Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Amor Alicerce da Saúde...Essência da Vida!


O amor é o alicerce da saúde, essência da vida. O ser humano que não ama e não é amado leva uma existência vazia, possui um constante desequilíbrio energético, tornando-se vulnerável a todos os ataques vindo do exterior e do seu próprio interior, permitindo que a doença se instale dentro de si.
O primeiro passo para alcançar um equilíbrio energético passa por amar a si mesmo, isso implica em conhecer-se, admirar-se, porém sem iludir-se, olhar com olhos de ver, apreciar suas qualidades, mas também reconhecer seus defeitos, aceitar-se como é, modificar o que pode ser modificado, respeitar-se e cuidar de si mesmo...enfim dedicar parte do tempo a si mesmo...para fazer aquilo que gosta, seja praticar seu esporte favorito, cuidar da beleza do seu corpo, momentos de relaxamento, momentos de meditação (estar consigo mesmo, "ouvir" o seu eu interior), momentos de libertação de você mesmo, bate papo e encontro com seus amigos, assistir a um filme, ouvir música, dançar, fazer compras, de vez em quando dar um presente a si mesmo, caminhar a beira mar.
O 2º passo é amar o ser vivo. a natureza, o universo, mantendo um atitude de respeito pela vida, pela natureza, pelo universo.
O 3º passo é combater tudo que é nocivo ao organismo, à vida. O "stress" por exemplo, na dosagem certa é o que impulsiona ao desenvolvimento e está relacionado com o instinto de sobrevivência, porém, se em exagero, acaba minando o próprio sistema imunitário, deixando o organismo debilitado, vulnerável, fragilizado.
Mas, uma pergunta se interpõe: como combater o "stress"? Buscando o essencial que possibilite satisfazer as necessidades básicas, frenando a busca desenfreada pelo poder, contendo a ambição desmedida, travando o consumismo exagerado que implica em querer mais e mais, muito além do necessário, querer ter muito dinheiro para atender a esse consumismo, traçando objectivos alcançáveis a curto e a médio prazo, dando valor ao que tem e conquistou, ao invés de querer ter o impossível, vivendo dentro das suas possibilidades, o que não significa que tenha que ficar estacionado, muito pelo contrário, deve ir ampliando os horizontes, de forma dinâmica, gradual conforme for alcançando as metas traçadas.
Promover a saúde é justamente alcançar o equilíbrio energético. Segundo algumas correntes do conhecimento, a doença acontece quando há um desequilíbrio energético de um órgão ou até mesmo de forma global no organismo como um todo, daí algumas técnicas e/ou terapêuticas que visam justamente reequilibrar o organismo em termos energéticos, como a meditação, o tai-chi, como tasmbém é o caso do Reiki, que de forma geral, é o espalhar do amor incondicional pelo universo, é o canalizar da energia dispersa no cosmos e direcionar para o reequilíbrio da energia vital do ser vivo. Éuma doação cuja a intenção é o de ajudar ao próximo a restabelecer o seu equilíbrio energético, recuperando a sua saúde física, mental e espiritual.
Muitas vezes o desequilíbrio energético está ao nível do espírito ou da mente, porém manifesta-se no físico, são as chamadas doenças psicossomáticas, neste caso, a pessoa afetada começa a apresentar queixas e sintomas, mas que não se consegue chegar a um diagnóstico preciso ou objectivo, os exames apresentam resultados normais, mas a pessoa sente-se doente e quanto mais lhe é dito que está tudo normal, mais doente fica, porque sente-se doente e ninguém descobre a sua doença.
Em resumo o amor é a essência da vida, é o alicerce da saúde, através dele o impossível torna-se possível, até mesmo a morte é modificada pelo amor. O amor gera esperança, fortalece e ajuda a transpor os obstáculos, dá vida à própria vida, faz com que tudo se renove dentro de nós e fora de nós, nos impulsiona a seguir sempre em frente, redobra as forças e a vontade de viver e superar a sua própria doença e a doença do outro.

Nenhum comentário: