Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Delícia...uma sensação para além da razão!

Delícia! uma palavra que ficou gravada na mente! Também pudera com o seu significado (prazer intenso.Sensação agradável ou deleitosa.Encanto, gozo, deleite). Evoca um dos sentidos, o paladar, mas também evoca sensações para além do físico ou da razão.

Este fim de semana essa palavra foi relembrada com mais força, na sexta feira pela sobremesa comida "delícia de chocolate" como não poderia deixar de ser, simplesmente D E L I C I O S A! (pudera já tem o nome com ela e associada ao "manjar negro dos deuses" como eu chamo ao chocolate...hummm! Divina! é um semi frio de chocolate (sorvete de chocolate) e bolacha coberto com raspas de chocolate, infelizmente não consegui a receita), depois ocasionalmente ouvi várias vezes a música do Michel Teló, mas curiosamente só na parte que ele canta "delícia"! com uma intonação que desperta uma sensação agradável...

Talvez em função disso e das recordações de vários momentos de grande emoção, surgiram momentos onde a palavra "delícia" foi repetida uma infinidade de vezes, desencadeando emoções que atingiram o rubro de intensidade.

Bem vamos aguçar um dos sentidos (visão), através das receitas tiradas da Internet para um dia as experimentar, já que no momento não dá para as apreciar com o paladar, mas... "com os olhos e com a imaginação também se come" ...

1-Torta delícia=Ingredientes:Base750g de chocolate ao leite750g de biscoitos de chocolate, sem recheio, moídos350g de creme de leite sem soroRecheio1,750 quilo de chocolate meio-amargo bem picado750g de chocolate ao leite bem picado1,250 quilo de creme de leite sem soro15 gotas de essência de amêndoas500g de amêndoas sem pele picadas ( Derreta o chocolate ao leite em banho-maria, conforme as instruções da embalagem. Misture o biscoito moído. Quando estiver bem homogeneizado, acrescente o creme de leite e misture. Com essa base, forre o fundo e a lateral de 5 fôrmas de 20cm de diâmetro. Coloque acetato na fôrma ou unte com margarina e polvilhe açúcar).Recheio Disponha o chocolate meio-amargo e o chocolate ao leite em tigela grande. Aqueça o creme de leite e misture aos chocolates. Junte a essência de amêndoas. Espere alguns minutos e misture até ficar homogêneo. Acrescente as amêndoas, misture e distribua o recheio sobre as tortas. Leve à geladeira por 6 horas ou ao freezer por 2 horas;Decoração50g de cobertura fracionada de chocolate meio-amargo picado100g de amêndoas laminadas torradas50g de biscoitos de chocolate, sem recheio, moído100g de cobertura hidrogenada marfimVocê vai precisar de5 fôrmas redondas (20 centímetros de diâmetro)cone de papel-manteiga10 moldes para miniovosPara forrar ou untaracetato ou use margarina e açúcar Miniovos na decoração Derreta a cobertura de chocolate meio-amargo em banho-maria, conforme as instruções da embalagem, e encha um cone de papel manteiga. Faça traços em 10 moldes para miniovos de Páscoa. Derreta a cobertura hidrogenada marfim e preencha os moldes para metades de miniovos que foram riscados com o chocolate escuro. Leve à geladeira por 5 minutos ou até secar. Desenforme e reserve os miniovos. Montagem Desenforme as tortas. Disponha as amêndoas laminadas sobre a torta, preenchendo a borda. Disponha duas metades de miniovos no centro de cada torta.

2-Delícia de Chocolate =Receita do livro base da Bimby [com algumas alterações no peso do açúcar e da margarina].Ingredientes: 6 Ovos [gemas e claras separadas] 180 gr. de Açúcar 150 gr de Margarina 250 gr. de Chocolate Negro em Barra 50 gr. de FarinhaPreparação:No copo da Bimby, coloque a borboleta na lâmina, deite as claras e programe 6 min., vel. 3.Retire para uma taça e reserve. Retire a borboleta e deite no copo o açúcar, as gemas e a margarina.Programe 5 min., temp. 70º, vel 4.Adicione o chocolate, espere que se funda e misture 20 seg., vel 5.Junta-se a farinha e mistura-se 10 seg., vel. 5.Por fim adicionam-se as claras em castelo reservadas e envolve-se delicadamente com a espátula.Deite numa forma de aro, untei com o spray da Espiga.Leva-se ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 10 min.Verifica-se a cozedura, assim que o rebordo começar a ficar cozido retira-se.Não se deve deixar no forno mais de 15 minutos, mas claro que todos os fornos são diferentes, convém controlar.Deixa-se arrefecer totalmente e desenforma-se.Decorei com chocolate em pó e confetis do flo de Tavira.

3- Delícia de Chocolate =Ingredientes:150 gr chocolate culinária120 gr açúcar1 ovo50 ml natas1 saq. açúcar baunilhadoPreparação:Ligar o forno a 160º / 170º.Fazer a massa areada, e estender com um rolo. Aplicar numa forma de fundo amovível.Derreter o chocolate em banho-maria. Entretanto bater o ovo com o açúcar até obter um preparado espumoso e macio. Adicionar as natas e a baunilha.Depois do chocolate derretido e arrefecido, adicioná-lo ao preparado das natas, açúcar e ovo. O creme deverá fcar homogéneo e macio.Na forma, por cima da massa, deitar o creme com chocolate.Estender a restante massa para cobrir a tarte.Levar ao forno cerca de 30 minutos.

4-Delícia de chocolate =-Ingredientes:Bolo:200 gr de açúcar 6 ovos40 gr de fécula de batata40 gr de cacau em pó,140 gr de farinha
60 gr de manteiga 1 pacote de natas batidas em chantilly aromatizado com licor de laranja (facultativo)
carambolas Preparação:Misturar os ovos com o açúcar num recipiente que possa ir ao lume e levar a aquecer em banho maria até atingir os 45º (cerca de 10 minutos), mexendo lentamente. Depois de retirar do lume, com uma batedeira eléctrica bater durante 10 minutos até obter um creme esbranquiçado. Em seguida peneirar os ingredientes secos. A farinha, a fécula, e o cacau. Aquecer um pouco a manteiga e juntar à mistura de açúcar mexendo com a vara de arames.Em seguida adicionar os ingredientes secos.
Levar ao forno a 180º numa forma bem untada e polvilhada de farinha, durante 15-20 minutos. Desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha. Cortar em três partes iguais e rechear uma com creme de chocolate e outra com chantilly aromatizado com licor de laranja. Cobrir com o restante recheio de chocolate e decorar de acordo com a imaginação.
Creme de chocolate: Leve meio pacote de natas com 2 colheres de sopa de margarina e 2 colheres de sopa de açúcar ao lume até ficarem quentes, mas não deixe ferver. Acrescente metade de uma tablete de chocolate cortada em pequenos pedaços e misture. Com um batedor de varas, mexa muito bem, até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer um pouco antes de utilizar.
Folhas de chocolate:Derreter um pedaço de chocolate para culinária no microondas até ficar completamente liquido e pincelar sobre folhas escolhidas a gosto. Esta é de hortênsia. Deixar arrefecer à temperatura ambiente mas se estiver calor levar ao frio. Depois solta-se com cuidado e surgem como por magia bonitas folhas de chocolate.
5- Delícia gelada
Calda:3 colheres de chocolate,3 colheres de água
Bolo:3 ovos (clara e neve separadas),1 lata de leite condensado1 lata de leite,2 colheres de açúcar,1 lata de creme de leite,Calda:
Leve os ingredientes para ferver e depois leve para congelar em uma forma de pudim
Bolo:
Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado e o leite
Depois coloque em uma panela e leve ao fogo até engrossar ou levantar fervura, desligue e deixe esfriar completamente
Bata as claras em neve até ficar bem firme e coloque 2 colheres de açúcar, bata mais
Depois coloque 1 lata de creme de leite sem soro e mexa com uma colher, pois não pode bater na batedeira
Juntar os cremes branco com amarelo
O amarelo deve estar bem frio, misture bem levemente
Coloque a mistura dos 2 cremes na forma onde está a calda
Coloque no congelador umas 2 horas ou até ele ficar durinho, servir gelado


Hummm....que delícia! apesar de ser uma sensação ditada pelo virtual e não pelo real!

Nenhum comentário: