Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Debate de idéias...esgrima intelectual

A esgrima no passado foi muito utilizada em duelos, nomeadamente para limpar a honra do ofendido e pressupõe ataque e defesa até que um mais habilidoso ou mais atento ataque o outro sem que esse consiga se defender e "touché".
O debate de ideias, por analogia, é a esgrima intelectual, só que nesta as armas utilizadas são o florete o sabre ou a espada, naquele são as palavras.

Um debate de ideias quando bem realizado, de forma que as partes envolvidas "ataquem" e "defendam" somente a ideias, é muito enriquecedor e estimulante, promove o aperfeiçoamento e o desenvolvimento pessoal, consequentemente a Humanidade também se desenvolve.

Porém isso é verdadeiro desde que não hajam ataques pessoais ou até mesmo ofensas, insultos ou injúrias, como acontece nos debates políticos, onde as palavras são utilizadas não para a defesa de ideias e sim como armas que atacam a moral dos adversários, esse é o tipo de campanha política que presenciamos sempre que se aproximam as datas de uma eleição.
Os debates políticos deveriam partir dos problemas existentes, cada candidato ou representante de um partido deveria apresentar suas soluções ou propostas nesse sentido, assim o povo poderia apreciar e tomar a sua decisão com consciência na hora de votar. Quando começa a haver "lavagem de roupa suja" significa que não existem ideias ou propostas e um passa a atacar o outro justamente para desviar a atenção da sua pobreza de soluções, ideias ou propostas, ludibriando o povo, que sem ter consciência política, acaba votando naquele que supostamente não cometeu falhas nem erros já que apontou os erros e as falhas do adversário, que muitas vezes não são de interesse público e sim pessoal, qual o interesse que pode haver se um candidato é infiel ao seu cônjuge? ou que seja homossexual? Há interesse em saber:
*O que será feito para combater as injustiças sociais e acabar com a miséria ou pobreza extrema?
*Qual a rede de suporte para apoiar aos desempregados?
*O que será feito para diminuir o número de desempregados? (não em termos estatísticos somente, porque muitas vezes há manipulação das estatísticas ou vies, por exemplo, pessoas que estão inscritas no centro de emprego, são colocadas num determinado setor, mas ao final de 6 meses, são substituídas por outras, ora isso é manipulação dos números, porque estatisticamente essas pessoas saíram do desemprego, só que por 6 meses, isso gera uma instabilidade social muito grande e um desperdício econômico, porque nos 2 primeiros meses é para formação e adaptação, quando estão desenvolvendo o trabalho vão embora e o processo recomeça);
*O que será feito para dar a educação necessária de forma adequada às crianças? ( com certeza não será fazendo com que professores se desloquem para muito longe de casa ou sejam frequentemente substituídos, que isso poderá ser alcançado, muito menos tendo professores desmotivados e desgastados, entre outros motivos, por não poder darem o castigo merecido aos alunos mal criados que até os agridem, porque estes agem assim com a bênção e apoio dos pais que em alguns cassos são eles os próprios agressores e com a benevolência ou passividade criminosa da sociedade);

*O que será feito para combater a toxicodependência e o uso abusivo do álcool principalmente no adolescente ou jovem adulto?

*O que será feito para acabar com as drogas e o tabaco nas escolas? (em algumas escolas os alunos mais velhos obrigam aos mais novos, sob ameaça, a consumirem drogas e cigarros e estes amedrontados não denunciam essa situação nem mesmo para os próprios pais);

*Que medidas serão adotadas para a promoção, manutenção da saúde e a prevenção das doenças da população? (Médicos em número insuficiente, vagas nos centros de saúde por preencher, algumas por médicos que foram constituir USF's, teoricamente estas foram criadas para colmatar a falta de médicos, apenas houve mudança de pólos, a população sem médico de família passa a ter com a criação dessas unidades, mas por outro lado a população que já tinha médico e que não acompanhou-o passa a ficar sem médico, isto era de se esperar, como se pode fazer omeletes sem ovos?Se antes havia falta de médico e não houve nenhum acréscimo como então essa reestruturação resolveria isso? Enfermeiros em condições precárias de trabalho ou no desemprego, quando há uma enorme carência desses profissionais)

*Que apoios serão dados aos idosos?

*Que medidas serão tomadas para superar a crise econômico financeira?

Quão proveitoso seria se os candidatos políticos apresentassem as respectivas plataformas mostrando suas soluções para estas e muitas outras questões e usassem as palavras como"esgrima" nos debates das ideias e não para envenenar a moral do adversário.

A esgrima intelectual é um desafio fascinante tanto para os intervenientes, quanto para os que assistem ao duelo, porque acabam por duelarem consigo próprio, para "tomarem partido" por um ou por outro.

Nenhum comentário: