
Amor & Emoção x Razão
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Velhice...apogeu ou declínio do ser humano?

quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Crepúsculo da vida

sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Amor...ópio da vida!
(*)oficina.cienciaviva.pt/.../imagens/heroina2.jpg e aed.one2one.com.br/.../drogas_opiaceos_1.jpg
(**) IVAIR AUGUS
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
O Lindo Amor acalma as águas do mar revolto

segunda-feira, 13 de outubro de 2008
O Lindo Amor abre a porta da fantasia!
domingo, 12 de outubro de 2008
Porta do sonho e da fantasia...Uma válvula de escape!
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
O Homem...Uma Obra de Arte Inacabada!

Amizade...Um Tesouro Escondido!

terça-feira, 7 de outubro de 2008
Cérebro...comando da vida!

O Cérebro humano é um autêntico laboratório bioquímico,que comanda a vida, coordena todas as atividades do organismo, através de estímulos provenientes dos 5 sentidos e da interpretação individual desses estímulos, desencadeia reações químicas, produzindo os neurotransmissores, segundo alguns autores são 30, divididos em 4 classes:
* Serotonina(5-hidroxitriptamina, 5HT) =>"É formada pela hidroxilação e descarboxilação do triptofano Parece ser um dos mais importantes neurotransmissores: alterações no nível de 5-HT estão relacionadas com variações no padrão de comportamento, como o sono, os impulsos sexuais, humor, entre outros. Além do cérebro, está presente em vários órgãos no corpo humano é um potente vasoconstrictor".
3- Aminoácidos
Vários aminoácidos existem em grandes concentrações no cérebro. Como muitos são precursores e/ou metabólitos de muitas reações no cérebro, fica difícil saber se são ou não neurotrasmissores. Alguns, entretanto, comprovadamente possuem neuroatividade, inibindo ou excitando a membrana pós-sináptica. Entre eles, os exemplos:
* Gama-aminobutírico (GABA)=> "O g-aminobutirato, um derivado de aminoácido, também chamado de 4-aminobutirato, (GABA) é um inibidor bem-conhecido da transmissão pré-sináptica no SNC e também na retina. A formação do GABA ocorre por descarboxilação do glutamato catalizada pela glutamato descarboxilase (GAD). As drogas anxiolíticas do grupo das benodiazepina exercem seus efeitos calmantes graças à potenciação das respostas dos receptores GABA-A à ligação do GABA"
* Glicina => glicina é um neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central, especialmente a nível da medula espinal, tronco cerebral e retina.
*Glutamato => O glutamato é um aminoácido que não chega ao cérebro a partir da corrente sanguínea. O cérebro sintetiza-o a partir da glicose e de outros nutriente. O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório no cérebro; mesmo quantidades mínimas dele podem desencadear potenciais de ação.
4-Peptídeos
Alguns peptídeos (macromoléculas formadas por uma dada sequência de aminoácidos) são, também, neurotransmissores:
* Endorfina/encefalina => "derivados da proteina pré-opiomelanocortina (POMC). Os neuropeptídeos são responsáveis pela mediação de respostas sensoriais e emocionais tais como a fome, a sede, o desejo sexual, o prazer e a dor".
A liberação desse neurotransmissores no nosso corpo dependem de uma complexa conexão nervosa, bem como de elementos abstratos do pensamento humano também interferem na ação dessas substâncias ( situações, conceitos individuais, cultura e a crença produzem resultados diferentes nas pessoas). A mesma situação é interpretada de forma diferente, por indivíduos diferentes.
Em forma de síntese:
Dopamina=>Controla a estimulação e os niveis do controle motor. Quando os níveis estão baixos no Parkinson, os pacientes não conseguem se mover,outras pessoas tem que ajuda-lo. Presume-se que o LSD e outras drogas alucinógenas ajam no sistema da dopamina.
Serotonina=> Esse é um neurotransmissor que é incrementado por muitos antidepressivos tais com o Prozac, e assim tornou-se conhecido como o 'neurotransmissor do 'bem-estar'. ' Ela tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão.
Acetilcolina(ACh)
A acetilcolina controla a atividade de áreas cerebrais relaciondas à atenção, aprendizagem e memória. Pessoas que sofrem da doença de Alzheimer apresentam tipicamente baixos níveis de ACTH no córtex cerebral, e as drogas que aumentam sua ação podem melhorar a memória em tais pacientes. É liberada pelo sistema autônomo parassimpático.
Noradrenalina
Principalmente uma substância química que induz a excitação física e mental e bom humor. A produção é centrada na área do cérebro chamada de locus coreuleus, que é um dos muitos candidatos ao chamado centro de "prazer" do cérebro. A medicina comprovou que a norepinefrina é uma mediadora dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, a taxa de conversão de glicogênio (glucose) para energia, assim como outros benefícios físicos.
Glutamato
O principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso. O glutamato atua em duas classes de receptores: os ionotrópicos(que quando ativados exibem grande condutividade a correntes iônicas) e os metabotrópicos (agem ativando vias de segundos mensageiros). Os receptores ionotrópicos de glutamato do tipo NMDA são implicados como protagonistas em processos cognitivos que envolvem a aquisição de memória e o aprendizado.
Encefalina e endorfina
Essas substâncias são opiáceos que, como as drogas heroína e morfina, modulam a dor, reduzem o estresse, etc. Elas podem estar envolvidas nos mecanismos de dependência física.
Algumas doenças são derivadas de alterações a nível dos neurotransmissores:
A diminuição dessas substâncias pode provocar alteração do sistema supressor da dor, causando enxaqueca, depressão, ansiedade, fibromialgia, dor crônica, parkinson,alzheimer, etc.
O cérebro é um dos poucos órgãos que permanece praticamente desconhecido, devido à sua sua complexidade, qualquer avanço científico esbarra na obscuridade de nosso conhecimento. Essa complexidade é pré-determinada por nossos genes e ampliados pelas variadas situações de nossa vida, traduzidos ao consciente e inconsciente, formulando o que somos.
Todos os animais (inclusive o homem) são matéria orgânica por excelência, mas é como esta matéria é organizada e combinada a partir de nossos genes, que determina nossa inteligência, emoção e sentimentos.
Um exemplo dessa complexidade é a memória:"A memória é o armazenamento de informação pelo cérebro, sendo também função da sinapse. Cada vez que um determinado impulso sensorial particular passa através de uma sequência de sinapses, essas sinapses tornam-se mais capazes de transmitir o mesmo impulso da próxima vez, processo este conhecido como facilitação. Após o impulso sensorial ter passado através da sinapse um grande número de vezes, as sinapses tornam-se tão facilitadas que os impulsos gerados dentro do próprio encéfalo também podem causar transmissão de impulsos através da mesma sequência de sinapses, mesmo sem a entrada de estímulo sensorial. Isto dá a pessoa a sensação de experimentar a situação original, embora, na realidade, se trate apenas da memória daquela sensação".
Existe um elemento que é extrínseco ao homem, que é sua energia primordial/ vital; "Aquela centelha que colocou nossas células cardíacas a transmitir energia motora; e nossas células nervosas a produzir pensamentos por condução elétrica.Essa é a origem da vida, a origem da ligação entre os elementos, para formarem a matéria orgânica; esta matéria se combinar para formar códigos genéticos inteligentes; estes produzirem organelas e orgãos; e estes sintetizarem as drogas endógenas da emoção e dos sentimentos, gerando indivíduos únicos".
Algumas drogas com ação no SNC possuem uma estrutura química semelhante a de um neurotransmissor, podendo, então, se ligar ao sítio receptor neurotransmissores ("São substâncias liberadas quando o terminal do axônio de um neurônio pré-sináptico é excitado. Estas substâncias, então, viajam pela sinapse até a célula alvo, inibindo-a ou excitando-a"). A partir desse conhecimento é que muitas drogas são concebidas para tratamento, por exemplo da dor, como por exemplo os opiáceos, porém, infelizmente, o ser humano utiliza algumas drogas para obterem altas performances ou formas de prazer e não com fins terapêuticos, são exemplos a heroína, a cannabis, substâncias ilícitas, o flagelo da sociedade moderna, que vem causando a destruição ou aniquilamento dos seres humanos em proporções assustadoras, pois danificam o sistema nervoso central que coordena todo o funcionamento do organismo.
Segundo alguns pesquisadores: "A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro. O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina que reduz a sensação de dor, relaxa e até induz e melhora o sono. Uma alimentação pobre em carboidratos, assim como uma alimentação com excesso de proteínas, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. O caminho é o equilíbrio!
Coloque poções de Bom Humor no seu prato! Fontes de Triptofano: leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Fontes de Carboidratos: pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel".
Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores
Wikipédia
Felicidade...somatório de momentos felizes!

A felicidade é a meta que o ser humano busca durante toda a sua vida terrena.
"No cérebro existem os receptores da felicidade, são nesses receptores, segundo alguns cientistas, onde as substâncias neuroativas de drogas como a planta cannabis (princípio ativo, o delta 9-tetra-hidrocanabinol =THC), assim como o chocolate (substância neuroativa, a amandamida, também produzida no cérebro) embora em menor intensidade, ambos são capazes de aliviar a ansiedade e induzir a uma situação de tranquilidade e relaxamento. Porém, aquela causa danos, irreversíveis, ao sistema nervoso central. A respeito do chocolate, a semente de cacau contém mais de 400 compostos, alguns dos quais antioxidantes já conhecidos, polifenóis, como o ácido gálico e a epicatequina que combatem os radicais livres. Contém ainda compostos como o triptofano e a teobromina, um alcalóide da família das metilxantinas a que pertence também a cafeína, substâncias estimulantes e desencadeadoras de sensações de prazer. No chocolate encontramos ainda feniletilamina, um químico que se concentra em pessoas apaixonadas e daí a sensação de felicidade que sentimos quando um pedaço de chocolate se derrete na boca, Geronimo Piperni em 1796 se referiu nos seguintes termos: «O chocolate é comida celestial, a transpiração das estrelas, a semente vital, néctar divino, bebida dos deuses, panaceia e medicamento universal . A anandamida, que deve o nome ao termo sânscrito que significa prazer ou felicidade suprema, ananda, foi a primeira molécula a ser descoberta (em 1992 na Universidade de Jerusalém)". (parte foi extraído da interne)
contudo poucos são aqueles que reconhecem que alcançaram a felicidade, porque a maioria das pessoas esquece que a felicidade é o somatório de momentos felizes, de momentos singulares de bem estar e prazer, como:
*Andar descontraído, despreocupado de encontro ao vento, à beira-mar, num dia ensolarado
* caminhar na chuva despreocupadamente, sentindo os pingos no rosto como que lavando as tristezas e os momentos ruins ou difíceis.
* Jogar bolinha de gude, soltar pipa, andar de bicicleta, brincar de esconde-esconde, saltar a corda, fazer bolinhas de sabão com um amigo, andar de balanço, jogar o peão, "pegar onda" a beira mar, enfim brincadeiras de criança que ficaram para trás, mas que se por momentos esquecemos que somos adultos e voltarmos a brincar, como nos sentimos bem... Assim como recordar esses tempos, principalmente se estivermos juntos com os nossos amigos de infância, nos transporta magicamente para esse tempo e é impossível conter o sorriso que aflora nos nossos lábios.
* Tirar boas notas nos exames decorrentes do estudo que se fez.
* Passar para a universidade e fazer aquilo que se gosta e que se tem vocação
* Vibrar com o sucesso ou vitória do amigo
* Comemorar a vitória com o amigo
* Festejar o emprego conseguido
* Receber o primeiro salário
* Encontrar-se com sua alma gêmea complementar
* Ver o sorriso de quem se ama
* "Voar para o paraíso" nas asas do amor
* Caminhar de mãos dadas com o amor
* Ouvir gargalhadas espontâneas, soltas, principalmente de quem gostamos, diante de um fato engraçado ou de uma piada que contamos.
* Soltarmos uma gargalhada espontânea ao ouvir um relato engraçado feito pelo nosso amigo ou ente querido
* Proporcionar alegria a alguém
* Ajudar a realizar o sonho de alguém, principalmente se for quem amamos
* Fazer surgir um sorriso por entre lágrimas
* Proporcionar uma brisa suave a quem está mergulhado no stress do dia a dia ou afogado em problemas
* Poder dividir ou aliviar a carga/peso a alguém, em especial aquele que amamos.
* Fazer alguém feliz
* Dançar, ir ao cinema , jogar uma boa partida de volley ou outro jogo que se gosta, comer uma pizza ou uma lasanha de vez em quando, comer um swrill de chocolate ou saborear uma casquinha de coco, baunilha ou nata com chocolate, uma banana-split com tudo que tem direito, desde a cobertura até a castanha ou tomar um suco de morango com leite na companhia de um amigo...hummm! que delícia!
* Trocar mails, ideias, bater papo descontraído ou um "porre sem álcool" (quando falamos sem censura daquilo que se passa no nosso interior, porque estamos totalmente à vontade, sabemos que não precisamos nos preocupar com críticas ou más interpretações, porque quem está ao nosso lado é o nosso amigo que gosta de nós, nos compreende, nos conhece e aceita como nós somos). Assim como gostamos do amigo, compreendemos, conhecemos e o aceitamos como ele é. Há uma troca mútua.
Como é gostoso ter com quem compartilhar nossos momentos!
Como é reconfortante saber que alguém nos ouve e se interessa por tudo que fazemos, dizemos ou pensamos, sem nenhum interesse, a não ser fazer parte da vida de quem se gosta.
Se durante toda a nossa existência, nesta dimensão, formos colecionando na memória os momentos felizes que passamos, então quando chegar o crepúsculo da vida teremos alcançado a felicidade que nos acompanhará na grande viajem até a eternidade.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Mente... Labirinto de Pensamentos/questionamentos!

Mente é a definição que damos ao estado da nossa consciência ou subconsciência relativo ao conjunto de pensamentos gerados pelo cérebro humano. O termo mais comummente utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes, tais como o pensamento, a razão, a memória, a inteligência e a emoção.
* O que faz com que num dado momento a pessoa que nunca teve alterações mentais tenha um surto psicótico?
*Será que os postulados de hoje a cerca da mente e da normalidade não são uma forma de dar conforto mental, já que o desconhecido é desconfortante, apavora, amedronta e obriga a sair da nossa cômoda posição, todas as vezes que alguém se lança nesse desconhecido?
*Será que de tempos em tempos não surge um "visionário" ou "iluminado", anti convencional, com ideias próprias, "futuristas" em relação ao nível de conhecimento da época em que vive e que se aventura no desconhecido, neste caso, labirinto da mente e acaba por incomodar aos convencionais, ditos normais, que tratam logo de "rotulá-lo" como "louco" para neutralizá-lo, muitas vezes tornando-o um "robot"?
Estas são algumas dúvidas para tentar conhecer essa fascinante, intrigante, desconcertante, misteriosa, mas poderosa e desafiadora, mente humana.