Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

domingo, 29 de abril de 2012

Cupcakes ...mais uma experiência na cozinha

Este ano está marcado por várias "voltas ao passado", desta vez com a culinária, há muitos anos atrás, durante algum tempo, as experiências na cozinha iam se somando, gerando prazer por criar receitas e dar nomes a elas, inclusive escrevê-las num caderno próprio de receitas, que recebera de presente de uma tia, entretanto fora extraviado (juntamente com toda a bagagem, um roubo logo quando chegara na nova cidade onde moraria por alguns anos), desde essa época que as experiências na cozinha ficaram esquecidas, entretanto desde  a Pascoa,  aquando houve a  experiência de fazer bombons, agora surgiu  a tentativa de realizar cupcakes, na Páscoa a sobrinha havia comentado que começou a fazê-los e fez uma breve explanação de como eram feitos, o que aguçou a curiosidade, logo começou a "saga dos cupcakes", isto é a pesquisa na Internet, logo por sorte o primeiro site aberto através do motor de busca "Google" estava repleto de receitas de cupcakes, foram guardas várias para serem testadas posteriormente.
Hoje a primeira experiência com cupcakes foi realizada, o escolhido foi nozes e chocolate (pensando no aniversário do meu pai que se aproxima,testar se fica aprovado, para ser feito no dia),  a receita original (retirada do site http://mdemulher.abril.com.br/) era para o Natal:

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 16 unidades
Dificuldade: Médio
Categoria: Bolo


Ingredientes
 2 xícs. (chá) de farinha de trigo
. 1 col. (chá) de fermento em pó
. 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
. 2 xícs. (chá) de açúcar mascavo
. 3 cols. (sopa) de chocolate em pó
. 4 ovos
. ½ xíc. (chá) de óleo
. 1 xíc. (chá) de nozes picadas

Para decorar
. 300 g de pasta americana branca
. Confeitos de açúcar natalinos
Modo de preparo
Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, acrescente os ovos batidos, o óleo e as nozes picadas. Distribua a massa em pequenas forminhas de papel (nº 0), dentro das formas próprias para a confecção de cupcakes. Coloque-as numa assadeira e asse no forno preaquecido a 200 °C por, aproximadamente, 30 minutos.
Espete um palito de dente na massa - se o palito sair limpinho, o bolinho está pronto. Deixe esfriar. Em seguida, faça uma bolinha com a pasta americana e, com as próprias mãos, achate-a em formato arredondado. Coloque-a sobre o cupcake, pressionando levemente para fixar. Com um cortador em forma de pinheiro, recorte a pasta americana verde com cuidado.
Cole o pinheiro e os confeitos (bolinhas da árvore e estrelinhas) com uma gotinha de clara de ovo. Por fim, embale cada um dos bolinhos numa caixinha transparente, dessas que são próprias para cupcake, e amarre cuidadosamente com um laço de fita natalino.
Porém em casa, no momento, não havia alguns ingredientes (açúcar mascavo, bicarbonato de sódio, pasta americana, confeitos de açúcar natalinos e mesmo porque não é altura do Natal), também não havia formas de papel própria e a quantidade de forma de alumínio era aquém do necessário, por isso foi improvisado com as formas de silicone e com e com outras próprias para bolinhos. Além disso tinha um pacote de amêndoas ao forno que estava preste a perder a validade, portanto foram adicionadas às nozes (estas não foi uma xícara e sim "2 mãos"), outro improviso teve que ser feito, a cobertura, que foi um "quase" brigadeiro , ficou com uma consistência  mais líquida do que o desejado (a intenção era que ficasse mais fluído do que o ponto de brigadeiro para poder ser utilizado no saco confeiteiro, daí ter ficado menos tempo no fogo, mas os cálculos falharam e ficou muito muito fluído para se conseguir o efeito esperado).Já que o improviso imperava, com o resto do "quase brigadeiro" gerou uma sobremesa que foi "batizada" : "Delícia de Côco, onde foi acrescentado mais coco ralado sem levar ao fogo colocado numa taça de sobremesa e por cima colocado "top" de chocolate e levado à geladeira:

Esta experiência ressaltou a rebeldia em seguir uma receita exatamente como ela é, talvez seja o querer dar, consciente ou inconscientemente, um toque pessoal, neste caso o acréscimo de 3 ingredientes (amêndoa, leite condensado e coco) a substituição de um dos ingredientes, o açúcar, o que fez com que surgisse um novo cupcake: noz, chocolate, amêndoa e côco e uma nova sobremesa, pode ser até que não seja novo e já exista, porém  este não seria nenhum plágio, porque surgiu hoje por contingências do momento que levaram ao improviso.

Nenhum comentário: