
Amor & Emoção x Razão
sábado, 31 de janeiro de 2009
Chegada de um amigo...emoção e ansiedade!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
O Eu interior nas fases da vida

Na vida adulta o eu interior começa a se manifestar=> Passado o "furor", a superficialidade, a crise de identidade da adolescência, o jovem adulto começa a se ouvir mais, já não sente o pertencer ao grupo como sendo prioritário, procura "ouvir" mais o seu eu interior do que propriamente o "eu" do grupo, passa a ser o seu "eu" e o "eu" do grupo, o eu interior mais o eu exterior, este último acaba prevalecendo, diferente do eu exterior da adolescência, para atender as exigências feitas pela sociedade, onde está inserido, obrigando a assumir responsabilidades cada vez maiores: Formação profissional, absorção no mercado de trabalho, aquisição de bens materiais, conquista de sua independência, progressão laboral, em alguns casos, constituição de sua família.
"Para alcançar a liberdade interior é preciso vencer a ignorância e as diferentes manifestações de fraqueza. Assim a consciência vai descobrindo a verdade e pondo em ordem os bens e os deveres. Daí a importância de ter verdadeiro amor à verdade".http://artedeviver.no.sapo.pt/amorverdade.htm
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Esquecimento ... um mecanismo psicológico de defesa
Os mecanismos de defesa podem ser considerados as ações que têm por finalidade, reduzir qualquer manifestação que possa colocar em perigo a integridade do indivíduo, ou seja, o Ego procura se proteger de situações ameaçadoras.http://www.tiosam.net/enciclopedia/index.asp?q=Mecanismos_de_defesa
Os mecanismos de defesa bem estudados são: Sublimação; Repressão; Racionalização; Projeção; Deslocamento; Identificação; Regressão; Isolamento; Formação Reativa; Substituição; Fantasia; Compensação; Expiação;Negação;Introjeção.http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/mecanismosdedefesa.html
O esquecimento, ou melhor o não lembrar de determinados fatos ou situações, também pode ser um mecanismo de defesa, em especial quando a vida ou a morte, nos afasta do nosso ente querido... primeiramente sofremos com a ausência, depois com a saudade e quando esta se torna sufocante e angustiante, para nossa perplexidade, deixamos de lembrar das cenas que envolviam esse ente querido, passamos a viver como se ele não tivesse se afastado ou então como se não fizesse parte da nossa vida e sim parte de um sonho ou de uma fantasia, de um mundo paralelo, acabamos por nos deixar envolver pela nossa realidade, porque independente da nossa vontade ou do nosso querer, a vida continua e segue o seu rumo.
Essa cisão da realidade em duas não é permanente, pelo contrário é muito inconstante, faz com que haja uma flutuação no sentir, ora estamos em equilíbrio, sufocamos a angústia, ora desmoronamos, sufocados pela angústia que ressurge na crista da onda de uma lembrança, como um castelo de cartas que recebe uma lufada de vento.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Ser humano esse complexo, contraditório, desconhecido ser da natureza!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Prazer uma expressão psícossomática de bem-estar

(*) pertencente ao chamado Corpus aristotelicum (conjunto de escritos deixados por Aristóteles
o magna moralia está inserido nos textos metafísicos)
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Ainda a fascinante mente humana

domingo, 18 de janeiro de 2009
Mente humana...uma enigmática fonte de poder!

A técnica de visualização também é um componente da técnica de hipnose (indução da alteração do estado de consciência através de um profundo relaxamento) uma técnica usada terapeuticamente em algumas doenças psicossomáticas, como as fobias, alguns tipos de depressão, de neuroses, tics nervosos,entre outras situações.
A mente embora enigmática, um autêntico labirinto cheio de armadilhas, artimanhas, é fascinante, exatamente como o amor/amizade o é, porque, dependendo dos pensamentos, princípios e valores ou da relação que a pessoa tenha com ela, pode:
*...Transformar a realidade adversa numa fantasia maravilhosa ou uma fantasia numa linda realidade;
*...Tanto abrir a porta que conduz ao paraíso/céu como a a porta para o inferno, sem que se tenha atingido o crepúsculo da vida, dentro de nós, dependendo se caímos ou não nas armadilhas colocadas em cada momento;
* ...Tanto ser fonte de inspiração, motivação, quanto ser fonte de desalento e desânimo:
* ...Tanto levar a vencer obstáculos como ser ela mesma a colocar obstáculos onde na realidade não existem; As pessoas confrontadas com decisões difíceis de serem tomadas diante de uma situação de risco, têm a serenidade, o "sangue frio" necessário para agir de acordo como a situação exigir, como no caso da aterrizagem forçada de um "air bus" num lago, recentemente divulgada pela comunicação social, onde o piloto que teve orientações para se dirigir a dois aeroportos pela torre de comando, com serenidade, perícia, rapidez optou por outra hipótese, a qual evitou não só a morte dos passageiros e tripulação, como de outras pessoas residentes próximas dos aeroportos sugeridos. Com toda a certeza utilizou o poder da sua mente para ultrapassar esse grande e catastrófico obstáculo.
(Abro um parênteses para parabenizar esse piloto que soube tomar a decisão correta num momento de grande tensão onde centenas de vidas estavam em suas mãos e as hipóteses eram desfavoráveis e usar toda a sua perícia profissional para evitar uma catástrofe).
*...Tanto ser libertadora como castradora/frenadora;
*... Mostrar a realidade da forma como ela se apresenta ou pode esconder a realidade de nós próprios, criando uma ilusão que não corresponde à realidade. É o que acontece por exemplo na anorexia nervosa, a pessoa sente-se gorda e vê-se no espelho como tal, mas na verdade, objectivamente ela está magra. Um outro exemplo é quando a nossa aparência no momento não nos agrada (achamos que somos feios, ou gordos, etc...) e passado algum tempo vemos uma foto desse momento e concluímos que estávamos enganados, a final até éramos bonitos ou magros, etc...);
*... Conduzir ao sucesso ou ao fracasso;
*... Alargar nossos horizontes, como nos tornar limitados:
Tudo isto e mais o que aqui não foi descrito mostram como a nossa mente é fascinante , embora enigmaticamente poderosa e perigosa.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Amizade...uma força que derruba barreiras!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Homem & Mulher...dois mundos complementares!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Neve ... beleza perigosa!
Que sensação maravilhosa andar de encontro aos flocos de neve caindo, este quando toca na nossa pele é suave e transmite calor, inicialmente uma sensação agradável, mesmo mágica, nos invade, tanto ao ver quanto ao sentir, porém depois essa sensação torna-se desconfortante, sente-se o corpo gelado interiormente, principalmente nas costas, mesmo que estejamos bem agasalhados e os flocos só tenham tocado o nosso rosto. Os pés ficam gelados, apesar do calçado.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Amor...uma mágica e misteriosa energia que aquece o coração

terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Vandalismo, guerras, terrorismo, simplesmente ausência do Amor

Internet veiculadora de emoções ...e de armadilhas também!

sábado, 3 de janeiro de 2009
Um toque, uma mensagem...uma mágica energia!
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
A Paz é possível...se houver Amor!

