Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Amizade...uma energia poderosa

Muito se fala sobre a amizade, mas esse é um tema inesgotável, ainda bem, porque a amizade é fundamental na vida do ser humano, chegando mesmo a ultrapassar a própria sobrevivência, como mostra uma mensagem recebida por mail, cujo autor é desconhecido:

O poder da amizade
Como a força da amizade ultrapassa a própria necessidade de sobrevivência.Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeamento. Os missionários e duas crianças tiveram morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas. Entre elas, uma menina de oito anos, considerada em pior estado. Era necessário chamar ajuda por um rádio e, ao fim de algum tempo, um médico e uma enfermeira da Marinha dos EUA chegaram ao local. Teriam que agir rapidamente, senão a menina morreria, devido aos traumatismos e à perda de sangue. Era urgente fazer uma transfusão, mas como? Reuniram as crianças e, entre gesticulações, arranhadas no idioma, tentavam explicar o que se estava a passar e que precisariam de um voluntário para doar sangue. Depois de um silêncio sepulcral, viu-se um braço magrinho levantar-se timidamente. Era um menino chamado Heng. Ele foi preparado às pressas, ao lado da menina agonizante, e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele mantinha-se quietinho e com o olhar fixo no tecto. Passado algum momento, deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico perguntou-lhe se estava a doer, e ele disse que não, mas não demorou muito a soluçar de novo, contendo as lágrimas. O médico ficou preocupado e voltou-lhe a perguntar e novamente o menino negou. Os soluços ocasionais deram lugar a um choro silencioso, mas ininterrupto. Era evidente que alguma coisa estava errada. Foi então que apareceu uma enfermeira vietnamita de outra aldeia. O médico pediu-lhe que ela procurasse saber o que se estava a passar com Heng. Com voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e explicando-lhe algumas coisas. E o rostinho do menino foi se aliviando. Minutos depois ele estava novamente tranquilo. A enfermeira então explicou aos americanos:- Ele pensou que ia morrer, não tinha entendido o que vocês lhe disseram e pensava que ia dar todo o seu sangue para a menina não morrer. O médico aproximou-se dele e, com a ajuda da enfermeira, perguntou:- Mas, se era assim, porque se ofereceu para dar sangue?E o menino respondeu, simplesmente:- Ela é minha amiga...


O próprio Jesus mostrou o valor e a importância da amizade, quando ressuscitou, Lázaro, seu amigo.


No Livro o Poder da amizade de Tom Rath , o autor descreve oito Papéis Vitais que os amigos desempenham em nossas vidas e nós, nas deles:
*Incentivadores - são grandes motivadores, que sempre impelem você em direção à linha de chegada. Investem no seu desenvolvimento e possuem um interesse genuíno no seu sucesso - mesmo que isso signifique correr riscos por você.
*Campeões - são amigos leais, que ficam do seu lado e das coisas em que você acredita. Eles não só elogiam você na sua presença, como também "cobrem sua retaguarda", saindo em sua defesa quando você não está por perto.
*Colaboradores - são aquelas pessoas com quem você tem interesses em comum. Podem compartilhar com você uma paixão por esportes, hobbies, religião, trabalho, política, comida, música, filmes ou livros.
*Companheiros - estão sempre do seu lado, sejam quais forem as circunstâncias. Têm um vínculo praticamente indestrutível com você. Quando alguma coisa boa ou ruim acontece na sua vida, essa é a primeira pessoa para quem você vai ligar.
*Comunicadores - são aqueles com quem você se socializa com freqüência. Sempre o convidam para eventos onde é possível conhecer outras pessoas, o que aumenta sua rede de contatos e lhe dá acesso a recursos inexplorados.
*Energizadores - são os "amigos divertidos" que sempre levantam seu astral. Eles fazem de tudo para animá-lo quando você está deprimido - e transformam um dia bom em um dia ótimo.
*Instigadores - expandem seus horizontes e o incentivam a acolher novas idéias, oportunidades e culturas. Eles o ajudam a fazer mudanças positivas, ampliando sua perspectiva em relação à vida e fazendo de você uma pessoa melhor.
*Guias - dão conselhos e mantêm você na direção certa. São os amigos perfeitos para compartilhar seus objetivos e sonhos. Eles o ajudam a vislumbrar um futuro positivo, mantendo ao mesmo tempo os pés no chão.


Tem amigos que além de possuírem uma energia maravilhosa que nos atrai, nos faz sentir à vontade, sem máscaras, sem receios, como se estivéssemos a sós connosco mesmo e opera uma transformação na nossa própria energia, como se mágica fosse, também possuem uma energia poderosa, capaz de tornar realidade todos os seus desejos, como por exemplo desejar que o sol surja para um amigo seu e como num passe de mágica antes o dia anterior nublado, depois do desejo feito, o dia seguinte apresenta-se com o céu azul radiante, iluminado pelo sol, sem nenhum vestígio das nuvens ou chuva de outrora.

Obrigada amigo! Não só por desempenhar na vida os oito papéis descritos anteriormente, mas porque o sol brilhou conforme assim o desejou!

2 comentários:

Mateu&" R. V disse...

Concordo plenamento com o titulo coloquado por vc sem amigos ninguem é nada.

mas não amigos que vc conhece em uma colonia de ferias mas sim amigos leais q dariam a vida por vc


ahhh

só mais um coisa q esqueci de dizer no mail das respostas é que gostaria q fizesse a pergunta q deixou de fazer no coment da Ordem demolay coloque a pergunta Lá mesmo e se eu puder responder eu te repondo


abrçss

Céu disse...

Obrigada Mateu por seu comentário, ressaltando a lealdade dos amigos que se preciso fosse daria a vida pélo seu amigo.
Um abraço