Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Razão X Emoção

A vida deve ser comandada pela razão ou pela emoção
Pela teoria da dominância dos hemisférios cerebrais, qual deles seria o que melhor dominaria a vida das pessoas? O direito, que representa as emoções a criatividade, o dom artístico, a sensibilidade? Ou o esquerdo, que representa a razão, a objectividade, as ciências exatas, dom da construção e do planejamento?
Acreditando que haja uma dominância dos hemisférios, para além do conhecimento científico que demonstra não existir tal dominância, o ideal seria que houvesse um equilíbrio, nenhum dominando o outro e sim deveria haver uma integração entre a razão e a emoção.
Deveríamos tentar ouvir a voz do coração, das emoções, do instinto, da intuição, mas deveríamos ter o discernimento de quando "calar" a emoção, cujo momento não é apropriado e, deixar "falar", "aconselhar".
Às vezes "recebemos mensagens" de algum representante da natureza, porta voz do Criador, que o nosso coração, sede da emoção, embora os mais objectivos afirmem ser o cérebro, compreende e como a razão não conseguiu captá-la, tenta apagá-la como se não existisse, porém há que lembrar o que disse Sheakspeare "existe mais coisas entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia pode alcançar", se pensarmos nisso veremos que existe muito mais do que a nossa razão pode alcançar. O que importa é saber "ouvir essas mensagens", sentí-las e depois utilizá-las de acordo com o momento em que estamos preparados, se for o momento da razão prevalecer, eliminámo-las, mas se for o momento da emoção vencer, aproveitámo-la ao máximo. Muitas vezes elas são as respostas às perguntas que nos assaltam a mente, outras são as formas de agir em determinada situação, em outras são as soluções para os conflitos existentes, outras nos alertam para o perigo de determinada ação.
(Reflexão feita em 21/5/1997- FMUP )

Nenhum comentário: