Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O sorriso ilumina a Alma!









Outrora recebi uma mensagem no correio eletrônico sobre a força e o poder de um sorriso:

O sorriso
Um sorriso tem a força de muitos remédios, quando o recebemos no leito de um hospital, quando estamos solitários na doença.

Um sorriso tem o poder de reabilitar as forças, quando estamos desistindo de alguma coisa,quando a nossa vontade é vencida pelo desânimo.

Um sorriso tem o dom de acalmar; a criança que chora, mesmo com fome,o idoso que se lamenta, mesmo diante da dor,o homem angustiado, mesmo diante da humilhação,a mulher desenganada, mesmo diante da cirurgia, ao animal ferido, mesmo abandonado, ao cristão abatido, mesmo sem fé, ao servo humilde, mesmo diante das injustiças.

O sorriso é a porta aberta da felicidade interior, é dádiva que ilumina não apenas o rosto, mas toda a alma,é um bem sem preço, que estimula o que recebe,alimenta quem o dá, e toca sinos lá longe, lá no alto, direto e sem mistérios, o sorriso é como luz,é mensageiro divino de uma força amiga,de um amigo que tudo vê, o amigo Jesus. Paulo Roberto Gaefke

Então surgiu a necessidade de saber mais a cerca do sorriso, este remédio tão poderoso, a custo zero:

EVOLUÇÃO DO SORRISO DO BEBÊ
Primeiras semanas=>é um pré-sorriso, um reflexo. Representa apenas a resposta involuntária a um som ou a uma voz.
1º mês=>agora o bebê é capaz de esboçar um sorriso breve, principalmente quando vê papai e mamãe.
3º mês=> finalmente surge o sorriso consciente, com uma intenção bem definida. Sorriso de verdade.
4º mês=> além dos pais, o bebê já sorri quando reconhece outras pessoas igualmente familiares.
6º mês=> fase das descobertas, ele ri à vontade, sobretudo quando reencontra um objeto que parecia ter desaparecido.
8º mês=>cada gesto que alguém faz ou uma careta é um ótimo motivo para sorrir. Experimente só.
1 ano=> Quer ver o maior sorriso? Brinque de esconde-esconde. É sucesso garantido.

FISIOLOGIA DO RISO
1- No riso ou sorriso, sobrevêm espasmos clônicos (alternância entre rigidez e relaxamento) do diafragma num número próximo a 18

2- A maioria dos músculos faciais contrai-se: …O lado superior da boca e seus cantos elevam-se. …Erguem-se as pálpebras, as sobrancelhas e o lábio superior, enquanto que a pele do ângulo palpebral enruga-se. …As narinas dilatam-se e elevam-se, a língua estira-se um pouquinho e as bochechas dilatam-se e levantam-se suavemente. … A mandíbula vibra ou retrai-se suavemente (para fornecer aos pulmões dilatados a maior quantidade de ar possível) e a cabeça (na gargalhada) é atirada para trás.

3- O tronco fica tão aprumado que chega a se inclinar para trás, até que uma sensação de cansaço no diafragma e nos músculos abdominais provoca uma flexão oportuna do tronco.

4- Todo o sistema vascular dilata-se dando origem a uma subsequente ruborização devido aos capilares situados na face e no pescoço e, às vezes, observa-se o aparecimento desta coloração no crânio e nas mãos. Por esta mesma razão, muitas vezes os olhos arqueam-se ligeiramente para adiante e a glândula lacrimal entra em atividade, geralmente causando apenas um aumento do brilho dos olhos, mas à vezes, agindo de tal forma que as lágrimas extravazam inteiramente de seu canal. (descrição extraída pelo Dr. Raymond A. Moody Jr. de um artigo publicado num revista científica do final do século passado - in “Cura pelo Poder do Riso - Ed. Nórdica - 1978 - Rio de Janeiro)

BENEFÍCIOS DO RISO

1- função imunológica melhor … As lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas (um anticorpo que é a sua primeira linha de defesa contra algumas infecções virais e bacterianas) … A boca também passa a ter mais imunoglobulina.

2- Produção de beta-endorfinas aumentada (opiáceos internos que o ajudam a relaxar e reduzem a dor)

3- Redução dos hormônios do estresse produzidos pelas glândulas suprarenais …O nível de cortisol aumenta de forma nociva durante o estresse e diminui significativamente com o riso.

4- A pressão sangüínea aumenta durante o riso e depois cai abaixo dos níveis de repouso

5- Redução da tensão muscular depois do riso (relaxamento)

6- Maior oxigenação do corpo: …O ar é expelido em grande velocidade dos pulmões e do corpo quando você dá uma boa gargalhada. Isso é bom para pensar com clareza e para uma boa forma aeróbica 5- Efeito anti-inflamatório nos ossos e articulações … Pode reduzir a inflamação e aliviar a dor em condições artríticas. (conforme Mariana Funes in “O Poder do Riso - um antídoto contra a doença - Ed. Ground - 2001 - São Paulo - p. 12/13)

A FISIOLOGIA DO BOM HUMOR
O riso tem impacto sobre o corpo humano:

1- Coração =>O ritmo cardíaco acelera e, pulsando com mais vigor, faz circular mais sangue pelo organismo. Isso aumenta a oxigenação dos tecidos.

2-Pulmões =>Durante uma risada, aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação de ar é mais profunda e a expiração, mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são eliminados, promovendo uma espécie de "faxina" nos pulmões.

3- facilita a digestão e o funcionamento do aparelho intestinal …Os músculos abdominais são os mais exercitados durante a risada. Esses movimentos funcionam como uma massagem para o sistema gastrintestinal.

4- Vasos Sanguíneos=> Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial baixa.

5- Sistema Imunológico fortalecido …A risada faz com que o nível dos hormônios responsáveis pelo "stress" baixe. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo o sistema imunológico se fortalece. A produção de células de defesa do organismo aumenta e elas se tornam mais ativas. Luana Godoy

RISOTERAPIA

O livro "A Terapia do riso" fornece alguns passos para praticar a risoterapia, na sua vida. Confira as dicas de Eduardo Lambert:
1-Ame-se, estime-se e valorize-se.
2-Cultive sempre o bom humor.
3-Viva com paz na consciência.
4-Viva o presente com entusiasmo.
5-Cultive e pratique o bem.
6-Fale de assuntos alegres, conte piadas sadias.
7-Dê um sentido positivo e de qualidade à vida.
8-Tenha sempre atitudes positivas perante tudo.
9-Use sempre o diálogo, pois é conversando que as pessoas se entendem.
10- Ame o próximo como a si mesmo.
11-Semeie boas sementes para colher bons frutos.
12-Tenha qualidade de vida.
13-Ame a natureza e o planeta.
14-O otimismo gera simpatia.
15-Olhe-se no espelho e sorria para você.
16-Sorria muito, sorria sempre.

O RISO AJUDA A CURAR

Quando a pessoa está melhorando nós falamos: “Olha lá, já está até rindo !” Alguns relatos que corroboram que o riso ajuda a curar:
1-Jack Lawson conta o conhecido caso de um importante executivo de Nova Iorque que quando ficou sabendo que estava condenado à morte por um câncer irreversível, decidiu passar seus últimos dias com a mulher que amava, em um bom hotel, assistindo em vídeo todos os filmes dos irmãos Marx. Toda esta combinação e, principalmente, o tempo passado divertindo-se a valer e rindo das piadas e das palhaçadas dos Três Patetas foi espetacular. Não só não morreu na data prevista por seu médico, como depois de algumas semanas seu câncer havia desaparecido. Curou-se.(in Endorfinas - A droga da felicidade - 1998)

2- Dr. Raymond A. Moody Jr. conta o relato publicado na conservadora New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas revistas médicas do mundo, no qual Mr. Norman Cousins, editor norte-americano que após um episódio estafante ocorrido ao retornar de uma viagem ao exterior, começou a sentir dores e mal-estar acompanhado de febre, o que foi diagnosticado como uma grave doença do colagênio, sendo que as perspectivas de cura não eram nada favoráveis. Ele pensou: se as emoções negativas podem perturbar o organismo, por que não poderiam as emoções construtivas restabelecer a harmonia? Assim, ele começou a assistir filmes cômicos (Câmera Escondida) e proibiu as pessoas de ir visitá-lo sem uma piada para contar. Assim, logo constatou que 10 minutos de riso, aliviava sua dor permitindo-lhe duas horas de sono seguidas. Testes clínicos comprovaram que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso. Pediu alta e registrou-se em um hotel, próximo e bem divertido. Curou-se.(in Cura pelo Poder do Riso - 1978)

3- Lee Berk, Depto Imunologia Clínica, Loma Linda University School Medicine provou que o riso aumenta a atividade das células NK que atacam células cancerosas ou virais, sendo importantes na prevenção do câncer. (p. 50/51)Quando as pessoas conscientemente escolhem pensar no passado, mais de oitenta por cento tendem a concentrar-se em lembranças muito positivas que as fazem felizes. ( Hogstel e Curry, 1995)(extraído do livro: Os 100 Segredos das Pessoas Felizes - David Nivem, PH. D. - 2001)
4-Na Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, o psiquiatra William Fry percebeu que os pacientes necessitaram de uma quantidade menor de medicamentos contra a dor após terem se tornado pessoas bem humoradas.
5- Em 2000, no congresso da Associação Americana do Coração, demonstrou-se que o riso libera óxido nítrico, que dilata os vasos sangüíneos, sendo um grande aliado para o coração. Comparou-se o humor de 150 pacientes com histórico de enfarte e outras 150 saudáveis. Conclusão: indivíduos com histórico de problemas de coração dão 40% a menos de risada se comparados ao outro grupo.

RIR TAMBÉM É ESPORTE

Na Alemanha, uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia de Dusseldorf provou que “ rir é tão bom para o organismo quanto praticar esportes ”Vejamos alguns exemplos: 1-5 (cinco) minutos de GARGALHADAS podem equivaler a 45 (quarenta e cinco) minutos de exercícios físicos aeróbicos 2-RIR 100 (cem) vezes ao dia equivale a 10 (dez) minutos remando 3-RIR por 6 (seis) horas equivale a nadar 400 (quatrocentos) metros ou correr 20 (vinte) minutos 4-A GARGALHADA compulsiva, é um exercício completo, pois além de exercitar os músculos do rosto, dos ombros e do diafragma, faz com que se exercite também, os músculos dos braços e das pernas

RIR AUMENTA A PRODUÇÃO NO TRABALHO
Conclusões a que chegou o presidente da PLAYFAIR:
1- Em um mundo profissional repleto de pressões e obrigações aparentemente infindáveis, muitas vezes pode-se esquecer de acrescentar uma dose de bom humor no trabalho
2-Nada é tão urgente quanto possa parecer
3-Os problemas urgentes de hoje logo se tornam lembranças remotas no amanhã
4-Você não vai fazer bem algum à você ou à sua empresa enlouquecendo cada vez que se sentir pressionado
5-Acredito que quando você ri, sente-se melhor, é mais produtivo, os outros à sua volta são mais produtivos, você não está tão ausente, e é uma pessoa mais agradável a si mesma e aos outros
6-As 3 melhores formas de criar um ambiente em que a descontração e a brincadeira são recompensadas são pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo
7-Não tenha medo de associar a descontração no trabalho ao aumento da produtividade. Isso pode ser provado Sugestões da PLAYFAIR para trabalhar descontraidamente:
1-Afixe fotos de bebês
2-Crie uma área livre de "stress"
3-Pague pelo carro atrás do seu ou pelo refrigerante da pessoa atrás de você na fila
4-Vá até uma loja de brinquedos e compre alguns para você usar no trabalho
5-Toque no teclado do telefone “Pa-ra-béns-à-Vo-cê”: 4-4-5-4-9-8
6-Organize uma competição de aviões de papel
7-Torne as viagens de negócios descontraídas
8-Dê um dia de folga de surpresa a um funcionário
9-Brinque com jogos infantis (amarelinha, futebol de tampinhas, bolinhas de gude, etc.)
10-Lance um desafio: “Uma risada por dia”
11-Organize uma saída mensal
(Matt Weinstein - “Gerenciando e Divertindo”)
LEMBREM-SE: Nós passamos boa parte de nossa vida no ambiente de trabalho, então vamos torná-lo mais descontraído, alegre e gostoso
http://www.doutorrisadinha.com/gelotologia.asp

CROMOTERAPIA: COR DA ALEGRIA
Laranja: É a cor da ALEGRIA, podendo ser usada para dar mais vida a uma atitude. É antidepressiva, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza, podendo também elevar a pressão sanguínea. Associa-se às glândulas supra-renais. O Laranja é uma cor quente de efeito revigorante, estimulante, desobstruidor, dilatador, melhora a respiração dilatando os pulmões e combate o cansaço, cria bem-estar, aumenta o otimismo e vivifica as emoções.Alguns mencionam que o Vermelho e o Amarelo, apresentam algumas características da Alegria, é isso o que torna o Laranja a verdadeira cor da Alegria, pois ela nada mais é do que o resultado da mistura do Vermelho com o Amarelo.Laranja – por ser a mistura do vermelho com o amarelo, é a verdadeira cor da alegria e do bem-estar e é a cor mais energética. Ela é expansiva e extroverte. Laranja é indicado no descontentamento, no pessimismo, nas psicoses, depressões e medo (nos casos de medos alternar com a cor azul). É a cor mais importante na melancolia, aumenta a auto-estima, ajuda a nos decidir melhor, aumenta o intelecto e a vitalidade. No nível orgânico todas as escleroses, como artério-, cerebral e coronárias, reagem bem à cor laranja. Em terapia é um estimulante respiratório, antiespasmódico e antiraquítico Laranja aumenta o apetite e deve ser usado na subnutrição e anorexia. Laranja deve ser aplicada em todas as doenças cardíacas, principalmente na insuficiência. Em casos de enfarte e angina peitoral, alternar com azul. Laranja desmancha bloqueios físicos e psíquicos e é bom para caibras e dores musculares. Crianças com dificuldade de concentração para estudar devem fazer o dever de casa com uma iluminação laranja.Laranja em excesso aumenta o apetite, também o apetite sexual, pode levar à confusão mental e à uma vida sem rumo. Aumenta também o desejo exagerado por bens materiais.
www.abbra.eng.br/cromoterapia.htmALARANJADOPROPRIEDADES

EFEITO DA COR ALARANJADA: Alma Humana
Uma cor que anima os atos e atrai muito sucesso. É a cor da felicidade e de novos empreedimentos. É bom usá-la quando se está procurando emprego. Produz uma sensação de leveza e desenibição.
EFEITO TERAPÊUTICO: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo
Alaranjado é a cor da cornalina (a pedra sagrada dos egípcios e dos tibetanos. Desde o antigo Egito, a cornalina é usada para acalmar a raiva, a inveja, o rancor, o ciúme, promovendo paz e harmonia).
www.cromoterapia.vilabol.uol.com.br/alaranjado.htm

Sorria! Sempre existirá um raio de sol brilhando para você!

Nenhum comentário: