Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

No coração...um alicerce para a evolução espiritual








Os alicerces que nos permitem galgar os degraus da evolução espiritual, muitas vezes são encontrados no quotidiano da vida e na sua sabedoria extraída da simplicidade do coração, talvez seja por isso tão difícil de conseguir, porque o Homem tende a complicar aquilo que é simples, principalmente no que tange as suas escolhas, pois delas receberá a recompensa ou o castigo, a alegria ou a tristeza, consoante for imbuída de coragem ou de fraqueza. 
Encontrei, escondido nos recônditos da minha memória virtual (meu computador), um texto (desconheço o autor) para exemplificar:


No Coração 
Um noviço estava na cozinha, lavando as folhas de alface para o almoço, quando um velho monge - conhecido por sua rigidez excessiva, que obedecia mais ao desejo de autoridade que à verdadeira busca espiritual - aproximou-se. 
- Você pode me dizer o que o superior do convento disse hoje no sermão? 
- Não consigo me lembrar. Sei apenas que gostei muito. 
O monge ficou estupefato. 
- Justamente você, que tanto deseja servir a Deus, é incapaz de prestar atenção nas palavras e conselhos daqueles que conhecem melhor o caminho? Por isso que as gerações de hoje estão tão corrompidas; já não 
respeitam o que os mais velhos têm para ensinar. 
- Olha bem o que estou fazendo - respondeu o noviço. 
- Estou lavando as folhas de alface, mas a água que as deixa limpas não fica presa nelas; termina sendo eliminada pelo cano da pia. Da mesma maneira, as palavras que purificam são capazes de lavar a minha alma, mas nem sempre permanecem na memória. 
"Não vou ficar lembrando de tudo que me dizem, só para provar que sou culto e superior aos demais. Tudo aquilo que me deixa mais leve, como a música e as palavras de Deus, termina sendo guardado em um recanto secreto do meu coração. E ali permanecem para sempre, vindo à superfície somente quando eu preciso de ajuda, de alegria, ou de consolo".

3 comentários:

Alcione Sousa disse...

OI CÉU PAZ CONTIGO,
DEUS ABENÇOE A TI E A TODOS QUE TE SÃO CAROS O ESSENCIAL NA VIDA É QUE SEJAMOS FIES A NÓS MESMOS SEM A PRECISÃO DE MOSTRAR AO MUNDO AS NOSSAS CONVICÇÕES
NAMASTÊ

Alcione Sousa disse...

OI CÉU PAZ CONTIGO,
DEUS ABENÇOE A TI E A TODOS QUE TE SÃO CAROS O ESSENCIAL NA VIDA É QUE SEJAMOS FIES A NÓS MESMOS SEM A PRECISÃO DE MOSTRAR AO MUNDO AS NOSSAS CONVICÇÕES
NAMASTÊ

Céu disse...

Oi amiga, a paz esteja contigo e aqueles que lhe são caros.Há muito tempo que não "via" você. Que tudo esteja correndo bem com você, é o meu desejo.
Obrigada pelo seu comentário, concordo que devemos ser fiéis a nós mesmos,mas devemos mostrar as nossas convicções nos nossos atos, escolhas e decisões que devem estar consonante com as nossas palavras e não como a frase atribuídas ao padre "olhai para o que eu digo e não para o que faço"
Namastê