Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Preparativos para a Páscoa...uma doce experiência!

Os preparativos para a Páscoa sempre foram acompanhados de uma sensação de pesar, diferente do Natal , visto ser o recordar da Paixão de Cristo e com ela recordar que cada um de nós cristãos contribuímos para o sofrimento de Cristo na Cruz.

Entretanto este ano foi diferente, talvez porque vários membros da família estão atravessando períodos de maior tensão, preocupações e problemas, surgiu a idéia de promover momentos de relaxamento e descontração, assim pensando foi criado uma espécie de Peddy Paper (para o Sábado de Aleluia) que foi intitulado "mens sana in corporo sano", sem percurso, mas com várias estações (7), onde para chegar até elas as equipes tinham que decifrar uma pista e em cada estação deveriam cumprir uma tarefa (sopa de letras; palavras cruzadas de animais; encontrar com a boca um "smartie" num prato com arroz cru; responder a advinhas e perguntas de conhecimento geral; de olhos vendados ser guiado pela equipe ate encontrar a maçã dependurada e depois morder sem tocar com a mão; construir um castelo com cartas; encontrar um dálmata no meio de pintas brancas e pretas; decifrar uma mensagem encriptada; descobrir várias imagens dentro de uma imagem única; lançar o dardo no centro do alvo; encher um balão de ar com a boca até rebentar; a dança das cadeiras). Cada participante recebeu uma medalha, a equipe vencedora ganhou um troféu que foi sorteado entre os participantes para ver com quem ficaria.

Sempre no Domingo de Páscoa recebemos ovos de chocolate, quando éramos jovens recebíamos o ovo da Galak, mesmo depois de adultos, a nossa querida mãe sempre tinha o ovo para nós, a partir de quando comecei a trabalhar passei a retribuir dando também um ovo para ela, e toda a família, nos últimos anos como uma das sobrinhas dissera que preferia bombons ao invés de ovos, passou a ser bombons, como surgiu uma loja que fazia bombons diversos, os bombons passaram a ser encomendados de forma personalizada, no ano passado além de ser com letras formando o respectivo nome teve um pirulito de chocolate com a inicial de cada um. Este ano encontrei por acaso (quando procurava informações sobre a técnica de biscuit) um site que ensinava a fazer bombons, logo surgiu a idéia de fazer em casa os bombons para oferecer a família, aí começou a "saga dos bombons": Pesquisa na Internet de receitas, visualização de vídeos mostrando a técnica, procura das formas (em especial com formas de coração, por acaso a primeira encontrada já era a última, parecia que estava a minha espera, tinha vários formatos dentro dos corações; depois com letras, seguiram-se outras, de repente um "arsenal" de formas variadas, umas próprias outras adaptadas das curvetes de gelo), confecção (durante a semana anterior todas as noites eram dedicadas a confeccionar os bombons, cada dia era uma experiência diferente, os erros detectados eram resolvidos e um novo tipo de bombom era experimentado (branco maciço com letras, recheio de coco, recheio de brigadeiro de morango, cookies, maciço mesclado) embrulho individual, preparo da "cestinha" contendo os bombons.

Com a procura das receitas dos bombons, foram encontrado receitas de bolos , daí a decisão de confeccionar os bolos ao invés de encomendar como fazia até então: Bolo de noz; bolo de amêndoas com natas; Pão de ló; Folheado misto (que acrescentei ganache de chocolate ao leite e raspas pequenas de chocolate branco); Chiffon branco. (noutro post partilharei as receitas).

Na época em que se deve fazer jejum, foi a época em que mais estive envolvida na cozinha, para além dos bombons, bolos, teve os assados.Dessa "aventura culinária" resultou o aprendizado de alguns "macetes" (talvez "descobrir a pólvora sem fazer barulho", ou seja o que todos sabem, mas que eu não sabia):

1-A mais prática e funcional técnica de temperagem do chocolate é a que se derrete 2/3 da quantidade do chocolate e adiciona-se 1/3 da quantidade de chocolate sem ser derretido. Entretanto se as quantidades não forem exatas pode não resultar tão bem e neste caso a do banho-maria invertido funciona melhor.

2-Quando se pretende fazer bombons recheados deve se preparar o recheio com antecedência, se for de brigadeiro, deve se formar bolinhas e colocar no prato untado com manteiga e só no dia seguinte, ou algumas horas depois preparar os bombons.

3- Para que os bolos fiquem fofinhos, a clara em neve deve ser adicionada em alternância com a farinha ir misturando delicadamente à mão (até então eu adicionava a farinha, mas continuava a bater na batedeira, os bolos não ficavam fofos).

4-Os assados em forma de barro ficam melhor, mais macios, menos ressecados (como disse o marido da sobrinha "ficam mais apurados") do que no tabuleiro do forno.

5-A carne de porco (nomeadamente a pá) fica mais suculenta e tenra se levar uma fervura prévia e dourada se o tempero for com vinho branco (até então eu fazia com tinto e a carne ficava escura, desta vez experimentei com o vinho branco, mas esqueci de dar uma fervura antes, resultado ficou dourada mas seca e pouco tenra).

6- Para o arroz de forno ficar bem cozido, só deve ser tirado do forno quando estiver totalmente sem água, o calor do forno deve ser uniforme, se abrir a porta sem que ele esteja cozido ou ainda com água, nunca mais se coze, torra, mas não fica cozido. Também não pode ser mexido, caso contrário fica "unidos venceremos"(não fica soltinho).

7-Quando se cozinha para um número grande de pessoas se todos estiverem envolvidos fazendo alguma coisa tudo sai bem e há harmonia (foi a primeira vez que houve o envolvimento de grande parte da família na confecção das refeições e a harmonia reinar desde o preparo até a comida estar na mesa).

8- Para tirar o cheiro do ovo que fica na louça utilizada para fazer os bolos, antes deve-se passar por água fria e só depois lavar normalmente com o detergente.


Para não ficar muito extenso (lembrando das palavras do Igor relativos a um post que estava extenso, que ele sugeria que fosse desmembrado) é melhor escrever outro post...


Cont...

Nenhum comentário: