Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Apague o cigarro...seu organismo merece, o Universo agradece!

O cigarro é um vício que causa malefício a quem fuma e não só, a toda a natureza.
A imagem é do Poster "Novo Milênio: Liberte-se da Escravidão do Tabaco"(mostrando a história, a composição e os malefícios que o cigarro gera no ambiente e no próprio organismo do fumador e dos fumadores passivos) sobreposta pela imagem do INCA. O objetivo é promover um momento de reflexão, relembrando alguns aspectos fundamentais que possam despertar no fumador o desejo de libertar-se da “escravidão” do cigarro! :

Existem cerca de 1.200.000 fumadores no mundo, 800 milhões pertencem aos países em vias de desenvolvimento, um número preocupante em termos de saúde, se levarmos em consideração os malefícios que o tabaco provoca não só nos fumadores como nos fumadores indiretos (fumadores passivos)

A OMS considera o tabagismo como pandemia pois mata anualmente 3 milhões de inívíduos no mundo, se assim continuar em 2020 esse número chegará a 10 milhões. É responsável por 90% do câncer do pulmão e 30% de todos os cânceres. Os cigarros podem custar ao fumador 25% do seu salário. A maior parte dos benefícios vai para as indústrias e não para o agricultor.

História =>Surgiu 1.000 a .C. na América Central, sua planta Nicotiana Tabacum chegou ao Brasil através das migrações Tupis-Guaranis. Os portugueses tomaram conhecimento, pelo contacto com os índios, disseminando-o pela Europa no Séc.XVI. A partir do Séc. XIX iniciou-se a sua industrialização na forma de cigarro.

Composição da fumaça do tabaco=> 4700 substâncias tóxicas diferentes:
Fase gasosa (irritantes para os olhos, nariz, garganta e paralisia dos movimentos ciliares dos brônquios): Monóxido de carbono; Amônia; Cetonas; Formaldeído; Acetoaldeído; Acroleina
Fase particulada: Nicotina; Alcatrão com 23 substâncias cancerígenas, sendo os mais conhecidos: Arsênico; Níquel; Benzopireno; Cádmio; Chumbo; Agrotóxicos ; DDT; Substâncias radioativas (Polônio 210 e Carbono 14 )

Efeitos do monóxido de carbono
*Formação de carboxihemoglobina =>Redução da capacidade de transporte de oxigênio para os tecidos
*Tóxico
*Doenças cardiovasculares e respiratórias
*Efeito nefasto sobre o desenvolvimento do feto =>abortos espontâneos, nascimentos prematuros, baixo peso, mortes fetais e RN

Efeitos da nicotina
(A nicotina entra na corrente sanguínea através dos pulmões e alcança o sistema nervoso em 7 segundos, atua sobre os receptores da dopamina no cérebro, causando vasoconstricção das artérias e veias, elevando a pressão sanguínea e aumentandoo ritmo cardíaco).
*Cancro do pulmão (Em 98% dos tabagistas são encontrados, na mucosa que reveste os brônquios, alterações de células compatíveis com lesões pré-cancerígenas; Segundo a American Cancer Society fumadores de >20 cigarros/dia têm 15 a 25 vezes mais probabilidade de morrer de câncer do pulmão que os não fumadores).
*Enfisema
*Reforço da vontade de fumar (nicotina)
*Aumento da T. A . e do depósito de colesterol nos vasos sanguíneos => Enfarto do miocárdio, A . V . C , embolia pulmonar e tromboflebite (nas mulheres com anticoncepcional oral)
*Atraso de 3 meses na aprendizagem; 4 meses para a leitura e 5 meses para a matemática, na criança de 7 anos filha de fumadoras
*Bronquite, pneumonia e infecção respiratória geral nos bebés que inalam a fumaça do cigarro
A fumaça do cigarro contém 3 x mais nicotina e monóxido de carbono e 50 x mais substâncias cancerígenas que dispersam-se pelo meio ambiente fazendo com que o não fumador inalem a mesma concentração de substâncias tóxicas.
Durante 01 jornada de trabalho, em ambiente fechado onde há fumadores, os não fumadores podem ter concentrações de nicotina no sangue, equivalente a fumar de 1 a 10 cigarros.
Os não fumadores sofrem os efeitos imediatos da pouição ambiental: irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento dos problemas alérgicos, principalmente das vias respiratóriaas e problemas cardíacos, tais como aumento da T.A . E angina e aumento do risco de ter aterosclerose.
Danos ambientais
*Desmatamento (para limpar a terrapara o plantio; lenha para os fornos que secam as folhas do tabaco)
*Fertilizantes químicos, agrotóxicos e desbrotantes em grande quantidade para esterilizar o solo e matar a pragas
* Depleção dos nutrientes do solo
Reflexão:
Você é: Pouco inteligente? Egoísta? Criminoso? Alguém contra a natureza? De um país subdesenvolvido? Um fraco? Um iludido?
Você tem: Pouca auto estima? Pouca vontade de viver? Pouco apreço pela saúde? Pouca cultura? Pouco apreço pela liberdade? Pouco amor por si mesmo? Pouco amor por sua família e seus amigos? Dinheiro sobrando?
Você não tem: Força de vontade? Respeito por si e pelo Universo?
Você quer: Enriquecer os empresários da indústria tabaqueira? Empobrecer o seu país? Pertencer a um país doente? Crianças desnutridas, com peso inferior?
Crianças com atraso na aprendizagem? Desperdiçar 25% do seu salário/vencimento?
Ser velho precocemente? Ter um câncer? Ter abortos espontâneos? Nascimentos prematuros? Antecipar sua morte? Continuar escravo de um objeto?
Então continue fumando! Você encontrará o que procura!!

Você é: Inteligente? Culto? Amigo de si mesmo?
Você tem: Elevada autoestima? Vontade de viver? Saúde? Respeito por si mesmo? Respeito pela natureza?
Você gosta: Da sua família? Dos seus amigos? De sentir o sabor da comida? De ter dentes e dedos sem manchas?
Você quer: Ser saudável? Pertencer a um mundo saudável? Filhos saudáveis?
Então porque perder tudo isso? Apague o cigarro!!!

Deixar de fumar é difícil, mas não impossível! O primeiro de tudo é querer deixar de fumar, depois existem alguns suportes de apoio como, utilização de disco dérmico, pastilhas elásticas compostas por nicotina, terapias como acupuntura, autohipnose (se desejar saber como mande um mail para barbara.aslan@gmail.com), entre outras, só depende de você querer!
Então o que está esperando para se libertar dessa “escravidão” que tem vivido até hoje?
Está em suas mãos! Apague o tabaco da sua vida!
O Universo pede...seu organismo merece... e seu bolso agradece!
Harrison’Principles of Internal Medicine – 15ª Ed
http://www.cigarro.med.br
http://saude.sapo.pt/gPR/318593.html

Nenhum comentário: