Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um abraço pode gerar muitas emoções ao mesmo tempo!

Recados para OrkutUm abraço pode gerar muitas emoções, mesmo que dure breves segundos.
É impressionante como um acidente no desporto (um "choque" entre 2 colegas de equipe, um homem e uma mulher, num jogo de voley, e o outro de frente na tentativa de salvar uma bola difícil numa partida de voley) consegue gerar uma sensação de bem-estar, apesar da dor do dente e do lábio (a face foi de encontro ao ombro) e atordoamento da cabeça, quando o homem que antes estava de costa vira-se com o embate e abraça a mulher num misto de impedir que haja queda ao mesmo tempo ser um pedido de desculpas. Esse abraço não intencional, inesperado, apesar dos breves segundos, não deixou de ser profundo, intenso e marcante, pela transmissão da sensação de conforto, confiança, segurança, proteção, ternura e carinho, que fizeram com que a dor do impacto fosse desprezível,quase nula. Dessa situação foram tiradas algumas elações:

1- Uma prova mais de que a dor, pode ser suprimida pela mudança do foco da nossa atenção, percepção e concentração. Não há nada de novo nisso, pois cientificamente já foi afirmado que a dor tem um componente físico, mas também um componente psíquico, social, espiritual e cultural. Apenas constatando uma realidade experimentada ocasionalmente.

2- Um abraço, seja ele intencional ou ocasional, expressa a linguagem do coração ou da alma, que o corpo percebe, e o cérebro descodifica em frações de segundo, sem que seja necessário trocar uma palavra que seja.. Também aqui não há nenhuma novidade, inclusive circulou um artigo na Internet que fala sobre a primeira semana de vida de duas crianças gêmeas. cada uma estava numa incubadora e uma delas não tinha prespectiva de sobrevivência. uma enfermeira foi contra as regras hospitalares e colocou as duas crianças juntas numa única incubadora.
Depois de colocadas juntas, o mais saudável estendeu os braços e colocou sobre o ombro de sua irmã. Minutos depois o coração da mais frágil teve seus batimentos estabilizados e sua temperatura foi a níveis normais. Isso vem de demonstrar que já nascemos sabendo o valor do abraço.
3- Um gesto simples de alguém, pode deixar marcas profundas dentro de nós, muitas vezes, sem que esse alguém se aperceba disso. Quantas emoções e sensações o nosso coração armazena que são o somatório de gestos simples recebidos durante a vida e que deixaram suas marcas, umas positivas, outras nem por isso, impressas em nós, capazes de condicionar o rumo que tomamos na vida.

2 comentários:

Igor Carneiro disse...

Senti uma grande paz quando li este texto. Assim, quando falei no blog de fezes, essas coisas, não era em questão de humildade, mas de reconhecimento da realidade de pecador. Porque estrume, fezes, lembra-me diretamente sujeira.

Deus a abençoe!

Shalom!

Céu disse...

Obrigada pelo seu comentário, Igor!Que bom que ficou em paz! o reconhecimento da realidade de pecador nada mais é do que a expressão de humildade, reconhecendo assim, a fraqueza e limitação humana.
Deus te abençoe e ilumine!
Shalom!