Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


quarta-feira, 6 de maio de 2009

Condutas e atitudes...um caldeirão de emoções!

Tem dias e até semanas inteiras em que a vida se transforma num caldeirão de emoções, as energias positivas mesclam-se com as energias negativas, por vezes estas tentam abafar aquelas, subtraindo a nossa energia vital, porém algum acontecimento ou vários em simultâneo faz com que essa situação seja revertida em favor da energia positiva e passamos rapidamente do estado de depressão, desânimo, baixa da auto-estima de outrora, para um estado de serenidade, de êxtase que nos revigora e faz com que recuperemos a nossa auto-estima.
As nossas condutas geram atitudes e são essas que vão fazer com que o prato da balança penda para a energia negativa ou positiva.
Como tudo tem uma razão de ser e acontece no momento certo, ao procurar, no arquivo pessoal, uma apresentação em PowerPoint, para adaptar a descrição de um momento mágico e emocionante, encontrei esta mensagem : "Alfabeto Emocional", que não podia estar mais dentro do contexto:
O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes:

“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá
impacto nos trilhões de células que formam um organismo – explica - As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina,

…enquanto que as condutas “R”:

Ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.
As condutas “S” geram atitudes “A”: Ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação

Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor,
porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.
O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”
Tenha uma excelente vida!
Plena de Serotonina!!!"
Tendo por base o efeito desse neurotransmissor, serotonina, existem várias pesquisas que apontam o chocolate como tendo e sendo um elemento serotoninérgico, ou seja provoca a libertação da serotonina, que também é chamada a amina do prazer e bem estar ou os seus efeitos no organismo. Algumas pessoas empiricamente descobriram isso, daí a clássica cena dos filmes onde a "mocinha" deprimida porque o seu amor foi embora, compensa esse estado, devorando uma caixa de bombons de chocolate.

Exageros à parte, o chocolate tem esse poder mágico, falo por experiência pessoal, embora de forma empírica, de devolver a energia, e melhorar o estado de ânimo, de deixar a pessoa menos "down" ou até eufórica. É claro que deve existir alguns efeitos menos positivos decorrentes do excesso de calorias que se não forem bem geridas, podem ocasionar acumulo no tecido gorduroso, contribuindo para o aumento do peso, aumento do açúcar no sangue e talvez aumento da gordura no sangue.

Contudo há que haver equilíbrio, se ingerirmos excessos de calorias (independente de sua fonte) devemos promover o seu desgaste através do exercício ou atividade física, mas também devemos ponderar sobre o que é mais prioritário no momento sentir os efeitos benéficos (recuperar a energia) ou evitar os efeitos maléficos para manter a "silueta" mas sem ou baixa de energia, é óbvio, isso, quando não conseguimos por nós próprios, mudarmos a atitude conforme mencionado no alfabeto emocional.

2 comentários:

Unknown disse...

Céuzita

De novo a informação:

G=A=N=H=A=S=T=E um prémio-mistério... mesmo sem teres acertado no desgraçado do carneiro...

Foi a sorte, mininininha, foi a sorte...

Agora, para to enviar, preciso do teu endereço de correio e dos teus telefones - fixo e móvel - para qualquer contacto urgente. Oxalá gostes.

Qjs

Céu disse...

Obrigada Henrique!
Agora que o "carneiro está desvendado" (que carneiro díficil heim!)qual o desafio que se segue?
Um abraço!