Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Encontro com o Eu absoluto


A busca do auto conhecimento leva a encontros e desencontros do Eu Absoluto ou Total =somatório do eu exterior ou físico, eu interior ou espiritual e eu personalidade ou psíquico, a História nos revela que é muito difícil  encontrar o Eu Absoluto, ou Homem Total, quando encontrou-se um, o que os Homens fizeram? ao invés de absorver seus ensinamentos e os porem em prática, prenderam-no, humilharam-no, crucificaram-no como se de um criminoso se tratasse. Ao longo dos tempos outros foram surgindo, embora nenhum se assemelhe ou seja 100%., conseguir atingir o equilíbrio entre os "eus" não é fácil, cada eu está subdivido em vários outros, para se ter uma ideia, o  "pai da Psicanálise", Freud, imaginava a constante luta dentro da personalidade quando o ego é pressionado pelas forças contrárias insistentes. O ego deve tentar retardar os ímpetos agressivos e sexuais do id, perceber e manipular a realidade para aliviar a tensão resultante, e lidar com a busca do superego pela perfeição. E, quando o ego é pressionado demais, o resultado é a condição definida por Freud como ansiedade. [Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos, isto é, o reservatório de energia psíquica, onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo); Ego: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos. É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do Id ou do Superego; Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da interiorização dos valores e padrões-das proibições, dos limites e da autoridade- recebidos dos pais e da sociedade, nestes se enquadram a doutrina cristã, o credo religioso,  fica sempre censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém, é o nosso "freio"].
A vida inteira busquei encontrar o Eu Absoluto, mas a sensação  é de estar sempre rondando quando parece estar perto de encontrar mais distante se torna, olhando para o passado parece que já estive muito perto, mas a cada dia que passa me afasto mais e mais, são atitudes, pensamentos, decisões que levam a reconhecer que o auto conhecimento está longe de se concretizar e o quão distante parece se encontrar o Eu Absoluto.

Nenhum comentário: