
Amor & Emoção x Razão
domingo, 30 de dezembro de 2007
Amor, Sinal de Sofrimento

terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Explosão interior

quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Ser médico ...uma missão ou uma ilusão?

Ser Médico, utopicamente falando, seria um um profissional com qualidades, valores e princípios éticos, morais e humanos elevados e com conhecimento técnico científico aperfeiçoado que possibilitasse curar, quando houvesse possibilidade de cura, tratar quando houvesse possibilidade de tratamento e quando não houvesse possibilidade de curar ou tratar, que pudesse consolar e confortar outro ser humano no seu sofrimento, isto poderia ser resumido numa frase: "O reflexo de Deus na terra", assim o médico seria um missionário, cuja missão seria o alívio daqueles que sofrem de um mal físico ou psicológico. Só que isso tudo até poderia ser em outros tempos, onde havia respeito pelo médico, onde os pacientes iriam buscar cura, tratamento ou alívio para os seus males e não apenas fazer uma "encomenda" como se o médico fosse um vendedor de uma mercearia ou supermercado, do tipo "eu quero fazer análises para ver se está tudo bem" e "estou gripado passei na farmácia estou tomando isto era para passar a receita porque o remédio é caro e eu não tenho posses". Ou ainda "Estou no fundo desemprego e eles dizem que se eu levar a baixa não tenho que ir para o trabalho quando me chamarem"ou o cúmulo da falta de respeito ao rasgar o impresso da "baixa" por não ser o número de dias que queria e ainda ofender o médico. Onde os doentes eram sinceros, verdadeiros, em que construía uma relação médico-doente baseada na confiança e no respeito mútuo em que havia a preocupação com a verdade dos acontecimentos, uma relação de ajuda, em que o doente narra o que aconteceu que o motivou a procurar o médico, espera que este lhe forneça um plano terapêutico (nem sempre medicamentoso) e cumpre-o, porque acredita na capacidade técnico científica do médico que o está assistindo, mas isso não passa de uma ilusão/utopia nos dias que correm.
Parece que a medicina virou um campo de batalha, em que o médico é alvejado pelos doentes, que são inflamados pelas notícias muitas vezes deturpadas, exageradas ou mal interpretadas, que a comunicação social divulga nos seus noticiários, que fazem com que a relação médico utente esteja deteriorada ou desvirtuada.
Mostre-me que estou errada! deixe seu comentário ou responda a pergunta: ser médico é uma missão ou uma ilusão?
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Conhecer-se uma missão quase impossível

quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Desabafo, o pulsar das Emoções

terça-feira, 13 de novembro de 2007
Desabafo

quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Vida=Amor!

A imagem de Cristo nos ensina qual o caminho a seguir, a "trilha" do coração, através do seu mandamento maior, o AMOR, tão divulgado, tão comentado, tão falado em verso, em prosa ou em poesia, mas tão pouco vivido ou praticado, em sua essência por aqueles que têm a obrigação de o fazer, o ser humano. Se os seres humanos praticassem mais o amor, ou melhor deixassem fluir o amor das entranhas do próprio ser, em tudo que realizasse, não haveria lugar para o ódio, extremo do amor distorcido. Também não haveria violência, pois o amor traduz paz de espírito e paz entre os seres que os rodeiam. Também não haveria tanta miséria, pois o amor implica partilha. Não existiria tantas injustiças, pois o amor é o mestre da justiça.
Céu 26/6/97
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Amor e Saber a Amar!

Fala-se muito sobre o amor e sobre saber amar. Como é que se ama alguém, se ao invés de lhe transmitir conforto, compreensão, alegria, companherismo, só se pensa em si mesmo, egoísticamente só se pensa nos próprios problemas? e transmite-se má compreensão, agressividade, quando o outro faz alguma em proveito próprio, se não estiver de acordo com o nosso egoísmo, começamos a agredir, sermos mesquinhos, não paramos para refletir que aquilo que nos aborrece tanto, porque saiu daquilo que pensamos, possa fazer feliz aqueles que amamos.
Céu (3/6/97)
domingo, 30 de setembro de 2007
Cérebro

Céu ( 23/1/98)
Emoções? Sensações?...

.Uma perfeita obra de arte composta por duas estruturas complexas diferentes: O corpo e a mente/alma totalmente integradas interrelacionadas e insubstituíveis que atuam por mecanismos distintos, mas complementares uma em relação a outra. »»visão artística««
.Uma autêntica fonte de energia que interage com o meio ambiente, libertando e absorvendo energia que possibilita alcançar estádios energéticos diversos.»»visão esotérica««
.Uma cadeia de reações químicas interrelacionadas com o meio ambiente com diferentes expressões funcionais»» Visão bioquímica fisiológica««
. Um somatório de sentimentos movidos pelas emoções, expressos por manifestações de carinho, ternura, amizade e amor e desencadeados por outro ser humano»» visão romântica««
, Integração da matéria (visível) com o espírito (invisível), idealmente sendo comandado por este»»visão religiosa ou sobrenatural««
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Saber Amar! O ser humano sabe amar?

quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Vida e Amor!

Entre a aurora e o crepúsculo as emoções sentidas a cada passo do caminhar pela vida vão dando um colorido especial ao dia tornando-o, resplandecente como sol; Emoções essas despertadas por alguém em especial, que habita os nossos pensamentos e nosso coração,emoções extrínsecas, isto é de fora para dentro, ou através de nossas atitudes, de nossas lutas vencidas, de nosso ânimo e empenho em conseguir chegar aos nossos objetivos e sonhos, os próprios sonhos, o nosso bem estar confirmado pela nossa paz interior, pelas experiências que vamos tendo, emoções intrínsecas, isto é de dentro para fora .
Tudo isso mostrando a vida que corre em nós mesmos, a vida que transmitimos aos outros pelo nosso carinho, nossos préstimos, nossa força e vontade de viver, pelas sensações que despertamos em alguém e que alguém nos desperta . Vida preenchida pelo sol que brilha no azul do céu sobre o vai e vem das ondas do mar, tendo como testemunha as gaivotas que flutuam no horizonte sob o olhar atento, embora invisível , do Criador.
Céu ( 1998)
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Criança
sábado, 15 de setembro de 2007
Emoções/Sonho

quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Entre Linhas da Razão e Emoção

Isto traduz o funcionamento da mente: Coisas que são perfeitamente inexplicáveis à luz da razão aquando da reflexão sobre a mente, onde nem o que foi escrito ficou gravado, nem foi enviado, nem havia hipóteses de retroceder, nem de avança, mensagem esta refletida após reflexão sobre a dualidade razão/emoção e que à luz da razão isso aconteceu porque o que foi refletido era algo perigoso, se fosse lido por pessoas, poderia ter consequências nefastas sobre quem refletiu e quem tomasse conhecimento que não estivesse preparado, mas que serviu de lição: A emoção livre da razão acaba por ser tão prejudicial quanto a razão desprovida de emoções, o primeiro caso, revela-se uma estupidez, ações inúteis, no segundo caso resulta num vazio frio, algo que tem muito sentido, mas pouco prazer.
Existe tempo e momento para tudo, mas tem que se estar preparado para o momento, de que adianta conhecer um mistério, se não estamos preparados para a descoberta? o que faremos a seguir? Apenas sofremos inutilmente, quando chegar a hora a nossa mente se encarrega de nos apontar o caminho, a altura de agirmos, a altura de esperarmos, a altura de prepararmos para subirmos outro caminho em direção à Luz.
Não se pode apressar a água que corre do rio em direção ao mar, nem podemos alterar o curso das águas de um rio.
Temos é que cultivar a paciência para esperarmos o momento de agirmos ou acharmos as respostas e cultivar a sabedoria para saber o momento de esperar, o momento de agir ou procurar, "o fruto quer-se no tempo certo", nem antes, pois será verde e nem após o tempo, pois estará maduro demais, próximo do estragado, tanto em um caso como noutro não se tem o sabor do fruto".
Esperar não significa comodismo ou inércia, apenas uma retirada estratégica da luta do agir, preparar o caminho para alcançar a vitória na batalha final ou repor a energia e se preparar para receber as informações e saber como utilizá-las. Céu (FMUP, 23/5/1997)
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Emoção X Razão
sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Paraíso
Esta é a tradução fotográfica do que acontece quando duas pessoas se amam...nesse momento são transportadas para o paraíso!
Paraíso... muitas vezes pronunciado, mas na realidade, será que o paraíso existe mesmo ? Não será apenas uma ilusão? Não será uma fantasia? Não será uma fuga da realidade? Não será o amor em si mesmo uma ilusão?