Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 22 de abril de 2008

Habitat natural do Homem...a selva de pedra!


O Homem apesar de toda evolução tecnológica e científica que vem desenvolvendo parece não evoluir como ser humano que é, ao invés de estar subindo os degraus em direção a perfeição, traduzida pelo elevado desenvolvimento espiritual e com tudo de bom que dele advém: amor, confiança, respeito, honestidade, solidariedade, entrega, sinceridade, lealdade, fidelidade, partilha, busca da perfeição naquilo que faz, companheirismo, ajuda aos menos favorecidos, etc, parece estar descendo os degraus em direção ao instinto animal, com tanta violência que vem gerando, tanto ódio espalhado pelo mundo, tanto desrespeito pelo semelhante, pela natureza, por Deus e por si mesmo. Tanto egoísmo, tanto individualismo, tanta deslealdade, infidelidade, tantas vidas tiradas, tanto sangue derramado, "é lobo comendo lobo", são traições sobre traições, ninguém confia e não pode confiar em ninguém, uma luta desenfreada por ter cada vez mais e mais, mesmo que não necessite de ter mais, mas a ganância e ânsia de ter poder estimula o Homem a continuar, sem olhar se está atropelando alguém .
Neste patamar o Homem é capaz até de usar um outro ser humano como degrau para atingir seus interesses. Vivendo numa autêntica selva de pedra, selva essa que até o "rei da selva" tapa os olhos de vergonha pelo comportamento da Humanidade, pela hipocrisia, inveja, falsidade e desumanização, espelhando assim a vida na sociedade civilizada. Nem na selva os selvagens se comportam assim. Eles matam para saciar a fome ou para se protegerem ou protegerem a prole ou até mesmo o bando, quando estão sendo ameaçados.
E os ditos seres humanos o que fazem? colocam bombas em lugares onde sabem que atingirão muitos outros seres humanos, em nome de um fanatismo religioso; Mentem "com todos os dentes que têm na boca", atraiçoam aqueles que lhe depositam confiança. Negam-se a estender a mão a quem necessita de ajuda. Incendeiam florestas; tiram a vida dos seus próprios filhos (como a notícia de um pai que atirou a filha pela janela); Roubam o que o outro conseguiu muitas vezes a custa de muito suor, sacrifício e lágrimas; é um "salve-se quem puder". Palavras como amor, amizade, solidariedade, sinceridade, lealdade, confiança, respeito, só se encontram no dicionário.
Até o leão mais feroz é capaz de mostrar ternura para com a sua cria, eles respeitam e seguem as leis da natureza e da própria natureza.
Afinal quem são os selvagens?

4 comentários:

Nuno Coelho disse...

O mundo de hoje: Matar ou morrer.
Num mundo que não deixa muito tempo para os amigos e para o que gostamos de fazer, endurecemos um pouco e deixamos só um pouquinho de nós aparecer, àqueles que realmente nos fazem sentir à vontade.
Ainda bem que por alguns instantes, ao pé de algumas pessoas, podemos ser nós próprios, estar à vontade, respirar um pouco e descontrair. Pena que cada vez é mais dificil encontrar novos amigos que nos fazem sentir assim, pois nunca sabemos quem temos ao nosso redor.
Triste este nosso mundo, visto por olhos assim.

Abraço a todos
NC

Céu disse...

Obrigada Nuno pelo seu comentário, porém, pensei que mostraria o quanto estava enganada a cerca da "Selva", que me mostraria uma visão caleidoscópica da sociedade em que vivemos. Pensei que me mostraria que tudo não passava de infelizes exceções e que o "rei da selva" estaria cubrindo os olhos de vergonha por não poder ser como os Homens.
Contudo com o seu comentário fez surgir uma "luzinha no fim do túnel escuro", quando diz que por breves momentos que sejam algum ser humano consegue ser verdadeiro, respirar uma atmosfera limpa de toda a poluição, principalmente da poluição humana e sentir-se bem na companhia de um amigo.
Pelo seu comentário, obrigada porque você faz a diferença e como tal uma exceção ao que foi dito no "post" e assim reacende a chama da esperança de que possamos encontrar muito mais seres humanos que fazem a diferença e como tal encontram-se nos patamares superiores da evolução como seres humanos.
Obrigada porque me fez, por minutos, ver o mundo com lentes coloridas, como a luz refletida através de um cristal.
Um abraço

Nuno Coelho disse...

O mundo é feito de "Mundos"... Cada um de nós tem o seu, pequenos círculos em torno de todos nós, em que entra quem nós queremos, e fazemos parte do mundo de quem nos deixa entrar...
Muitas vezes estamos tão endurecidos pelo negrume dos nossos dias, que esquecemos que toda a gente com que nos cruzamos merece um sorriso, uma atenção, uma palavra simpática.
No fundo, não somos todos antipáticos! Só esquecemos, às vezes, de ser simpáticos com quem cruza o nosso caminho.
Infelizmente, cada vez mais se incentiva essa "antipatia social", os "socialmente mal educados" são tolerados, aceites como norma... Assim temos uma sociedade feita de pessoas frias para o mundo, e que se queixam de que o mundo está frio para elas!
Não creio que a solução seja sair à rua e abraçar todos, mas não é mau de todo começar por dizer "bom dia" às pessoas com quem nos cruzamos! Quem sabe, alguém devolve o nosso bom dia com um sorriso?
Abraço
NC

Céu disse...

Obrigada Nuno por mais este comentário, você tem razão em alguns pontos, muitas das vezes somos nós que projetamos o negro que vai dentro de nós para o mundo, mas também é verdade que dentro de nós existe menos cor e brilho porque o mundo que nos cerca assim o determina acaba entrando num círculo vicioso: quando eu estou mal jogo isso para o mundo mesmo que não seja intencional, o mundo fica mal e nos devolve esse mal ou ao contrário o mundo lança para nós o mal, nós ficamos mal e lançamos esse mal para o mundo, a forma de quebrar esse círculo passa por colocarmos um escudo que impeça do mal transitar de um lado para o outro e nisso mais uma vez você tem razão, o escudo seria o sorriso que impede do mal sair de nós para o mundo e impede o mal do mundo vir para nós. Um sorriso modifica tudo a nossa volta e a nós mesmos. Há uma frase a cerca do sorriso, que desconheço o autor, que diz : Mais vale um sorriso triste do que a tristeza de não saber sorrir. :)
Beijinhos com carinho e um sorriso para começar por mim a modificar o mundo. Eu estou fazendo a minha parte e você?! ;)