Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sonho & Fantasia...uma pausa na Realidade!



O sonho de olhos abertos ou a fantasia que construímos com a ajuda da nossa imaginação, será uma pausa na realidade? será o ponto de partida para transformar a realidade? Será o "chute inicial"ou a meta a ser alcançada, impulsionando a construção da realidade na caminhada pela vida?

Os sonhos ou as fantasias por vezes dão rumo e sentido à vida, alargam os nossos horizontes, mas, por vezes, são limitadores e frenadores, podendo mesmo levar a que fiquemos sem rumo na própria vida, por exemplo:


*Quando custamos a alcançar um sonho, não desistimos dele e à custa disso vamos limitando a progressão na vida, não nos desenvolvemos mais, perdemos oportunidades, deixamos de fazer planos ou projectos porque pensamos"não vou poder dar continuidade a este projecto se eu conseguir realizar o sonho que almejo". Se esse for relacionado com uma actividade profissional e passa a ser o sonho de uma vida, quando o realizamos já muito tarde, ficamos perdidos, porque estivemos tentando alcançá-lo, mas esquecemos de sonhar o depois do sonho e aí tomamos consciência de que a vida passou, deixamos de fazer muitos planos de alcançar metas, por um sonho que talvez até nem estivéssemos preparados ou vocacionados para ele, ou que ele aconteça fora do contexto ou local que fora sonhado, acabamos por ficar sem rumo na vida e por vezes até nos questionamos "valeu a pena ter corrido atrás deste sonho? e agora que o sonho tornou-se realidade, mas com alguns anos de atraso, o que fazer?


* Quando vivemos um sonho ou uma fantasia, que nos pega de surpresa por não o termos sonhado ou fantasiado, apenas pegamos "carona" no sonho ou fantasia de alguém, que nos envolve totalmente, inserindo-se na nossa realidade e momentaneamente modificando-a, também ficamos perdidos, caso esse sonho ou fantasia deixe de existir, porque na verdade, já se tornou realidade para o seu autor, mas para nós como foi tão lindo, tão fascinante, nos fez viver momentos de intenso prazer, nos mostrou um novo mundo, ampliou os nossos horizontes, nos fez ultrapassar nossos limites, ficamos sem saber como voltar para a nossa realidade de antes. Uma alternativa, talvez, seria reconstruir esse sonho ou fantasia, tornando-o de nossa autoria, isto se não for um sonho ou fantasia proibida, caso contrário, o que se pode fazer é guardar esse tesouro que a vida nos emprestou, no cofre do coração e quando a realidade estiver nos sufocando, poderemos abrir o cofre e recordar tão precioso empréstimo.

Nenhum comentário: