Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

domingo, 19 de julho de 2009

Reiki, Yoga, Tai_Chi... expressão da 3ª Inteligência

A 3ª Inteligência talvez possa ser mais desenvolvida nas pessoas que praticam Yoga, Tai_chi, Reiki, ou então estas podem expressar em maior ou menor grau o Coeficiente Espiritual daqueles que a praticam, ou talvez possam conduzir ao desenvolvimento da 3ª inteligência latente no ser humano.
Reiki (Rei=> Energia Cósmica, Ki=> Energia Vital) é uma técnica oriental de reequilíbrio energético. fundamentada em 5 princípios (proferido todos os dias):

Somente hoje, não me irrito.
Somente hoje, não me preocupo.
Somente hoje, sou humilde e agradeço todas as bênçãos.
Somente hoje, trabalho honestamente.
Somente hoje, respeito todos os seres vivos.

Segundo alguns as doenças acontecem quando há um desequilíbrio energético do organismo, seja a nível físico, mental ou espiritual. O Reiki seria a medicina espiritual, onde através da imposição das mãos do Reikiano (este seria um canal de retransmissão energética) a energia do Cosmos seria direcionada para a parte afetada da energia vital (energia que constitui todo o ser vivo ) reequilibrando-a, afastando a doença. O praticante de Reiki, é sintonizado ou iniciado no Reiki por outro Reikiano que possui o 3º nível (Reiki Essencial) ou o 4º nível (Reiki tradicional) de sintonização, onde seus canais energéticos são desbloqueados, para que a energia Cósmica flua livremente através deles e saia pela palma de suas mãos para o local aonde existe um bloqueio ou desequilíbrio da energia vital de um ser vivo (animal ou vegetal). Essa Energia Cósmica penetra através do 7º Chakra (coroa) cuja localização encontra-se no vértice craniano, em íntima conexão com o 6º Chakra (frontal ou 3ª Visão) localizado no centro da testa entre os 2 olhos. Reiki é doação, é o amor incondicional, daí poder acreditar que tenha relação com a 3ª inteligência, sendo como forma de expressão dela, seja como o caminho que conduz até ela.


O Tai_Chi, base das lutas marciais, é uma meditação em movimento, que leva ao equilíbrio corpo e mente. Seus movimentos são lentos, precisos, graciosos, há uma interação entre o microcosmos (o corpo e a mente) com o macrocosmos (Universo) há uma troca de energia, cujo produto final é o equilíbrio energético. É um momento de interiorização onde todos os sentidos são despertados, mas ao mesmo tempo silenciados para a libertação do eu interior. Os praticantes de Tai_Chi parecem ter uma vivência espiritual bastante acentuada, podendo ser consequencia de ter um coeficiente espiritual elevado ou pode ser que tenha um coeficiente espiritual mais desenvolvido justamente pela prática do Tai-Chi.


A Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. Esta relacionada com práticas de meditação utilizadas pelo Budismo e pelo Hinduísmo. Acaba conduzindo ao equilíbrio mente e corpo, tornando ambos "disciplinados" promovendo uma interiorização, um contacto íntimo com o espírito. Nem todos conseguem praticar yoga. Provavelmente aqueles que conseguem possuam um coeficiente espiritual mais elevado ou então através da yoga conseguem desenvolver mais a 3ª Inteligência ou expressá-la.


Tudo isto é apenas uma reflexão desencadeada pelas perguntas deixadas no comentário ao post sobre a 3ª Inteligência. Seria bom que houvesse mais expressão de reflexões, especialmente por parte de quem pratica uma destas técnicas, corroborando, acrescentando ou até discordando dessa reflexão exposta, numa tentativa de conhecer mais sobre a fantástica mente humana.

Nenhum comentário: