Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


domingo, 6 de dezembro de 2009

Natal: Renovação da vida!

"Olá, Nem nasci, e já estou trabalhando... Meu nome é... Hummm... ainda não tenho nome...Mas de qualquer forma, eu vou guiá-lo nessa "viagem" que se chama Vida: tudo começou com uma “corrida” dos espermatozóides do papai, o vencedor uniu-se então ao òvulo da mamãe e sofreu várias divisões, implantou-se no útero da mamãe e aí começou o meu desenvolvimento:

5ª/6ª SEMANA:Eu flutuo numa bolsa de líquido. Possuo cérebro, espinha e um sistema nervoso central simples.
12 SEMANAS:Todos os meus órgãos internos estão formados, a maioria funcionando, estou mais protegido contra infecções e drogas. As pálpebras se desenvolveram e estão fechadas sobre os olhos. As orelhas já têm os lóbulos. Os membros estão formados, com dedos nas mãos e nos pés. . já mexo os músculos da boca, abro e fecho os lábios, e faço “ biquinho” e “beicinho”.
16 SEMANAS: Minhas sobrancelhas e cílios estão crescendo, tenho uma lanugem fina na face e no corpo (conhecida por lanugo). Minha pele é tão fina que deixa transparecer as redes de vasos sangüíneos por baixo dela. As articulações dos braços e das pernas já se formaram, e os ossos começam a se desenvolver. Os órgãos genitais estão tão desenvolvidos que o meu sexo é evidente. Eu faço movimentos de respiração com o tórax. Já chupo os polegares. Também já me movo com vigor, mas provavelmente você ainda não possa sentir mexer-me. Meu coração está batendo quase duas vezes mais rápido do que o seu. Depois da 14ª semana, o médico pode ouvir as batidas com um aparelho especial. Meço 16cm - Peso: 135g
20 SEMANAS: Já tenho cabelo. Os dentes se desenvolvem. Começa a formar-se a vernix caseosa, substância gordurosa que vai proteger a minha pele no útero. Meus bracinhos e as pernas estão bem desenvolvidos. Recebo substâncias protetoras por meio de seu sangue. Elas vão ajudar-me a resistir às doenças nas primeiras semanas. Sou muito ativo. Você já deve ter começado a sentir meus movimentos. Reajo a ruídos externos, mas não se preoculpe se não me mexo muito. Os bebês passam por períodos de quietude nestas semanas. Meço: 25cm - Peso: 340g

24 SEMANAS: Meus músculos dos braços e das pernas estão bem desenvolvidos, e eu os exercito bastante. Eu tenho períodos de muita atividade nos quais você sente mexer-me, e outros de calma. Eu tusso e soluço. Meço: 33cm - Peso: 570g
A VISÃO - minhas pálpebras ainda não se separaram, mas, por volta da 28ª semana, vou abrí-las e fechá-las, começando a enxergar.
A AUDIÇÃO - sou capaz de ouvir sua voz e posso ser acordado por música em volume alto. Talvez prefira algum tipo de música e o demonstre com meus movimentos. Reajeo com um pulo a ruídos repentinos.
EXPRESSÕES FACIAIS – eu franzo as sombrancelhas, aperto os olhos, faço “beicinho” e abro e fecho a boca.
SUGAR, ENGOLIR E RESPIRAR - eu sugo o polegar e engulo aquela água quente (líquido amniótico) que o envolve, eliminando-a em forma de urina. Algumas vezes bebo líquido demais e fico soluçando. Faço movimentos de respiração com o peito, como se estivesse praticando para a vida fora do útero.
O PALADAR - As papilas gustativas estão se formando, e, ao redor da 28ª semana, reajeo a sabores doces, ácidos ou amargos.
CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA – sou nutrido pela placenta e protegido pelo líqüido amniótico, que regula a temperatura e me protege contra infecções e choques, e é renovado a cada quatro horas.
MOVIMENTOS - chuto, esmurro e algumas vezes dou cambalhotas. Os punhos de fecham.
PADRÕES DE SONO - adormeço e desperto ao acaso, e é provável que fique mais ativo quando você está tentando dormir.
PERSONALIDADE - A parte do cérebro relativa à personalidade e à inteligência fica muito mais complexa durante o sétimo mês. Assim, a minha personalidade logo vai estar se desenvolvendo.
28 SEMANAS: Minha pele está vermelha e enrugada, mas por baixo dela já está começando a acumular gordura. Houve um grande progresso na parte intelectual do meu cérebro, que está maior e ficou mais complexo. Sinto dor e reajeo exatamente como que já esteja completo. Meço: 37cm - Peso: 900g a 1kg.
32 SEMANAS: Sei agora a diferença entre claro e escuro. Por falta de espaço no útero é provável que fique sempre com a cabeça para baixo, em posição para o parto. Meço: 40,5cm - Peso: 1,6kg.
36 SEMANAS: provavelmente já estou com a cabeça encaixada na posição de parto. Unhas finas cresceram nos meus dedinhos dos pés e das mãos. Como sou menino, os testículos já desceram. Nas quatro próximas semanas de gestação, vou ganhar cerca de 30g por dia. Meço: 46cm - Peso: 2,5kg
40 SEMANAS: A maior parte da lanugem já desapareceu. Posso estar todo coberto de vernix caseosa ou ter apenas restos nas dobras da pele. Uma substância escura, chamada mecônio, se acumula nos meus intestinos. Ela será eliminada como as primeiras fezes depois do nascimento. Meço: 51cm - Peso: 3400kg
Durante o meu desenvolvimento a mamãe foi acompanhada pelo nosso Médico de Família: 1ª Consulta pré natal:Anamnese; Exame físico (geral, ginecológico e obstétrico); Determinações analíticas sistemáticas (grupo, hemograma completo, sideremia, glicemia em jejum, uremia, urecemia, creatinemia, VDRL, rubéola, toxoplasmose, AgHBs, anticorpos anti HIV, Urina tipo II,urocultura e teste de sensibilidade se positiva, rastreio bioquímico de cromossomopatias e defeitos do tubo neural às 14-18 semanas, teste de coombs diretyo se Rh negativo, prova de O’Sullivan) e específicas( eletroforese da hemoglobina, provas de função renal, provas de função hepática e marcadores da hepatite B se AgHBs positivo, estas são as específicas se houver algum indício para isso). Exames complementares sistemático : Ecografia às 14-16 semanas: Datação da gravidez, diagnóstico de gestação multifetal, patologia ovular, detecção de mal formações, patologia ginecológica associada, este é; Específico: Amniocentese genéticas às 14-16 semanas se: Idade materna >35, abortos de repetição, filhos anteriores com malformações, suspeita de malformações fetais na gestação em curso.Detecção de fatores de risco; Informações gerais à gravida Consultas subsequentes: (Até às 32 semanas, mensal; 33 às 37,quinzenal e a partir das 38, semanal.Controle:T.A, peso, análise de urina através da fita teste, altura uterina, auscultação fetal, avaliação do estado geral, revisão da dieta e outras prescrições prescrição, avaliação da situação e apresentação fetal no 3º trimestre, toque vaginal a partir das 34-35 semanas Exames complementares: Ecografia às 18-20 semanas (avaliação do crescimento fetal, detecção de malformações, localização da placenta, volume de líquido amniótico,dinâmica fetal, patologia funicular, sexo fetal); Ecografia às 32-36 semanas (avaliação do crescimento fetal, detecção de malformações, patologia e localização placentária, volume de líquido amniótico, dinâmica fetal, patologia funicular, perfil bio físico fetal, fluxometria)Análises específicas do 3º trimestre: Aminotransferases, bilirrubina total, fosfatase alcalina, AgHBs, VDRL




“Quando começa a minha viagem para o mundo exterior, sou comprimido no fundo da cavidade pélvica, debaixo de arcos formados por ossos, músculos espessos e ligamentos de sustentação.É uma viagem misteriosa, mágica, original, surpreendente e cheia de surpresas. Atravesso uma barreira de diferentes tipos de estimulação sensorial”.

Aqui estou eu, depois de passar neste túnel escuro e estreito , onde tive que me encolher todo, mas com a ajuda da mamãe que muito sofreu ....agora posso “pular fora” pois estou vendo duas mãos acolhedoras, (não sei se são de um médico ou de uma enfermeira), para me segurarem.


Oba, é Natal! Jesus fez esta “viajem” para mostrar que o Amor é a essência da vida, se ele não estiver presente no coração dos Homens, então surgirá a guerra, violência, desrespeito ao ser humano e a natureza , injustiça, má distribuição de renda, miséria, incompreensão, ódio, ofensas, roubo, desconfiança, desespero, sofrimento, solidão.
2009 anos depois e o Homem vive em guerra, inseguro, desconfiado e solitário, porque não aprendeu que o Natal é a renovação da vida e o Amor é a sua essência:





Que todos tenham um feliz Natal!

Nenhum comentário: