Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

148- Salmo de Louvor a Deus

Hoje amanheci sentindo uma enorme inclinação para Louvar e agradecer a Deus por ter vivido emoções maravilhosas durante o sono, não sei definir se foram frutos de um sonho, de uma sintonia ou da imaginação e fantasia. Por coincidência (será?) foi colhido no Jardim Internet esta flor:

A Bíblia constantemente exorta o povo de Deus a louvar o Senhor. O AT emprega três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: a palavra barak (também traduzida "bendizer"); a palavra balal (da qual deriva a palavra "aleluia", que literalmente significa "louvai ao Senhor"); e a palavra yadah (às vezes traduzida por "Dar Graças" )



Salmo 148
Cântico das criaturas
Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro,
a bênção, a honra, a glória e o poder pelos séculos dos séculos (Ap 5,13).
Louvai ao Senhor do alto dos céus,
* louvai-O nas alturas.
*Louvai-O, todos os seus anjos,
* louvai-O, todos os seus exércitos.
*Louvai-O, sol e lua,
* louvai-O, todos os astros luminosos.
*Louvai-O, céus dos céus, e águas que estais acima dos céus.
*Louvem todos o nome do Senhor, porque às suas ordens todos foram criados. Ele os fixou para sempre, deu-lhes uma lei que jamais passará.
*Da terra, louvai o Senhor, monstros marinhos e todos os abismos; ogo e granizo, neve e neblina, vento de tempestade que realiza a sua palavra; montanhas e colinas, árvores de fruto e todos os cedros; feras e animais domésticos, répteis e pássaros que voam;
*reis e povos do mundo, † príncipes e todos os juízes da terra, jovens e donzelas, velhos e crianças, louvem todos o nome do Senhor, porque o seu nome é sublime. A sua majestade está acima do céu e da terra, e exaltou a força do seu povo.
*Louvem-n’O todos os seus fiéis, os filhos de Israel, seu povo eleito

MÉTODOS DE LOUVOR
Há várias maneiras de se louvar a Deus.
*O louvor é algo fundamental na adoração coletiva prestada pelo povo de Deus (Sl.100:4 )
*Tanto na adoração coletiva como noutros casos, uma maneira de louvar a Deus é cantar salmos, hinos e cânticos espirituais (Sl.96:1,4; 147:1; Ef 5:19,20; Cl 3:16,17). O cântico de louvor pode ser com a mente (em idiomas humanos conhecidos) ou com espírito ( em línguas; 1Co 14:14-16 ).
*O louvor mediante instrumentos musicais. Neste particular o AT menciona instrumentos variados, de sopro, como chifre de carneiro e trombetas (1 Cr 15.28: Sl 150.3), flauta (1Sm 10.5; Sl 150.4), instrumentos de cordas, como harpa e lira ( 1 Cr 13.8: Sl 149.3; 150.3), e instrumentos de percussão, como tamborins e címbalos (Êx 15.20; Sl 150.4,5).
*Podemos, também, louvar a Deus, ao falar ao nosso próximo das maravilhas de Deus para conosco, pessoalmente. Davi, por exemplo, depois da experiência do perdão divino, estava ansioso para relatar aos outros, o que o Senhor fizera por ele ( 51.12,13.15 ). Outros escritores bíblicos nos exortam a declarar a glória e louvor de Deus, na congregação do seu povo ( 22.22-25;111.1;Hb 2.12 ) e entre as nações
( 18.49;96.3,4; Is 42.10-12 ). Pedro conclama o povo de Deus " para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz " ( 1 Pe 2.9 ). Noutras palavras, a obra missionária é um meio de louvar a Deus.
*Finalmente, o crente que vive a sua vida para a glória de Deus está a louvar ao Senhor. Jesus nos relembra que quando o crente faz brilhar a sua luz, o povo vê as suas boas obras e glorifica e louva a Deus ( Mt 5.16;Jo 15.8 ). De modo semelhante, Paulo também mostra que uma vida cheia de frutos da justiça louva a Deus ( Fp 1.11 ).

MOTIVOS PARA LOUVAR A DEUS
Por que o povo louva ao Senhor:
1-Uma das evidentes razões vem do esplendor, glória e majestade do nosso Deus, aquele que criou os céus e a terra ( 96.4-6;145.3;148.13 ), aquele a quem devemos exaltar na sua santidade ( 99.3; Is 6.3 ).
2-A nossa experiência dos atos poderosos de Deus, especialmente dos seus atos de salvação e de redenção, é uma razão extraordinária para louvarmos ao seu nome ( 96.1-3; 106.1,2; 148.14;
150.2; Lc 1.68-75; 2.14,20 ); deste modo, louvamos a Deus pela sua misericórdia, graça e amor imutáveis ( 57.9,10; 89.1,2; 117; 145.8-10; Ef 1.6 ).
3-Também devemos louvar a Deus por todos os seus atos de livramento em nossa vida, tais como livramento de inimigos ou cura de enfermidade (9.1-5; 40. 1-3; 59.16; 124; Jr 20.13; Lc 13.1; At3.7-9 ).
4-Finalmente, o cuidado providente de Deus para conosco, dia após dia, tanto material como espiritualmente, é uma grandiosa razão para louvarmos e bendizermos o seu nome ( 68.19; 103; 147; Is 63.7 ).
Rogério F. Barros



Louvor e Graças Vos dou meu Deus por todos os dias ter oportunidade de viver e ter sensações emocionantes; de aprender, crescer espiritualmente, pessoalmente e profissionalmente, de poder ajudar, aliviar, consolar ou ser útil a alguém; Por ter um teto para me abrigar, roupa para me agasalhar, pão para matar a fome, água para saciar a sede, brisa para me refrescar no calor, um emprego para prover as minhas necessidades e as de quem me é próximo; por ter amigos, por ter encontrado a minha Alma-Gêmea complementar e ter tido o privilégio e a bênção de viver momentos emocionantes maravilhosamente mágicos ditados pelo amor, por saber ler e escrever, por ter saúde e um corpo perfeito, por poder jogar volley, poder dispor de todos os sentidos para apreciar e desfrutar as belezas e prazeres da vida, do espírito, da natureza e do Universo; por ter imaginação, criatividade e sensibilidade sob a supervisão da razão, para manutenção da sanidade mental.
Obrigada meu Deus porque estás sempre junto de mim, mesmo quando minhas ações são contrárias a sua vontade ou quando eu cometo erros usando o meu livre arbítrio para decidir ou ainda quando injustamente me deixo levar pela revolta ditada pela frustração e decepção de querer algo e não conseguir, sem pensar que talvez não fosse o melhor para mim.

Nenhum comentário: