Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

domingo, 26 de agosto de 2012

CÂNTICO DO IRMÃO SOL (OU DAS CRIATURAS)

Na sequência do olhar com as "lentes" de Deus, o exemplo mais marcante desse tipo de "olhar"é o" Cântico das criaturas" que transcrevo:
Recados para Orkut
CÂNTICO DO IRMÃO SOL (OU DAS CRIATURAS)
Altíssimo, onipotente e bom Deus,
Teus são o louvor, a glória, a honra
e toda benção.

Só a Ti, Altíssimo, são devidos,
e homem algum é digno
de Te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as Tuas criaturas.
Especialmente o irmão Sol,
que clareia o dia
e com sua luz nos ilumina.

Ele é belo e radiante,
com grande esplendor
de Ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas meu senhor,
pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formastes claras,
preciosas e belas.

Louvado sejas meu Senhor,
pelo irmão Vento,
pelo ar ou neblina,
ou sereno e de todo tempo
pelo qual as Tuas criaturas dais sustento.

Louvado sejas meu Senhor,
pela irmã Água,
que é muito útil e humilde
e preciosa e casta.

Louvado sejas meu Senhor,
pelo irmão Fogo,
pelo qual iluminas a noite,
e ele é belo e jucundo
e vigoroso e forte.

Louvado sejas meu Senhor,
pela nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e nos governa,
e produz frutos diversos,
e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas meu Senhor,
pelos que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz,
que por Ti, Altíssimo serão coroados.

Louvado sejas meu Senhor,
pela nossa irmã a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
conforme à Tua Santíssima vontade,
porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor,
e daí lhes graças
e servi-O com grande humildade.

Amém.
http://www.irmaosdeassis.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=71:cantico-do-irmao-sol-ou-cantico-das-criaturas&ca segundo um comentário no site:http://reginavolpato.com.br/blog/2010/08/09/a-complicada-arte-de-ver-por-rubem-alves/encontra-se em (São Francisco de Assis, Jacques Le Goff. Trad. Marcos de Castro. Record, pp.115-117)

2 comentários:

Alcione Sousa disse...

OBRIGADA AMIGA
É SEMPRE BOM SERMOS LEMBRADOS DE AGRADECER SEMPRE
DEUS ABENÇOE A TI E A TODOS QUE TE SÃO CAROS DA AMIGA
NILZA

Céu Lourenço disse...

Oi Amiga, obrigada pelo seu comentário! desta vez foi muito rápida!
Esse foi o objectivo com que transcrevi este cântico, para além de ter sido escrito por São Francisco de Assis,que admiro, o único Santo, que constantemente recorro, quando vejo um animal, principalmente um cão, vagueando pelas ruas, ou quando se aproxima com fome e não tenho nada para oferecer, ou que recordo, pois com frequência pronuncio a sua Oração.
Deus lhe abençoe e a sua família também.
Namastê!