Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Perfeição...uma escalada para o infinito!

Refletindo sobre um comentário deixado pela Lola no post "comentários no blog...", onde mencionou a perfeição ser "algo ilusório", surgiu a recordação sobre a reflexão relativa à perfeição:
A perfeição pode ser comparada como uma escada infinita, quando estamos num degrau visualizamos aquilo que seria o patamar ou o fim da escada, traçamos metas e definimos objetivos, superamos os obstáculos e quando atingimos esse patamar, mas ao alcançá-lo, vislumbramos mais uma série de degraus degrau e outro patamar a ser alcançado e assim sucessivamente. Exatamente quando avistamos um monte, pico ou cume elevado, temos a falsa noção de que se o escalarmos até o seu pico máximo conseguiríamos ver todo o horizonte ao redor, "ter o mundo aos pés", porém não é assim, porque logo avistamos um outro pico mais elevado que não nos deixa ver através dele. Poderemos ir de um em um escalando um pico que ao atingirmos seu cume visualizamos outro e mais outro e assim sucessivamente.
Tudo isso demonstra que a perfeição não é algo atingível, porque é um equilíbrio dinâmico, quando conseguimos nos aproximar, logo afasta-se para mais longe de nós, fazendo com que retomemos o caminho para tentar alcançá-la, quanto mais nos aproximamos, mais percebemos a distância que nos separa dela.
Exatamente como o auto-conhecimento, quando mais nos conhecemos, mais nos distanciamos de nós próprios, menos nos reconhecemos, por vezes isso pode traduzir que estamos subindo os degraus e nos aproximando da perfeição ou pode significar que estamos descendo os degraus para nos tornamrmos mais imperfeitos ainda.
Contudo, não significa que devemos deixar de buscar a perfeição naquilo que fazemos, pelo contrário devemos tentar o mais próximos possível, tendo-a sempre na linha do nosso horizonte, se não a tivermos no nosso ângulo de visão, significa que não demos o nosso melhor, ficamos aquém daquilo que poderíamos ter realizado ou ter sido.

2 comentários:

Lola disse...

É isso aí Céu...buscar não significa alcançar, mas estar indo ao encontro de...não é mesmo?
Ao deixarmos de ir em busca do que seja (perfeição, auto conhecimento, ou coisas mais simples como perder peso, aprender algo), só pq é difícil, ou impossível de se alcançar, significa que estamos desistindo antes mesmo de tentar.
Então caros leitores desse blog tão positivo, não deixem de por aqui passar, pois um pouco que vc absorva daqui, já terá bastante para refletir e buscar.
Até a próxima!

Céu disse...

Obrigada Lola pelo seu comentário que veio, de forma objetiva complementar, o que foi dito.
Obrigada também por suas palavras finais "blog tão positivo" e pelo incentivo à reflexão. Considero que aqui seja um "cantinho de reflexão" gostaria que fosse não só para expressar as minhas reflexões,como de quem quisesse partilhar as suas próprias reflexões, como você, o Pedro e o Carlos tem feito.
Um abraço