Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Elogio ...um enaltecimento ou um instrumento?



Elogio "ao pé da letra" significa o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou de alguém. Mas nem sempre um elogio é verdadeiro, depende de quem o proclama e intenções com que o faz, depende também do alvo a que se destina e do momento.

Há muitas pessoas que utilizam o elogio como um instrumento para alcançar um objectivo ou determinado fim, este não é verdadeiro, por exemplo, o "puxa-saco" do patrão, que usa elogios para obter uma promoção no emprego.

Há elogios em que a pessoa é sincera, acredita que reconheceu no outro uma qualidade ou virtude, mas que na realidade esta não existe, simplesmente a pessoa não olhou com a objectiva da razão e sim com a lente da ilusão ou deixou-se levar por uma fantasia criada por si mesmo.

Há casos em que a pessoa que é alvo do elogio não reconhece em si tal qualidade e virtude e por isso contesta o elogio, acabando por tornar-se uma pessoa desagradável, embora não intencionalmente.

No primeiro caso o elogio falso só dará frutos se o alvo dele for uma pessoa vaidosa, narcisista e egocêntrica, fútil e superficial para se "deixar levar" por esse elogio.

No segundo caso a pessoa que está iludida a cerca da outra, mais cedo ou mais tarde, infelizmente, sofrerá uma desilusão, decepção ou frustração.

No terceiro caso o alvo do elogio que considera imerecido, contesta justamente para que a pessoa que o enalteceu não venha a sofrer uma desilusão ou decepção a seu respeito, embora tal virtude ou qualidade possa existir e seja detectado pelo outro, porém a própria pessoa, por baixa da auto-estima, falta de confiança em si mesmo, insegurança ou desconhecimento de si própria, não consiga ver, admitir ou valorizar.

Contudo um elogio quando verdadeiro demonstra a atenção e apreciação que o outro tem para connosco ou que temos para com o outro, demonstrando a admiração dos outros por nós e de nós pelos os outros.

Quando recebemos um elogio ficamos elevados, o nosso coração fica aquecido, nem que seja por breves minutos, caso a realidade nos chame a razão novamente, ou serve de estímulo para sermos ainda melhores, caso aceitemos que merecemos tal elogio.

Nenhum comentário: