Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Espectador de mim mesmo...uma experiência incrível!

A experiência de ser espectador de mim mesmo é algo indescritível, uma sensação que envolve incredulidade, perplexidade e até o duvidar da sanidade mental, foi o que aconteceu recentemente durante uma refeição (jantar) em casa: Tinha o prato com a comida, ao pegar a lata de coca-cola para colocar no copo, por uma fração de segundos, "assisti" ao comando do próprio cérebro ordenando ao membro superior que colocasse a coca-cola no prato com a comida ao invés do copo, o membro iniciou o movimento de obediência, mas logo desobedeceu colocando no copo, passado o momento de perplexidade, uma gargalhada e o comentário para a companhia com quem estava, o papai, "que loucura acabei de ver o cérebro dando uma ordem errada e o braço ia cumprindo, mas acabou desobedecendo, fazendo o que era o correto". Parecia que o espírito se tinha separado do corpo, saíra de dentro do corpo e passara a observar o que se passava no corpo, pelo lado de fora, uma exteriorização ao invés de uma interiorização ou introspecção. Terá sido uma pequena  "projeção da consciência"?
Projeção da consciência também conhecida como viagem astral, projeção astral e desdobramento é relatada desde a antiguidade nas mais variadas culturas, por exemplo, as chamadas iniciações no período Antigo; o culto ao Kha do Antigo Egito e o homo duplex descrito pelo escritor francês Honoré de Balzac. A popularização da projeção consciente fez com que o fenómeno deixasse de ser misterioso, esotérico, oculto e inacessível, aos não-iniciados da Era do Obscurantismo para se tornar natural, esotérico, público e aceite como fisiológico e parafisiológico desde 1905. A abertura desse conhecimento foi intensificada a partir de 1950.
Este fenómeno vem sendo relacionado com sonho, simbolismo psicológico, alucinação, desequilíbrio mental, etc. Entretanto, a projeção da consciência não é nenhum desses fenómenos ou estados alterados acima citados, nem tampouco um fenómeno patológico. A Projeção da Consciência/Experiência Fora do Corpo (PC/EFC) é a saída da consciência para fora do corpo humano, manifestando-se com outros corpos em dimensões não físicas. A experiência projetiva pode ser vivenciada por qualquer pessoa de forma voluntária ou involuntária.
http://astral.sapo.pt/terapias/desenvolvimento-pessoal/viagem-astral-a-projecao-da-co-1052892.htm
Projeção da Consciência é a capacidade que todo ser humano tem de projetar a sua consciência para fora do corpo físico. Essa experiência tem recebido diversas nomenclaturas, dependendo da doutrina ou corrente de pensamento que a mencione: Viagem Astral (Esoterismo), Projeção Astral (Teosofia), Experiência Fora do Corpo (Parapsicologia), Desdobramento, Desprendimento Espiritual ou Emancipação da Alma (Espiritismo), Viagem da Alma (Eckancar), Projeção do Corpo Psíquico ou Emocional (Rosacruz), Projeção da Consciência (Projeciologia), etc.
É sabido, desde a mais remota antigüidade, que a "Experiência Fora do Corpo" é um fato, envolvendo técnicas nítidas de cunho científico. Porém, devido ao desconhecimento sobre o assunto, grupos desinformados geraram fantasias sobre os "perigos" que envolveriam o processo, aliás inexistentes. Desse desconhecimento advieram reservas e idéias errôneas, ficando o assunto restrito à uma minoria com pseudo controle e domínio de suas técnicas e conseqüências.
http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6554&Itemid=101

A experiência na altura em que foi vivida  (alguns dias atrás) não despertou o interesse adormecido, latente de aprofundar o conhecimento à cerca da consciência, mas agora ao pensar no assunto, relembrando o que  noutra altura havia pesquisado, esse interesse ressurge fazendo um paralelismo com o conhecimento sobre hipnose (adquirido pelo curso realizado durante a especialização), em que a pessoa fica no estado modificado da consciência, em consequência surge um questionamento, será que a hipnose induz a projeção da consciência ? Ou será a projeção da consciência  um estado modificado da consciência?  
Este é sem dúvida um tema empolgante que em outra altura será desenvolvido.

Nenhum comentário: