
O Pecado sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso, e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; No hebraico e no grego comum, as formas verbais significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. O judaísmo ensina que o pecado é um ato e não um estado do ser.A Humanidade encontra-se num estado de inclinação para fazer o mal (Gen 8:21) e de incapacidade para escolher o Bem em vez do Mal (Salmo 37:27).
Pecado designa todas as transgressões de uma Lei ou de princípios religiosos, éticos ou normas morais. Podem ser em palavras, ações (por dolo) ou por deixar de fazer o que é certo (por negligência ou omissão). Pode ser tão somente uma motivação ou atitude errada de uma pessoa, e isso, é chamado de pecado "no coração". Quando se viola a consciência moral pessoal, surge o sentimento de culpa.
Chama-se pecado mortal o pecado que faz perder a graça Divina e que leva à condenação do crente; se não for objecto de confissão (admissão da culpa), genuíno arrependimento e retratação perante Deus. Chama-se pecado venial aos pecados que são menos graves e que não fazem perder a Graça Divina. O pecado contra o Espírito Santo é o chamado pecado imperdoável. Subentende uma renegação contínua e deliberada do perdão Divino, bem como uma violação contínua da Lei Divina por parte do pecador.
A mulher teria sido o primeiro ser humano a pecar, e teria induzido Adão a pecar. O pecado original consistiu numa rebelião contra a Autoridade Divina. Em consequência directa do pecado de Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. A existência do "pecado original" não justifica a prática deliberada do pecado.
O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus, segundo I João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:14 e 15).De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas), Lista de oito crimes e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):Gula; Avareza; Luxúria; Ira; Melancolia; Acídia (preguiça espiritual); Vaidade; Orgulho O Papa Gregório I colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao Amor: Orgulho; Inveja; Ira; Indolência; Avareza; Gula; Luxúria
Atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais: Vaidade; Inveja;Ira; Preguiça; Gula; Luxúria
Contra os sete pecados capitais existem 7 virtudes
Pecados => Virtudes
1Ganância / Avareza => Despreendimento
2Orgulho / Vaidade /soberba => Humildade
3Inveja => Caridade
4Raiva / Violência => Calma / Força
5Gula => Abstinência/temperança
6Luxúria => Simplicidade/castidade
7Preguiça => Diligência
2 comentários:
amei seu blog.
espero sua visitinha .
aventurainterior.blogspot.com
abraços
Obrigada Manosca pelo seu comentário e ter gostado do meu "cantinho de reflexão".
Acabei de visitar o seu blog e gostei, o posto sobre o espelho é muito interessante.
Um abraço
Postar um comentário