

Não desista...Deus proverá uma solução!

Recebi esta mensagem, num momento de desânimo carregado de tristeza e ela me deu um novo alento, quem sabe também não chegará no momento certo, em que você esteja prestes a desisistir: Seja de um sonho, de um amor, ou até da própria vida, num momento de desespero, por isso:



NÃO DESISTA



Quando tudo não der mais certo e você já tentou todas as alternativas, não te desespere.


Deus proverá uma solução. Ele é um Deus Fiel e te guardará de todo mal!


Momentos ruins não são eternos!São como tempestades, só duram por algum momento!


Olhe para trás e veja quantas coisas piores você já passou e superou!


Algumas vezes as tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer.


Portanto ANIME-SE. Quando estiveres triste, olhe para o céu e veja o quão grande é!


Se Deus foi capaz de criar o céu, imagine se não é capaz de resolver seus problemas... que são tão pequenos perto de tão grandiosa obra que é o céu... Seus problemas não são maiores do que DEUS!


Faça como os triatletas nas Olimpíadas, mesmo não conseguindo chegar em primeiro lugar, lutam para chegar até o fim! Portanto não desista dos seus ideais! Lute até o fim, não desista no meio do caminho, diga: EU VOU VENCER! Se estiveres triste, chore! Alivia a alma! Jamais deixe que a tristeza tome conta de você!


Jesus fala:"ALEGRA-TE! TENDE BOM ÂNIMO QUE EU SOU CONTIGO!" Busque a Deus de todo o seu coração! Lembre-se que buscar a Deus tem que ser uma busca constante, diária.


Deus tem a solução para todos os seus problemas! Para Deus nada é impossível!


TENHA UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS! Tenha amigos, mas nunca se preocupe com a quantidade, mas com a qualidade! Busque amigos que te acrescentem pessoal e espiritualmente! Se eles nada te acrescentarem... AFASTE-SE AS MÁS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES!


Tenha sonhos! É nos seus sonhos que Deus age e revela o seu infinito poder. NUNCA DEIXE DE SONHAR! TENHA OBJETIVOS! Reme contra a maré! No decorrer da sua vida, você encontrará pessoas que irão te jogar "água fria"! Irão falar que você é incapaz... que é impossível! Dirão que aquilo que você tanto almeja não é para você. NÃO DESISTA!


O DEUS QUE SERVIMOS É O SENHOR DO UNIVERSO!Tenha a certeza que dias melhores virão e tudo tem um propósito na nossa vida! Nada é por acaso.


ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ. Não guarde essa mensagem só pra você! Lembre-se dos seus melhores amigos, envie esta mensagem e diga a eles de todo o seu coração: LEMBREI-ME DE VOCÊ! Um Abraço. Tenha um abençoado dia.


Nunca estamos sós... Deus está sempre connosco!