Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Sofrimento ... à Luz da Espiritualidade


O sofrimento que a Estrela-Guia (Pai) passou nos seu derradeiros dias, levou a questionar o porque de tanto sofrimento? Entre uma série de outros questionamentos:
1- Porque Deus quis que seu filho Jesus sofresse tanto? Qual o sentido? Purificação e expiar os pecados? mas Jesus Cristo não tinha pecado e era puro, seria para mostrar ao homem que a  consequência do pecado é o sofrimento?
2-Porque muitos antes de morrerem tem um sofrimento atroz e outros simplesmente fecham os olhos e não mais acordam?
3- Porque a morte para alguns é sinal de sofrimento prévio e para outros é a sequência natural, é o Crepúsculo da Vida?
4- Porque quando termina o "prazo de Validade da Vida" não poderia ser simplesmente fechar os olhos?
Estes questionamentos automaticamente condicionaram o surfar nas ondas do Mar Internet:
"Sofrimento é qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ele é geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar sofrimento se ele for subjetivamente aversiva".
Na Carta Apostólica Salvifici Dolores, João Paulo II discorre sobre o sentido cristão do sofrimento humano que tem o seu fundamento, dentre outros, na Epístola aos Colossenses (1,24): Completo na minha carne — diz o Apóstolo São Paulo, ao explicar o valor salvífico do sofrimento — o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja.
“ Tal é o sentido do sofrimento: Verdadeiramente sobrenatural e, ao mesmo tempo, humano; É sobrenatural, porque se radica no mistério divino da Redenção do mundo; E é também profundamente humano, porque nele o homem se aceita a si mesmo, com a sua própria humanidade, com a própria dignidade e a própria missão. ”
“ No programa messiânico de Cristo, que é ao mesmo tempo o programa do reino de Deus, o sofrimento está presente no mundo para desencadear o amor, para fazer nascer obras de amor para com o próximo, para transformar toda a civilização humana na "civilização do amor". Com este amor é que o significado salvífico do sofrimento se realiza totalmente e atinge a sua dimensão definitiva. ”
“ Estas palavras sobre o amor, sobre os actos de caridade relacionados com o sofrimento humano, permitem-nos descobrir, uma vez mais, por detrás de todos os sofrimentos humanos, o próprio sofrimento redentor de Cristo. […] Cristo está presente em quem sofre, pois o seu sofrimento salvífico foi aberto de uma vez para sempre a todo o sofrimento humano. E todos os que sofrem foram chamados, de uma vez sempre, a tornarem-se participantes « dos sofrimentos de Cristo ». Assim como todos foram chamados a « completar » com o próprio sofrimento « o que falta aos sofrimentos de Cristo ». Cristo ensinou o homem a fazer bem com o sofrimento e, ao mesmo tempo, a fazer bem a quem sofre. Sob este duplo aspecto, revelou cabalmente o sentido do sofrimento.
Segundo a perspectiva católica, o sofrimento, que é uma consequência do mal e que está associado à morte e às limitações humanas, nunca foi desejado por Deus. Mas, contra a vontade divina, o sofrimento passou a ser uma realidade intrínseca ao homem, por consequência do pecado original e, posteriormente, de todos os pecados cometidos pelos homens Isso significa que o sofrimento está enredado à liberdade humana e ao conflito entre o bem e o mal no mundo. Mas, por causa do sacrifício redentor de Cristo, o sofrimento passou a ter um "sentido verdadeiramente sobrenatural e […] humano, […] porque se radica no mistério divino da redenção do mundo e […] porque nele o homem se aceita a si mesmo, com a sua própria humanidade, com a própria dignidade e a própria missão." Logo, o sofrimento passou a estar presente no mundo para desencadear o amor e para permitir a conversão e a reconstrução do bem.
O sofrimento, quer voluntário (ex.: mortificação, trabalho, etc.), quer involuntário (ex.: doenças), passou a ser, sob a forma de sacrifício, uma peça fundamental na salvação da humanidade, mediante a participação pessoal e união dos sacrifícios individuais ao supremo Sofrimento de Cristo. E essa participação implica a aceitação amorosa dos sofrimentos permitidos por Deus na vida terrena. Aliás, São Paulo também afirmou que vai "completando na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja" (Col 1,24).[255][256] Além disso, Deus usa o sofrimento para provar a fé, a perseverança e a confiança do homem n'Ele, bem como para tornar o homem mais forte e mais maduro (como no caso de Jó).[125]
Linguisticamente falando: Sofrimento é um substantivo masculino com significado:
1. Acto ou efeito de sofrer.
2. Dor física.
3. Pena moral.
4. Paciência.
Alguém também  se questionou a cerca do sofrimento:
"1-Como pode um Deus que é todo amoroso e todo poderoso permitir o sofrimento na Terra?
2- Deus não pode intervir e criar um mundo onde não existe sofrimento?
3- Ele não pode tirar a dor?
Esta é uma pergunta difícil e também muito comum. A fim de compreender algumas das grandes questões que cercam este tema, temos de olhar para o plano de Deus como um todo.
Para começar, Deus fez um mundo sem sofrimento. Este foi o céu e a terra, antes da queda. Todos os anjos e tudo o que tinham sido criadas viviam em harmonia com Deus. Havia paz. Alegria. Perfeição. Ele foi exatamente como Deus quis que fosse.No entanto, Satanás, um dos anjos, escolheu ir contra isso e fazer o seu próprio caminho. Ele ficou exaltado, imaginando que ele poderia ser igual ou melhor do que Deus. Este foi o primeiro pecado, causando a separação entre Deus e Satanás. O caminho de Satanás estava fora da bênção de Deus e, portanto, o amaldiçoou. A criação de Deus foi perfeita. Adão e Eva, os primeiros povos, receberam uma vontade livre, mas eles eram puros e, portanto, teve contato direto e comunhão com Deus. Satanás estava cheio de mal e queria destruir esta harmonia. Era a sua opinião de que, dada a escolha, as pessoas preferem o pecado do que obedecer a Deus. Deus poderia ter simplesmente calado, ou até mesmo mudado de idéia à força, mas ele tem muito respeito pelo livre arbítrio, mesmo o livre arbítrio de quem opta por desobedecer. Então, ao invés de forçar Satanás voltar para a luz, Deus precisava provar que o caminho do pecado só levaria ao sofrimento.
A causa do sofrimento na terra: Quando Deus criou a terra, sua intenção era de que seria uma extensão da paz e da harmonia dos céus. No entanto, Satanás foi permitido o acesso à terra, e ele tentou Eva no Jardim do Éden. Quando Satanás ofereceu a Eva uma escolha de seguir o caminho de Deus ou o caminho do pecado, Deus tinha esperança que ela iria escolher seu caminho. Tudo o que Deus queria era que as pessoas sejam felizes e Ele sabia que a única maneira para eles serem obedientes. Infelizmente, ela escolheu a acreditar caminho de Satanás – o caminho da maldição, e ela convenceu Adão a fazer o mesmo. Por causa do Seu imenso respeito por livre arbítrio, Deus teve de recuar e deixar Adão e Eva colher as conseqüências de suas ações.Todo o sofrimento, toda a dor, e cada lágrima que foi derramado sobre a terra ou é um resultado direto ou indireto do pecado. Mesmo desastres naturais acontecem porque o mundo foi amaldiçoado. (Ver Romanos 8: 20-21) O pecado contaminou tudo. E tornou-se cada vez pior com o passar do tempo. Quando uma pessoa pecou, ele colheu sofrimento, aqueles ao redor dele sofreram, a terra em si sofreu. A natureza do próprio mundo tornou-se contaminados com espinhos e abrolhos. Isso não foi um Deus vingativo lançando ao mar sobre as punições. Este foi um resultado natural das leis que Deus tinha feito muito antes mesmo de ter criado a terra. Ele sabia que pecar trazia sofrimento. É por isso que Ele tenta tão difícilmente nos cuidar a não fazê-lo.
Por que Deus não faz nada para parar o sofrimento? Deus poderia intervir em qualquer ponto e parar o sofrimento. Ele conseguiria segurar a sua mão e nos salvar da dor. Ele é todo poderoso, afinal. Mas se ele fizesse isso, ele nunca seria capaz de provar, sem sombra de dúvida, que Satanás estava errado. Pecado causa o sofrimento. Deus sabe disso. Agora, ele quer provar isso para toda a criação
Ele entristece Deus para assistir a Sua criação sofrer. Ele está ansioso para que isso acabe; Ele está doendo para estender a mão e ajuda-nos. Objetivo final de Deus é parar todo o sofrimento para a eternidade. Ele quer que toda a criação permaneçam juntos em perfeita harmonia como era no início. Mas desta vez ele precisa ter certeza de que ninguém pode trazer o pecado para a nova criação. É por isso que Ele precisa ser capaz de mostrar, sem qualquer sombra de dúvida, que é o pecado sozinho que leva à miséria e sofrimento. E, a fim de obter prova de que Deus tem que jogar pelas regras que Ele mesmo estabeleceu.
O propósito de Deus para com sua criação A intenção de Deus connosco não é só provar que pecado traz sofrimento. Ainda mais importante é provar que a vida sem pecado traz alegria e paz e harmonia.“… Esta graça me foi dada: a pregar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo, e para tornar claro para todos a administração deste mistério, que desde os séculos passado foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas. Sua intenção era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor “. Efésios 3: 8-11 .
Este é o resumo do plano de Deus com a humanidade, o golpe final para erradicar contra Satanás. Enviando o seu próprio Filho Jesus à terra como um homem, Ele foi capaz de provar de uma vez por todas que era possível vencer Satanás e sua malandragem. Como ser humano, Jesus foi tentado de todas as maneiras como nós somos, mas em todas as circunstâncias escolheu para fazer a vontade de Deus, em vez de Sua própria, por isso Ele nunca cometeu pecado. (Hebreus 4:15, Hebreus 5: 7-9) “! Está consumado” Quando Jesus foi crucificado e gritou, a vitória foi total. Satanás nunca tinha sido capaz de assumir o controle do espírito de Jesus, que poderia voltar para Deus perfeito e cheio de natureza divina.Mas não parou por aí. Jesus fez isso para que pudesse mostrar o caminho para os outros. Agora Deus está formando uma noiva para Jesus Cristo, que irá mostrar, através de uma vida pura e santa como Ele fez, que a vitória sobre o pecado traz a verdadeira, alegria e paz eternas. Esta é a igreja, por quem multiforme sabedoria de Deus será revelado a toda a criação. E esta alegria não é simplesmente uma recompensa de chegarmos na eternidade. Começa agora. Assim, mesmo que Deus deixa a terra colhem os frutos do pecado, Ele realmente está, muito mais interessado em deixar aqueles que optam por servir a Ele colher os benefícios disso.
Sofrendo na carne Todo mundo sofre. E o sofrimento que uma pessoa passa na terra não é necessariamente proporcional à quantidade de pecados que cometeram. No entanto, os discípulos de Jesus Cristo, servos de Deus, sabem usar este sofrimento para sua vantagem.Em 1 Pedro 4: 1 diz: “Portanto, uma vez que Cristo sofreu por nós na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento, pois aquele que sofreu na carne já cessou do pecado.” O sofrimento físico em si, obviamente, não faz pôr fim ao pecado. Pelo contrário, quando as pessoas experimentam dor, perda e tragédia, o pecado dentro de si manifesta e eles são tentados a se sentir irritado, amargo, desanimado. Mas um discípulo faz o que seu Mestre, Jesus fez: ele leva esses pensamentos, nega-lhes, e coloca-los à morte. E um pouco de pecado morre. Isso é chamado de “sofrimento na carne”, porque negar a carne para realizar seus desejos é o mesmo que negar a sua auto vontade, e isso é doloroso. Isto é o que Jesus fez quando Ele estava na terra, e é a vontade de Deus para nós. No entanto, o resultado é que o pecado é vencido, e é substituído por virtude. Quando as pessoas o escolhem conscientemente para sofrer na carne, em vez de pecar e sofrer as conseqüências, então Deus finalmente é capaz de dizer Satanás “Veja, seu caminho não funciona. Pecado só conduz ao sofrimento, mas algumas pessoas estão escolhendo meu caminho. Eles estão escolhendo não pecar. Provou-se uma e outra vez, você não tem terra para ficar! ”E, em seguida, haverá um ajuste de contas.
Eternidade Você pode imaginar a ira de Deus sobre Satanás, então, quando Ele mesmo volta após todos esses milhares de anos, o tempo de julgamento está finalmente em mãos. Depois que Satanás forçou a mão de Deus, Ele teve que assistir a Sua criação sofrer ano após ano, século após século. Esperando com paciência para que as pessoas se voltam para Ele e sejam obedientes à Sua vontade, para que Ele pudesse erradicar o pecado, a longo prazo. Mas, finalmente, o momento para a paz chegou. Depois de tudo dito e feito, Satanás será lançado no mar de fogo e todo o sofrimento, toda a dor, toda a miséria terá desaparecido para sempre. Se formos obedientes à vontade de Deus, em vez de nossa própria vontade que está manchada pelo pecado, estamos do lado de Deus e prestativo na realização de Seu plano. O mais que escolhemos para viver em obediência a Deus aqui na terra, mais rápido o dia do julgamento virá. Quanto mais as pessoas optam por sofrer na carne (condenado à morte o seu pecado) e não obedecer as luxúrias e desejos pecaminosos em si mesmos, mais cedo Jesus vai voltar e colocar um fim a todo o sofrimento.
O que posso fazer? É difícil sentar e assistir o sofrimento propagando por todo o mundo e não saber o que você pode fazer. Mas aqueles que são fiéis a Deus tem o poder e a responsabilidade de aliviar o sofrimento e tornar o mundo um lugar um pouco melhor onde eles estão. Nós podemos ser uma bênção para aqueles que nos rodeiam por negar o pecado que tão de perto nos tenta, e que provoca discórdia e infelicidade. Quando estamos inclinados a responder de volta com palavras duras, podemos colocar o pecado à morte e responder suavemente e gentilmente. Quando somos tentados ao egoísmo, podemos praticar a generosidade. Quando vemos a injustiça e a crueldade, podemos ser campeões na justiça e compaixão. Nós também podemos orar. “A oração eficaz fervorosa de um justo pode muito.” Tiago 5:16. A oração é uma tremenda arma contra as trevas deste mundo. Se temos certeza de que estamos a viver em justiça, em seguida, nossas orações têm o poder de ajudar. Podemos orar pela cura, orar por misericórdia, orar para os pobres, para os necessitados, orar por líderes mundiais e governos, rogai por luz, vida e misericórdia para vir ao mundo, tanto quanto possível. Deus ouve essas orações. E quanto mais vivemos em justiça, quanto mais condenados à morte o nosso pecado, quanto mais lutamos contra a escuridão, então mais rápido o dia do julgamento virá, quando todo o pecado e sofrimento estará acabado para sempre. “Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém sem em santo trato, e piedade. Aguardando, e apressando-vos para o dia da vinda de Deus” 2 Pedro 3: 11-12. Esse dia está chegando em breve, o dia em que Jesus vai voltar, pronto para buscar Sua noiva, limpo e impecável, tendo escolhido o caminho de Deus por tudo isso. E então vem o grande final. Satanás será amarrado e jogado no lago de fogo para sempre. (Apocalipse 20:10) Nunca mais ele vai ser capaz de seduzir as pessoas a seguir o seu caminho e causar miséria e sofrimento. Então, Deus vai finalmente ser capaz de criar um novo céu e uma nova terra em perfeita paz e alegria e harmonia para toda a eternidade. Nenhum grito, nenhuma lágrima, nem tristeza. Nenhuma tentação, nenhum pecado, nenhuma discórdia, conflito, ou desobediência. Vamos viver juntos com Deus e Jesus e os santos. Nem um pingo de sofrimento nunca vai existir no universo novamente. Finalmente, e para sempre, tudo ficará bem."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_da_Igreja_Cat%C3%B3lica#Sofrimentoso·fri·men·to
"sofrimento", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/sofrimento [consultado em 19-11-2018].
https://cristianismoativo.org/por-que-deus-permite-o-sofrimento
 

Nenhum comentário: